Início » Para sua Casa » Gato Siamês: história, cuidados, temperamento, características e mais!

Gato Siamês: história, cuidados, temperamento, características e mais!

Adotar ou comprar um gatinho é uma decisão que exige muita responsabilidade, amor e cuidados. Aqui no Brasil a “raça” mais disseminada é a vira lata, porém, uma das espécies que mais encantam o coração dos brasileiros é o siamês.

Conhecido pela sua aparência típica, tem pelagem cinzenta porém, focinho, orelhas, rabo e patinhas pretos, além disso, é bem comum que essa raça enfrente o estrabismo. Quer saber mais sobre essa raça específica de gatos? Veja aqui tudo que precisa saber, mais sobre sua personalidade, características, cuidados e muito mais.

História e origem do gato siamês

Gato Siamês: história, cuidados, temperamento, características e mais!

O siamês surgiu em Siam (onde hoje é a Tailândia), conhecido por ser companheiro apenas da realeza ou mantidos em templos sagrados, principalmente pelo seu porte elegante e fino.

Raças de gatos para idosos: quais são as mais indicadas?

Ele tem sua primeira aparição no Poema do Livro de Gatos que se data entre 1350 até 1767. Os primeiros exemplares chegaram até a Inglaterra no ano de 1884 – Pho macho e Mia a fêmea -, desse modo, se espalhando para outros lugares do mundo posteriormente.

Características do gato siamês

Gato Siamês: história, cuidados, temperamento, características e mais!

São conhecidos pela sua coloração típica: cinzenta, bege ou esbranquiçada, com o rabo, rosto, orelhas e patinhas pretas, além dos grandes olhos azuis expressivos. É um dos gatos que mais mia com seu dono, pedindo por carinho e atenção.

  • Tamanho: 15 a 20 cm;
  • Peso: 2 até 5 quilos;
  • A expectativa de vida do gato siamês é de 15 até 20 anos.

Sua cabeça é triangular, tem porte médio, o corpo comprido e uma cauda longa. Outro ponto que ganha destaque da raça do siamês é seu miado fino e alto, ele costuma ficar acentuado durante o cio, tanto nas fêmeas quanto nos machos.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

O gato siamês costuma ser muito extrovertido, com uma personalidade marcante e um temperamento muitas vezes visto como imprevisível, não sendo conhecido como o mais calmo e pacífico dentre as raças.

Ele é um gato que pode ser muito companheiro, carente e precisa de atenção ao máximo, portanto, se não for para cuidar e estar sempre disponível, pode ser que a raça siamesa não seja a mais indicada para você. Não é espécie mais indicada caso tenha outros gatos em casa, é ciumento e odeia dividir a atenção com os demais.

Nomes de gatos fêmeas: veja aqui e se inspire!

São curiosos e bem-dispostos, portanto, se você quer um gatinho para brincar a todo o momento e ter alguém sempre correndo atrás de você, essa é raça mais indicada. São apegados a família, ótimos com crianças, sempre muito pacientes.

Cuidados necessários

Gato Siamês: história, cuidados, temperamento, características e mais!

Gatos siameses costumam ser bem saudáveis, ter uma saúde de ferro, ser encorpado e viver por muito tempo, desse modo, não é tão complicado de cuidar dessa espécie, porém, isso não significa que não merecem os devidos cuidados.

Além de cuidados básicos como realizar a vacinação dentro do prazo correto e cuidar de doenças específicas da raça, é indicado que se leve o bichano a cada 6 meses até o veterinário para se certificar que está tudo dentro do previsto.

O gato siamês tem a característica marcante de caírem muitos pelos, desse modo, podem ocorrer várias bolas de pelos devido ao ato de se lamber. Desse mesmo modo, é necessário que se invista na higiene bucal, local onde pode acontecer a proliferação de bactérias e mau cheiro.

Outro ponto que merece destaque na saúde dessa espécie é a sua facilidade em desenvolver problemas renais e também na bexiga, portanto, invista em ração de qualidade, hidratação e cuidados paliativos para que isso não se agrave.

Os gatos siameses também possuem estrabismo como algo comum de sua raça, normalmente isso não prejudica sua vida diariamente, porém, em casos extremos, é possível que a cirurgia para correção dessa característica seja indicada.

Filhotes de gato siamês

Gato Siamês: história, cuidados, temperamento, características e mais!

A gestação dos siameses pode gerar cerca de 3 até 6 filhotinhos, porém, quando nascem são bem mais frágeis do que outras raças, desse modo, é preciso cuidado redobrado para que esses nenéns possam crescer com saúde.

Nascem brancos e conforme vão envelhecendo, vão desenvolvendo as características do rosto e extremidades pretas. São filhotes destemidos, brincalhões e destemidos, não costumam custar muito caro, geralmente se encontram filhotinhos de raça pura em torno de R$400 até R$900.

Porém, é sempre indicado que você procure em lares ou em ONGs por bebezinhos de gatos siameses, ou até mesmo, vira latas que podem ter a mesma coloração e um temperamento igual ou parecido. São ótimos companheiros da mesma forma e terão a chance de serem acolhidos por uma nova família!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Deixe seu comentário