Início » Plantando » 6 formas de atrair beija-flores para o jardim e garantir que sempre voltem

6 formas de atrair beija-flores para o jardim e garantir que sempre voltem

Atrair beija-flores para o jardim é uma maneira sensacional de trazer um toque de cor e movimento ao seu espaço externo. E isso não precisa ser apenas um sonho!

Existem maneiras fáceis de chamar a atenção dessas adoráveis criaturinhas voadoras e mantê-las voltando para mais (durante o ano todo).

Portanto, acompanhe as dicas abaixo para atrair beija-flores para o jardim e surpreenda-se como esse local se tornará um refúgio para aves tão pequeninas.

Forneça alimentação

beija-flor em trepadeira brinco-de-princesa

O segredo número um para atrair beija-flores para o jardim é oferecer um ambiente acolhedor e atraente!

Por isso, certifique-se de ter flores coloridas e vibrantes, como a trepadeira brinco-de-princesa, hibisco, campânulas, petúnias, etc. O beija-flor é um animal apreciador de boa comida, então monte um “bufê” floral diversificado para manter esses minúsculos exploradores vindo sempre.

Além disso, prepare um néctar caseiro usando água e açúcar na proporção de 4:1. 

Você pode dispor bebedouros com esse néctar (sempre fresco e limpo) em várias áreas do seu jardim para que os beija-flores os achem!

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Alguns petiscos salgados também podem fazer parte da refeição desses animais, sabia? Inclua um comedouro para dar a eles essas comidinhas.

Plante de maneira estratégica

beija-flor descansando em aloe vera

Uma boa sugestão é agrupar flores de cores semelhantes, pois isso pode tornar o seu jardim mais visível para os beija-flores, além de facilitar a localização das fontes de néctar.

Por exemplo, pense em criar “ilhas” de cores no seu jardim para um espetáculo visual impressionante.

Aliás, uma sugestão é investir para descobrir quais plantas são as favoritas dos beija-flores em sua região!

Imite a natureza

beija-flor tomando banho

Embora seu jardim já possa apresentar diversos aspectos naturais, procure favorecer essas características o máximo possível.

Isso inclui não só plantas nativas (o que é fundamental para a biodiversidade), mas também materiais como cascas de árvores e folhas caídas.

Garanta uma zona de descanso

beija-flor descansado em galho

Beija-flores não são apenas frenéticos buscadores de néctar; eles adoram lugares seguros para pousar e descansar entre as refeições. 

Desse modo, providencie pequenos galhos para que eles possam pousar e observar o ambiente. Aproveite para colocar galhos finos perto das flores para que eles possam ter uma pausa rápida antes de continuarem sua busca por néctar.

Ainda, você pode adicionar objetos decorativos brilhantes, como enfeites de jardim ou móbiles, para criar pontos de interesse aos beija-flores.

Lembre-se que esses animais são criaturas visuais, logo, cores brilhantes são como ímãs.

Certifique-se de que há oferta contínua de néctar

beija-flor se alimentando

É crucial lembrar que para atrair beija-flores para o jardim e garantir que eles retornem é necessário manter um suprimento constante de néctar, especialmente durante a primavera e o verão.

Nesse sentido, cultive flores que florescem em diferentes épocas do ano para manter o suprimento de néctar constante.

Assim, os beija-flores terão um motivo para aparecer o ano inteiro. Seu jardim será um destino imperdível em todas as estações!

Não esqueça da limpeza

beija-flor em alimentador

Limpe regularmente os bebedouros e comedouros para garantir que o néctar e os petiscos estejam sempre frescos.

Isso evitará a formação de fungos ou bactérias no néctar, ok? Os beija-flores são exigentes com a qualidade da comida.

Igualmente, tome cuidado com os visitantes indesejados, como as formigas (elas também são atraídas pelo néctar). Você pode afastá-las usando um pequeno prato de água ou óleo ao redor do alimentador.

Por fim, entenda que os beija-flores gostam de hábitos e lugares familiares. Ao proporcionar um ambiente acolhedor e nutritivo, você está garantindo que eles vejam o seu jardim como uma parada obrigatória em suas viagens.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Editora do Homeit.com.br, Bellezamoderna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.