Início » Decorando » Como usar gesso na decoração? 9 ideias que vão surpreender no visual do seu lar

Como usar gesso na decoração? 9 ideias que vão surpreender no visual do seu lar

O gesso é comumente conhecido como um material para rebaixamento de forro, mas você sabia que ele pode ser utilizado em outros formatos?

A verdade é que este material é super versátil, e podemos encontrá-lo aplicado em diferentes usos como detalhes arquitetônicos, molduras, revestimentos e até esculturas.

Veja como utilizar este material na decoração:

Forro

O forro é o local em que o gesso é aplicado com maior frequência e neste caso podemos criar diversos desenhos nessa aplicação.

Eu particularmente sou do time “menos é mais” neste quesito, então prefiro forros lisos, apenas com tabicas – aquele vão que fica entre forro e parede – e então caprichar na iluminação.

forro gesso iluminaçao perfil led

Um detalhe que gosto de utilizar é a sanca invertida, pois com ela conseguimos criar um efeito de iluminação bem interessante, causando a sensação de que existe iluminação natural ali.

sanca invertida

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Rodateto

Nos casos em que não é possível rebaixar o forro todo em gesso e precisamos manter o teto direto na laje, podemos utilizar um rodateto como acabamento, adicionando um toque de elegância ao seu ambiente.

rodateto branco

Revestimento de paredes

O gesso também pode ser usado para revestir paredes, criando uma superfície lisa e uniforme. Isso é particularmente útil para esconder imperfeições nas paredes e proporcionar um visual moderno e limpo. Veja este exemplo em que o projetista utilizou desta técnica para “camuflar” um pilar que já existia no local.

paineis gesso parede pilar

Também pode ser utilizado no formato de mosaico, adicionando movimento e textura à parede.

mosaico parede de gesso

Outro formato em que encontramos revestimento de gesso são os tijolinhos.

tijolinho branco

Boiserie

A boiserie é originária da França e se tornou popular durante os séculos XVII e XVIII. Ela era usada para adicionar elegância, sofisticação e textura às paredes por meio de perfis de gesso, formando diferentes molduras.

boiserie parede cinza

Atualmente estes perfis ganharam novo design, sendo utilizados não apenas em molduras, mas para criar diferentes texturas em paredes como ripados, quadros e mosaicos.

boiserie no quarto boiserie em moldura

Nichos e prateleiras

O gesso pode ser usado para criar nichos embutidos nas paredes para exibir objetos de decoração, livros ou obras de arte. Esses nichos podem ser personalizados em termos de tamanho e forma, sendo possível criá-los até mesmo em formatos orgânicos.

prateleiras em parede de gesso prateleira organica em parede de gesso

Paredes curvas

Por ser maleável, este material vem sendo muito utilizado na criação de paredes curvas, trazendo flexibilidade e inovação nos espaços internos. Formatos orgânicos tornam os espaços mais fluidos, trazendo aconchego e bem-estar.

parede curva

Esculturas e apliques

O gesso é um material adequado para criar esculturas decorativas e apliques que podem ser usados em paredes, tetos ou móveis. Esses elementos podem adicionar um toque artístico e único à decoração.

aplique de parede em gesso

Cabeceiras

Uma forma diferente de criar cabeceiras é adicionando um ressalto na parede com gesso. Este modelo é interessante para criar uma espécie de prateleira acima da cama, podendo ser utilizada para apoio de luminárias, adornos e quadros.

cabeceira iluminada cabeceira para apoio de quadros

Mobiliário

Embora menos comum, o gesso também pode ser usado na fabricação de mobiliário personalizado, como mesas, estantes e bancos.

mesa orgânica em gesso

Lembre-se de que a instalação de elementos de gesso geralmente requer habilidades de um profissional, pois é necessário lidar com cortes precisos e técnicas de fixação adequadas.

Além disso, certifique-se de que o gesso seja de alta qualidade e de que as superfícies estejam preparadas corretamente antes da instalação. A pintura e a manutenção adequadas também são importantes para manter a aparência do gesso ao longo do tempo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Arquiteta formada pela UTFPR e Mestre em Engenharia da Construção Civil pela UFPR na área de sustentabilidade. Acredito que a arquitetura tem o poder de influenciar a vida das pessoas, e se tratada com cuidado e empatia, pode transformar o modo como você se relaciona com o seu lar, gerando uma sensação única de pertencimento e bem-estar."Arquitetura não é sobre ver, é sobre sentir."

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.