Início » Plantando » Por que seus cactos estão amarelos? Veja o que pode estar acontecendo e como resolver

Por que seus cactos estão amarelos? Veja o que pode estar acontecendo e como resolver

Descubra o porquê seus cactos estão ficando amarelos e confira como resolver esse problema de uma vez por todas

Os cactos de seu jardim ou decoração interna estão ficando amarelos? Então, é importante identificar o motivo desse problema e tratá-lo o mais rápido possível, para evitar que as plantas morram.

A seguir, você confere o que pode fazer seus cactos ficarem amarelos. Além disso, também descobre como combater esse problema de uma vez por todas. Continue a leitura e veja como salvar suas plantinhas!

Iluminação inadequada dos cactos

cacto amarelado

Um dos motivos de os cactos ficarem amarelados é uma iluminação inadequada. Tenha em mente que essa espécie é proveniente de uma área desértica, que é muito iluminada. Se você mantiver a planta na sombra, ela pode sofrer alterações, sobretudo em sua cor.

Já mencionamos sobre cactos antes, então leia:
Como montar arranjos com cactos e suculentas?

Portanto, verifique se o local em que o cacto está é mais escuro em boa parte do dia. Em caso positivo, mude a planta de lugar, colocando-a em um canto de seu jardim ou decoração interna que recebe sol ao longo do dia.

Se essa for a causa do amarelamento, a planta mudará de cor em poucos dias, voltando à sua tonalidade original. Vá acompanhando para identificar se a correção do problema realmente ocorreu.

Problemas no solo

cacto ficando amarelado

O cacto gosta de solo drenável e leve, por isso é essencial que sua plantinha seja cultivada nesse tipo de substrato. Caso veja que a terra está compacta, absorvendo muita água da rega ou o líquido nem chega a penetrar no solo, o ideal é trocar o substrato.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Para isso, basta tirar a planta do vaso e substituir a terra. Se possível, use um substrato específico para plantio de cactos. Não encontrou essa alternativa? Sem problemas, misture terra com areia lavada, usando um pouco mais desse último material.

Então, plante novamente o cacto e acompanhe a planta nos próximos dias, verificando se há a alteração para sua tonalidade original.

Um detalhe importante: de maneira geral, o cacto não exige o uso de adubo. No entanto, a planta pode se beneficiar de sua utilização, principalmente quando é adulta e está por muito tempo no mesmo vaso.

Com o passar do tempo, a planta pode consumir boa parte dos nutrientes da terra, que precisam ser repostos para evitar deficiências. Para isso, você pode usar um adubo orgânico ou fertilizante NPK.

O ideal é que faça esse processo de adubagem esporadicamente, sempre seguindo as orientações do fabricante. Não adube a planta em excesso, pois nutrientes demais podem ter efeito contrário e serem tóxicos.

Vaso muito pequeno

Por que seus cactos estão amarelos? Veja o que pode estar acontecendo e como resolver

Quando o vaso do cacto é muito pequeno, a planta não tem espaço suficiente para crescer, muito menos nutrientes no solo para se manter viva.

Mas como saber se o vaso é pequeno para a planta? Basta conferir se o cacto está maior do que o próprio recipiente. Em caso positivo, é melhor fazer a troca do vaso.

Dê preferência para um recipiente com furos na parte inferior, para garantir o escoamento do excesso de água da rega. Caso queira usar um vaso mais bonito, você pode apostar em um cachepot.

Além disso, escolha um vaso com, no mínimo, 10 centímetros a mais do que o anterior. Assim, garantirá que a planta tenha área suficiente para crescimento.

Erro na rega dos cactos

pessoa regando cacto

Realizar a rega dos cactos de forma errada é uma das principais causas do amarelamento dessas plantas. Lembre-se que essa espécie não precisa de regas frequentes. Inclusive, indica-se que a faça somente quando a terra está seca.

Se você regar a planta diariamente, ela começa a apresentar problemas como a alteração da cor. Isso também acontece se você se esquece de regar o cacto por um longo período, mais do que ele consegue suportar sem água.

Além disso, o cacto pode ficar amarelado porque sua terra está encharcada. Ou seja, esse problema também ocorre quando você exagera na quantidade de água na rega.

Quer corrigir todos esses problemas envolvendo a rega? Então, deixe para realizá-la somente quando identificar que a terra do cacto está seca. Para confirmar, basta tocar o solo. Se estiver úmido, indica-se postergar a rega. Caso esteja seco, coloque água.

Não exagere na quantidade de água! Coloque somente o ideal para deixar a terra levemente úmida, mas não encharcada. Água demais pode apodrecer a planta, além de torná-la mais suscetível a pragas e doenças.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

Deixe seu comentário