Cozinha Americana com Sala – Dicas Para o Projeto Deste Ambiente Integrado

A cozinha americana é uma das principais tendências em decoração, seja em imóveis com espaço reduzido ou amplo. E ela não surge sozinha: neste caso, a cozinha vem integrada à sala, criando uma decoração original e que foge do óbvio.

Mas, afinal, o que é a cozinha americana? Você certamente já deve ter visto uma em filmes hollywoodianos! Trata-se de uma versão aberta, isto é, sem paredes, deixando pia, armários e os eletrodomésticos à mostra.

De modo geral, a cozinha americana é interligada à sala de estar, o que possibilita melhor comunicação entre as pessoas que estão em ambos os cômodos, tornando a decoração e os ambientes mais dinâmicos.

Pensando em investir nesse tipo de cozinha integrada à sala? Então, confira quais são as vantagens que se obtém com esse tipo de decoração, além de dicas e exemplos de como unir a cozinha americana com a sala!

Vantagens de investir na cozinha americana com sala

cozinha americana integrada sala

  • Melhor aproveitamento do espaço, com possibilidade de criar dois ambientes integrados, ainda que em áreas com tamanho reduzido;
  • Garantia de amplitude visual ao espaço, dando a impressão que ele é maior, o que faz a diferença em casas com cômodos menores, principalmente;
  • Decoração mais moderna e criativa, sendo a aposta ideal para quem gosta de layouts diferenciados e mais amplos;
  • Mais interação entre visitas e donos da casa, especialmente no preparo das refeições, melhorando recepções e contatosocial;
  • Economia na conta de energia elétrica, porque a integração entre a sala e cozinha torna esses ambientes mais iluminados, com melhor aproveitamento da luz natural, ajudando a poupar eletricidade.

Dicas e exemplos para ter uma cozinha americana com sala

Veja abaixo algumas dicas que podem facilitar na hora de fazer o projeto da cozinha americana na sua casa ou apartamento. O ambiente faz toda a diferença e a interação entre as pessoas na casa é muito maior do que quando se opta pelas cozinhas tradicionais.

cozinha americana sala interligada

Invista em um projeto

Não importa se sua casa ou apartamento já está pronto ou na planta: ter uma cozinha americana exige um projeto feito por um arquiteto e executado por profissionais capacitados, porque se altera a estrutura do imóvel.

Portanto, antes de sair quebrando paredes, contrate um arquiteto para desenvolver um projeto e fazê-lo corretamente, de maneira a evitar danos à estrutura da construção.

Além de preservar o imóvel, o projeto também permite verificar se serão necessárias modificações nas instalações elétricas e hidráulicas, podendo garantir um resultado mais eficiente.

Se o imóvel estiver na planta, verifique com a construtora a possibilidade de alteração do projeto inicial, para deixar a cozinha como americana, o que é muito mais prático e econômico.

Decoração em harmonia

sala com cozinha americana

Como a cozinha americana e a sala ficarão expostas, é preciso que elas estejam em harmonia, ou seja, tenham ao menos um elemento comum em ambos os espaços.

Uma forma simples de conseguir isso é utilizando uma cor de forma predominante em ambas as decorações, como o branco ou cinza, o que dá uma sensação de uniformidade.

Essa cor pode aparecer na pintura da parede de ambos os espaços, em acessórios, móveis ou eletroeletrônicos e eletrodomésticos, ajudando a criar uma decoração visualmente agradável, harmônica e criativa.

Quer investir em mais de uma cor na decoração da cozinha americana e sala? Sempre problemas, isso é possível. A dica para não errar é escolher tonalidades que tenham o mesmo matiz, ou seja, que pertençam à mesma família e sejam semelhantes.

Ótimos exemplos são tonalidades variadas de verde, azul e vermelho por exemplo. Se preferir, mantenha uma cor neutra predominante na decoração e deixe para utilizar esses tons mais vivos somente em pontos específicos da decoração.

Invista em formas diferenciadas de divisão

cozinha americana

Embora o balcão ou meia parede da cozinha americana sirva como um elemento de divisão de ambientes, é possível reforçar ainda mais essa característica de outras formas.

A mais comum é utilizar acabamentos diferentes nos pisos de ambos os ambientes, optando por um frio na cozinha e outro tradicional na sala. O resultado é encantador e prático, especialmente no quesito limpeza.

Outra forma de reforçar a ideia de divisão de espaços é utilizando um sistema de iluminação diferenciado, como com luzes amareladas ou mais baixas na sala (são mais aconchegantes) e brancas e/ou diretas na cozinha.

As luzes diretas podem ser instaladas na área da pia, fogão ou no balcão / meia parede da cozinha americana. Neste caso, é interessante trabalhá-las com luminárias diferenciadas, como os pendentes, para dar mais charme e estilo para a decoração.

cozinha americana sala integrada


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply