Início » Plantando » Pacová: como ter essa planta na decoração? Ela precisa DESTES cuidados

Pacová: como ter essa planta na decoração? Ela precisa DESTES cuidados

Confira quais cuidados você precisa ter com a planta pacová e insira essa espécie na decoração de sua casa!

O pacová é uma planta de folhagem linda, que pode transformar sua decoração. No entanto, é importante saber cuidar dele, para garantir que cresça e viva por muito mais tempo.

Mas como cuidar do pacová ao utilizá-lo na decoração? A seguir, você confere dicas que vão te ajudar nesse processo, realizando-o com muito mais facilidade no dia a dia. Acompanhe!

Principais características do pacová

Pacová: como ter essa planta na decoração? Ela precisa DESTES cuidados

Trata-se de uma planta brasileira que se caracteriza por ter folhas verdes largas e brilhantes. É muito indicada para cultivo em ambientes fechados, desde que bem iluminados. No entanto, também pode ser plantada em jardins.

Seu nome científico é Philodendron martianum, mas a planta também é chamada de babosa-de-pau, nome mais popular. O pacová é uma espécie perene, que armazena água em seus pecíolos, que são estruturas que conectam as folhas ao caule.

Um detalhe importante: trata-se de uma planta tóxica para animais de estimação. Portanto, se escolher colocá-la em sua decoração e tiver pets em casa, mantenha o vaso em locais inacessíveis a gatos e cachorros.

Onde cultivar o pacová?

pacová em vaso azul

Recomenda-se que cultive a planta em locais iluminados, mas não diretamente no sol o dia todo. Além disso, essa espécie não suporta bem o frio, então, o ideal é que o clima da região de cultivo seja de ameno a quente.

Se optar pelo cultivo em vaso, o recipiente deve ser grande, do tipo bacia, ou estreito e alto. Tudo depende do efeito que deseja ter na decoração do jardim ou interna.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Como regar o pacová?

planta-pacova-5-1024x1024

Primeiro, você precisa descobrir se a planta realmente precisa de água. Para isso, basta fazer o teste do dedo, enfiando-o no solo para verificar se ele está úmido.

Se estiver, não coloque água. Caso não esteja, faça a rega, mas com moderação. É importante evitar o excesso de água, por ele pode levar ao apodrecimento das raízes da planta.

Além disso, a planta se torna muito úmida e mais suscetível a problemas como doenças e pragas, comprometendo sua saúde. Portanto, evite deixar o solo encharcado. Ele deve ficar levemente úmido, somente.

Para evitar o excesso de água no solo, você pode torná-lo drenável durante o plantio. Para isso, basta adicionar fibra de coco, areia de construção ou casca de pinus média na terra.

Poda do pacová

pacová em cachepot

De maneira geral, o pacová é uma planta que não demanda podas frequentes. No entanto, ocasionalmente é importante realizá-la para remover eventuais folhas secas ou amareladas.

Dessa forma, você conseguirá melhorar o visual da planta, bem como evitar que ela direcione energia e nutrientes para partes que não podem mais ser salvas.

Para realizar a poda, corte a folha que apresenta o problema, usando uma tesoura específica para esse fim. Se for cortar mais de uma folha, sempre limpe a tesoura. Assim, conseguirá evitar a contaminação de outras partes da planta por eventuais doenças.

Leia ainda:
Como podar as plantas do jeito certo?

Preciso adubar o pacová?

pacová em kokedama

Indica-se que a adubação seja feita duas vezes ao ano, de preferência no começo do verão e no final do inverno. Desse modo, você conseguirá fornecer para a planta nutrientes essenciais para crescer e se desenvolver nos próximos meses.

E qual produto usar? Você pode apostar em um adubo orgânico ou em um fertilizante NPK equilibrado, como o 10-10-10. Se optar por um adubo sólido, faça a rega da planta para garantir que os nutrientes penetrem na terra.

Troque o vaso periodicamente

pacová em vaso grande

Recomenda-se que faça a troca do vaso a cada dois anos ou quando notar alguns sinais específicos que indicam que chegou o momento do transplante.

Se identificar que as raízes da planta estão saindo do vaso, seja pela parte inferior ou superior, este é um sinal da necessidade de troca. Além disso, se a planta não cresce mais, ainda que tenha potencial para isso, você também deve fazer a troca.

Neste caso, utilize um vaso um pouco maior, para oferecer espaço suficiente para que a planta cresça. Também é importante que o recipiente tenha furos em sua parte inferior, para garantir o escoamento do excesso da água da rega.

Ao realizar a troca de vaso, você pode aproveitar para montar uma camada de drenagem adequada, bem como para enriquecer a terra com um adubo orgânico, garantindo condições perfeitas para a planta crescer.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora formada em letras, com experiência em inbound marketing e SEO. Provavelmente a pessoa mais organizada que você conhecerá. Apaixonada por boas histórias, séries e comidinhas.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.