Início » Decorando » Exterior » Descubra o charme do pergolado branco para a decoração externa

Descubra o charme do pergolado branco para a decoração externa

Quando projetamos um espaço externo, precisamos pensar em diferentes setores para sua organização funcional.

Dependendo dos usos definidos, teremos necessidade de sombreamento, e para isso, o pergolado é a melhor opção que podemos encontrar quando se trata da união de estética e funcionalidade. Além da proteção solar e da chuva, torna-se um ambiente convidativo para relaxar e entreter.

O pergolado com acabamento branco é uma opção bastante interessante, mas precisamos avaliar o entorno para definir essa escolha.

Como saber se o pergolado branco é a melhor escolha para você

Primeiramente, observe os elementos já existentes no local. Se o acabamento de janelas, portas e guarda-corpos é branco, pode apostar no pergolado branco sem medo.

churrasqueira com pergolado branco

Agora, caso estes acabamentos sejam pretos, será que não ficaria melhor um pergolado preto ou amadeirado?

Isso não significa que você não possa misturar as duas cores, mas depende muito de todo o contexto para definirmos qual a melhor opção de acabamento.

É importante avaliar também qual estilo e atmosfera deseja para seu espaço coberto. O pergolado branco tende a trazer uma estética mais leve, muitas vezes até mesmo praiana.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

pergolado branco com pendente de palha

Enquanto o preto, por exemplo, trará um ar mais sério e elegante.

pergolado preto com ripas em madeira

Elementos de proteção

Um dos principais benefícios práticos de um pergolado é sua capacidade de oferecer proteção contra intempéries. A escolha da proteção vai depender do uso definido.

Se você pretende ter apenas um espaço de estar que tenha sombreamento parcial, pode utilizar o pergolado apenas com sua estrutura de vigas e inserir plantas trepadeiras ou tecidos leves para maior fechamento.

pergolado branco com trepadeira

Para uma proteção solar mais eficiente, o uso de bambu ou ripas com menor espaçamento são bem interessantes, visto que criam uma estética agradável e um ambiente aconchegante com o jogo de luz criado quando o sol atravessa os espaços vazios.

restaurante com pergolado branco e bambu área de estar com pergolado branco ripado

Caso deseje que a luz natural seja mais abundante, mas que exista proteção da chuva, pode utilizar apenas uma cobertura translúcida.

varanda com pergoladoFacilidade de composição

O branco é uma cor neutra; por isso, combina muito bem com diferentes cores. A definição dos demais elementos que irão compor o seu espaço é que determinação o estilo e sensações que ele irá transmitir.

Adicionar uma cobertura de bambu, por exemplo, cria um contraste leve, capaz de trazer uma sensação de leveza e aconchego.

varanda com pergolado de bambu

Utilizar vegetações como trepadeiras ou plantas folhosas cria um contraste incrível, com o branco, criando uma atmosfera mais acolhedora e integrada com a natureza.

trepadeira rosa para pergolado

Integração com a natureza

Outro aspecto encantador do pergolado branco é sua capacidade de integrar-se perfeitamente com a natureza. O contraste com a vegetação a deixa em evidência, gerando maior conexão com a natureza.

Trepadeiras com flores coloridas ficam incríveis nesse cenário, trazendo um charme especial para o seu lar.

churrasqueira com pergolado branco

O pergolado branco é uma escolha muito interessante para compor os espaços externos, pois além da funcionalidade, oferece leveza e versatilidade.

Seja para proteção contra o sol ou chuva, integração com a natureza ou apenas a criação de um espaço acolhedor para entretenimento e relaxamento, um pergolado branco é um elemento atemporal que transformará seu espaço exterior em um refúgio.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Arquiteta formada pela UTFPR e Mestre em Engenharia da Construção Civil pela UFPR na área de sustentabilidade. Acredito que a arquitetura tem o poder de influenciar a vida das pessoas, e se tratada com cuidado e empatia, pode transformar o modo como você se relaciona com o seu lar, gerando uma sensação única de pertencimento e bem-estar."Arquitetura não é sobre ver, é sobre sentir."

    Deixe seu comentário