Início » Infantil » Volta às aulas: Organizando a rotina das crianças

Volta às aulas: Organizando a rotina das crianças

Quem já foi criança (ou seja, todo mundo) sabe o quanto é legal sair de férias durante o período escolar. Nesses meses onde a escola não está aberta a única obrigação das crianças em férias é brincar e se divertir, o que torna o momento ainda mais especial. O difícil, mesmo, é voltar à rotina de atividades escolares…

volta às aulas

Mas, nessa hora, entra a responsabilidade dos pais de organizar a rotina das crianças. É preciso voltar às aulas com todo um planejamento que conta com o horário certo de acordar, se alimentar e fazer as tarefas escolares antes e depois das aulas. Um dos maiores desafios dos pais com filhos em idade escolar é deixar a casa, em si, organizada quando as aulas começam, já que as crianças, ainda muito agitadas por conta das férias, distribuem seus livros e materiais escolares pelas banquetas da casa.

crianças na volta às aulas

Além do horário de acordar é preciso, também, deixar mais regrado o horário do café da manhã, que é a refeição mais importante do dia. Essa regra vale principalmente para as crianças que ainda não alcançam os armários da cozinha e, por isso, não conseguem se alimentar plenamente por conta própria. A alimentação matinal é importantíssima para todos, mas principalmente para as crianças que estudam na parte da manhã. Um bom café da manhã pode dar mais energia e disposição para que elas enfrentem a jornada de estudos.

Na nova rotina de volta às aulas vale também tirar um horário para que as crianças possam estudar, e apenas isso. Todas devem ter momentos de lazer durante o dia, inclusive para aumentar a disposição delas para os estudos, mas durante uma hora por dia, pelo menos, a rotina infantil deve ser de deveres da escola, tirar dúvidas com os pais e botar a cara nos livros. Quem conseguir fazer com que as crianças se divirtam enquanto estudam estará, também, ganhando vários pontos por isso.

criança estudando em casa

A hora de dormir é importante, porque é ela que vai encerrar – e recomeçar – esse ciclo diário. Nesse momento o que os pais devem ter em mente é que toda criança, assim como qualquer adulto, deve dormir pelo menos oito horas de bom sono por dia, não só para acordar disposto no dia seguinte, mas também para estimular os hormônios do crescimento, que fazem seu papel exatamente enquanto as crianças dormem.

Comente