Início » Dicas » Os truques MAIS ESPERTOS para você limpar o seu sofá com facilidade e eliminar manchas

Os truques MAIS ESPERTOS para você limpar o seu sofá com facilidade e eliminar manchas

Confira, aqui, truques e dicas caseiras de como limpar sofá e remover manchas desse móvel, deixando-o como se fosse novo.

O sofá é um dos principais móveis da sala! Ele oferece um local confortável para se acomodar após um dia intenso de trabalho ou descanso. Além disso, ajuda a receber visitas com muito mais conforto e praticidade.

Por isso, nada melhor do que deixar esses móveis sempre em perfeito estado, o que é feito por meio de limpezas regulares. Aqui, você confere como limpar sofá de maneira correta, bem como dicas para livrá-lo de manchas.

Faça limpezas básicas semanais no sofá

Os truques MAIS ESPERTOS para você limpar o seu sofá com facilidade e eliminar manchas

Uma das formas de manter o sofá sempre bonito é realizar limpezas semanais no móvel. Esse detalhe é importante, porque ao longo da semana a peça acumula poeira. Se demorar para removê-la, ela pode provocar sujeiras como manchas.

Além disso, é importante lembrar que há a possibilidade de derrubar alimentos no móvel e é essencial removê-los para evitar manchas ou que atraia insetos, como baratas.

E como fazer essa limpeza básica semanal? É mais simples do que muitos pensam, basta passar o aspirador de pó no móvel. Use um bico específico para tecido e um fino para remover a sujeira dos cantos.

Como tirar mancha de sofá?

As manchas são um dos principais problemas de sofás que são utilizados constantemente. Elas comprometem a beleza do móvel e da decoração da sala, mas é fácil se livrar delas.

limpar o sofá

Uma das formas é por meio de limpezas com soluções caseiras. Veja, a seguir, o que você vai precisar para remover manchas do sofá:

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

  • Detergente líquido;
  • Bicarbonato de sódio;
  • Vinagre;
  • Álcool;
  • Pano macio e limpo;
  • Escova com cerdas macias;
  • Aspirador de pó;
  • Borrifador.

Depois de separar os materiais, basta seguir este passo a passo para realizar a limpeza com remoção de manchas do sofá:

1. Passe o aspirador de pó em todo o sofá, usando o bocal específico para tecidos e o mais fino para acessar os cantos do móvel com facilidade;

2. Prepare a mistura para uso no sofá. No borrifador, coloque a água, o bicarbonato de sódio, o vinagre ou álcool líquido e o detergente. Misture delicadamente;

3. Borrife a mistura sobre todo o sofá. Então, usando a escova esfregue o móvel. No local das manchas, esfregue com um pouco mais de atenção, sempre tomando o cuidado de evitar que mancha se expanda. Se achar necessário, borrife um pouco mais da mistura e esfregue. Somente tenha o cuidado de não molhar demais o estofado;

4. Finalize a limpeza usando um pano macio, seco e limpo para remover resquícios de produtos.

Como tirar mancha de sofá a seco

Muitas vezes, molhar o sofá nem sempre é a melhor opção. Um ótimo exemplo é quando o clima está frio e a peça demora mais para secar. Outro caso é quando o revestimento do estofado não pode ser molhado.

Em situações assim, a limpeza a seco com remoção de manchas é a melhor opção. Mas afinal, como fazê-la? Neste caso, basta cobrir a mancha com um bicarbonato de sódio e deixar que o produto aja por alguns minutos.

tirar manchas de sofá

Depois, aspire os resíduos de bicarbonato e esfregue o móvel usando a escova com cerdas macias. Para finalizar a limpeza, borrife álcool no sofá e esfregue com a escova. Tome o cuidado de não colocar muita força, para não danificar o revestimento do móvel.

Um dos diferenciais do álcool é que ele evapora rapidamente, portanto, não deixará o sofá molhado. De qualquer forma, certifique-se de que a peça está totalmente seca antes de utilizá-la.

Como evitar manchas no sofá?

limpeza de sofá

Uma dica que ajuda a evitar manchas no móvel é usar uma capa para sofá. Ela forma uma camada de proteção sobre a superfície, evitando o contato direto com poeira e demais sujeiras.

Há uma grande variedade de capas para sofá, confeccionadas com diferentes tipos de tecidos. A peça ideal é aquela que combina com o restante da decoração da sala, garantindo um resultado encantador, além de proteger o móvel.

Dica extra sobre remoção de manchas do sofá

aspirador em sofá

Quer ter maior facilidade na remoção de manchas do sofá? Então, saiba que quanto mais “fresca” a mancha estiver, mais fácil será eliminá-la.

Portanto, tente removê-la assim que a identificar, principalmente se for de produtos com muito corante, como vinhos, sucos e refrigerantes.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário