Início » Organizando » 3 maneiras para pintar geladeira: entenda cada passo a passo de um jeito super simples

3 maneiras para pintar geladeira: entenda cada passo a passo de um jeito super simples

Descubra como pintar geladeira por conta própria e aproveite para repaginar seu eletrodoméstico e decoração da cozinha

Pintar geladeira é uma solução para repaginar o eletrodoméstico, garantindo-lhe cara nova. Assim, dá para resolver, de maneira econômica, problemas como manchas, arranhões e tonalidade amarelada.

Quer pintar geladeira, mas não sabe como fazer isso? Então, continue a leitura e confira as dicas que separamos para te ajudar, realizando o processo com facilidade!

Saiba como preparar a geladeira para a pintura

3 maneiras para pintar geladeira: entenda cada passo a passo de um jeito super simples

Um dos passos iniciais é saber como preparar sua geladeira para receber a pintura. A seguir, apresentamos dicas essenciais para iniciar o processo:

Você precisa ler:
Como comprar uma nova geladeira?

Escolha o local perfeito

É importante que o local tenha espaço suficiente para você acessar as laterais da geladeira. Por isso, faça a pintura em um lugar mais amplo da cozinha, garantindo fácil acesso a todo o eletrodoméstico. Também é importante que o local tenha boa ventilação.

Desligue a geladeira

Também é muito importante desligar a geladeira, para evitar danos ao equipamento durante a pintura. Coloque alimentos em uma caixa térmica ou em outro refrigerador.

Cubra o piso

Outro ponto essencial é cobrir o piso onde fará a pintura o eletrodoméstico, para evitar danos e sujeiras. Você pode fazer isso com um pano velho ou com um saco de lixo grande e aberto. Levante o refrigerador com cuidado para colocar o material de cobertura.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

pessoa limpando geladeira

Limpe a geladeira

A limpeza é essencial para remover sujeiras, garantindo um melhor resultado da pintura. Esse processo irá tirar poeira e gordura da superfície, tornando-a adequada para receber uma nova tinta.

Para fazer a limpeza, umedeça um pano em água e detergente líquido. Passe no eletrodoméstico e finalize com um pano limpo seco. Em locais com poeira (como a parte traseira), use um aspirador de pó.

Lixe o eletrodoméstico

Lixar é fundamental, porque tornará a superfície mais porosa. Como resultado, a tinta pegará com maior facilidade, ou seja, não escorrerá.

Para realizar esse processo, passe uma lixa de gramatura média e finalize passando um pano úmido para remover o excesso de pó da superfície.

Proteja as áreas que não pintará

Se houver alguma parte da geladeira que não será pintada, o ideal é cobri-la com uma fita crepe. É o caso de puxadores, borrachas e eventuais partes metálicas do eletrodoméstico.

proteção de área da geladeira para não pintar

3 formas de pintar geladeira

Existem três formas eficientes de pintar geladeira, garantindo um bom resultado. A seguir, você conhece quais são elas, com dicas para te guiar:

1. Como pintar geladeira com rolo

O rolo é uma alternativa interessante porque cobre uma área maior. Portanto, conseguirá realizar todo o processo em pouco tempo. Para isso, você vai precisar de um rolo pequeno, preferencialmente de espuma.

Use uma tinta que já tenha primer e na cor desejada. Trata-se de uma alternativa mais prática e com maior capacidade de aderência. Assim, evita-se a necessidade de aplicar o primer separadamente.

Recomenda-se que passe uma camada de tinta e aguarde o tempo de secagem, que costuma ser de quatro a seis horas. Se necessário, passe mais uma demão para ter uma cobertura melhor.

pintura de geladeira

2. Como pintar geladeira com spray

Deve-se começar com a aplicação de um primer à base de óleo. Depois da secagem desse produto, recomenda-se que inicie a pintura, segurando a lata de spray a cerca de 20 centímetros de distância da geladeira.

Faça movimentos de um lado para o outro, para evitar o acúmulo de tinta em somente um canto. Além disso, faça camadas finas, o que impedirá que a tinta escorra.

Durante o processo, agite a lata, para garantir a uniformidade do produto. Se necessário, faça mais de uma aplicação, até que tenha uma cobertura ideal e bonita, sem falhas.

3. Como pintar geladeira com tinta automotiva

A tinta automotiva é uma boa alternativa para pintar seu refrigerador, porque é resistente a danos. O processo de aplicação dependerá do tipo de tinta, se em spray ou líquida.

De maneira geral, recomenda-se aplicar o primer primeiro, para garantir uma boa aderência da tinta. Então, inicie a pintura. Se for com tinta líquida tradicional, use um rolo de espuma. Se for em spray, aplique respeitando 20 centímetros de distância.

Um detalhe importante: a tinta automotiva costuma evidenciar ainda mais eventuais falhas na superfície. Portanto, lixe bem o eletrodoméstico, deixando a superfície regular. Se tiver amassados ou buracos, use uma massa de reparo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

Deixe seu comentário