Violeta: Cuidados, Como Cultivar e adubação

A violeta é uma flor bem bonita e delicada. É fácil cuidar dela, desde que siga algumas dicas e ofereça tudo o que ela precisa, sem exageros, para assim florescer. Existe nas tonalidades branca, rosa, bicolor e claro, na cor violeta!

São adaptáveis em vários ambientes, como casa, quintal e apartamento. Quando cuidadas corretamente, as flores ficam bonitas por um bom tempo, pois elas são bem resistentes. São pequenas e não possuem um perfume tão chamativo quanto outras flores. Mas são lindas e quando plantadas no jardim, formam um belo tapete de flores!

Cuidados com a violeta

Violeta: Cuidados, Como Cultivar e adubação

É uma flor de fácil adaptação, desde que tenha tudo o que precisa na medida certa. No entanto, antes de ter a sua, é importante decidir onde pretende cultivá-la. Assim você já planta sua violeta no lugar que ela ficará, podendo ser no jardim, no apartamento ou dentro de casa. Quando plantada em vasos, os cuidados são um pouco diferentes de quando plantada direto no jardim.

Como cultivar violeta no jardim

Se a sua violeta ficará no jardim, diretamente no chão, escolha um local que tenha sombra. Essas flores não gostam de luz direta sobre elas. No entanto, lembre-se que ela precisa da luminosidade para sobreviver, portanto escolha o local perfeito com cuidado.

O solo em que será plantada precisa ter pH neutro. É importante também que se mantenha sempre úmido, sem encharcar a terra. Dependendo da região em que você mora, precisará aumentar a quantidade das vezes que irá regá-la. Em regiões secas, regue mais vezes. Em locais mais úmidos, pode diminuir a quantidade de vezes.

Violeta: Cuidados, Como Cultivar e adubação

É possível plantar mais de uma variedade de violeta no mesmo jardim. Mas é bom que elas tenham espaço para se desenvolver. Ao cultivar mais de uma espécie no mesmo jardim, plante-as com cerca de 30cm de distância uma da outra, para que elas se desenvolvam bem, sem prejudicar a outra.

Como cultivar violeta no vaso

A violeta pode ser cultivada dentro de casa ou apartamento em um vaso de flor. E o primeiro cuidado está na escolha do vasinho. Os de plástico são bastante usados, porém, essa flor se adapta melhor em vasos de cerâmica ou de barro.

O vaso certo ajuda a manter a umidade da terra em um nível adequado para essa planta. Os de barro, por exemplo, são capazes de absorver o excesso de água, mantendo a umidade e deixando-a em um ambiente saudável.

Assim como no jardim, a terra deve ter pH neutro. Pode usar adubo quando a flor está plantada no vaso. Recomenda-se usar os fertilizantes específicos para a violeta. É viável também variar no tipo usado, como por exemplo, alternar entre a farinha de osso e o húmus de minhoca. O local que ela ficará também precisa ter a luminosidade certa, sem excessos. Por isso escolha um cantinho da sua casa que tenha sol, mas não com luz direta.

Evita deixá-la em ambientes muito abafados, sem circulação de ar. Essa é uma planta que precisa de ar e ventilação. A temperatura também precisa de cuidado, nada de ambientes quentes ou frios demais.

Lembre-se sempre de regar a planta. Por estar em apartamento, pode ser que não precise regá-la várias vezes ao dia. Para saber se está na hora, é só verificar se a terra está úmida. Se estiver, significa que a sua violeta está bem. Caso contrário, está na hora de regar!

Dicas importantes para ter violetas sempre bonitas

Violeta: Cuidados, Como Cultivar e adubação

Para que sua flor se desenvolva bem e floresça, precisa de algumas dicas extras!

Um dos principais cuidados é a hora de regar. É importante que você molhe a terra em que ela está plantada, nunca coloque água diretamente na flor e suas folhas. A água utilizada precisa estar limpa, portanto, não use cloro.

Apesar de ser uma flor bem resistente depois que ela cresce, é sensível com alguns pontos. Um deles é a quantidade excessiva de água. A terra tem que estar úmida e não encharcada! A temperatura também precisa ser amena, em torno de 25º.

Um bom lugar colocar sua violeta é próximo à janelas. Dessa forma, ela recebe o ar que precisa e o sol é “filtrado” pelo vidro. Uma cortina também ajuda a evitar que a luz do sol atinja diretamente em sua plantinha.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply