Xixi no lugar certo: como ensinar o Cachorro a fazer xixi no local certo? Dicas exclusivas!

Animais de estimação são ótimas companhias. Mas também exigem cuidado, o que consequentemente dá trabalho! Ensinar truques como buscar a bolinha ou brinquedo é até fácil, difícil mesmo é saber como ensinar fazer xixi no lugar certo!

Cachorros tendem a marcar território, o que significa xixi por todo canto. Esse é um problema que incomoda muitos donos de cães de todos os portes! Para ajudar em sua missão de ensinar seu companheiro a fazer xixi no lugar certo, veja essas dicas e coloque-as em prática hoje mesmo!

O que você precisa saber antes de ensinar o seu cão

Xixi no lugar certo: como ensinar? Dicas exclusivas!

Qualquer cachorro, independente do porte ou idade é capaz de aprender a fazer suas necessidades (xixi e cocô) no lugar certo.

Se o seu companheiro tem até 6 meses de idade, saiba que ele ainda não tem controle da bexiga e do seu intestino. Portanto, não fique tão bravo se acontecer acidentes.

Veja aqui quais são os alimentos que podem prevenir câncer no seu pet!

Os cães com mais de sete meses possuem mais facilidade em aprender algo novo. Contudo, se o seu ainda estiver com dificuldades para fazer suas necessidades no lugar certo, você terá que se esforçar um pouco mais, além de aumentar sua dose de paciência.

O cachorro precisa em média de 6 a 8 semanas de treinamento para começar a mostrar resultados. Então não fique bravo se depois de uma semana ele continuar fazendo xixi no lugar errado!

1 – Observe os sinais

Todo cachorro mostra os sinais de que está precisando se aliviar, como andar em círculos e cheirar até encontrar o lugar perfeito. Nos filhotes, quando perceber a “dança do xixi/cocô”, leve-o para o lugar certo. Depois que ele terminar, recompense-o com palavras positivas e carinhos.

Outra observação é sobre o relógio biológico do seu cão. O reloginho biológico dos cachorros geralmente funcionam perfeitamente bem, assim você consegue ter uma ideia de quando ele precisará fazer xixi ou cocô. Com essa informação, fica fácil se programar para guiar o seu companheiro para o local certo. Os horários geralmente são:

  • Em até 90 minutos após acordar;
  • Logo após comer;
  • Logo após de se exercitar ou brincar.

Use esses momentos como guia, mas não leve como regra, pois pode haver exceções. Inclusive, os filhotes possuem uma bexiga bem pequena, o que significa que ela enche mais rapidamente e precisa se esvaziar com maior frequência.

2 – Escolha onde será o “banheiro” do cachorro

Xixi no lugar certo: como ensinar? Dicas exclusivas!

Humanos tem o local certo para fazer suas necessidades: o banheiro. Logo, os cachorros também precisam de um lugar adequado. Ao definir onde será o banheiro do seu amiguinho de pelos, tome alguns cuidados:

  • Mantenha esse ambiente sempre limpo e seco;
  • O lugar precisa ser calmo;
  • Precisa ser longe da cama, da comida e do lugar de brincar;
  • Precisa estar sempre disponível.

Como fazer a tosa do cachorro? Veja aqui!

3 – Vigie o animal para fazer xixi no lugar certo

Sim, você precisará ficar de olho! Com as informações da primeira dica, ficará fácil saber quando o cachorro precisará ir ao banheiro. Quando perceber, leve-o até o local certo e fique com ele até concluir a tarefa.

Lembre-se: é essencial comemorar todas as vezes que ele fizer xixi no lugar certo! É importante que você não prenda o animal no local onde quer que ele faça xixi ou cocô. Ao invés de incentivar, apenas irá deixá-lo com medo.

4 – Não deixa comida disponível o dia todo

Xixi no lugar certo: como ensinar? Dicas exclusivas!

O ser humano possui horário certo para se alimentar, não é mesmo? Portanto, use essa regra para os cachorros também. Eles costumam fazer suas necessidades logo após comerem. Se tiverem comida o tempo todo, irão comer o tempo todo e fazer sujeira durante todo o dia.

Escolha um horário para alimentar seu amigo todos os dias e respeite esse horário. Fique junto à ele, pois logo após terminar, ele irá evacuar. Então é um ótimo momento para guiá-lo para o local adequado.

5 – Passeie com seu pet

Essa dica é ótima! Além de ensiná-lo o local correto para se aliviar, também ajuda a gastar energia. Sem contar que eles adoram passar um tempo com os donos!

É importante que você leve um kit higiene para limpar a sujeira que seu bichinho fizer pelo caminho.

Deixe seu comentário