Início » Jardinagem » 6 sinais que indicam que sua orquídea está morrendo e o que você precisa fazer

6 sinais que indicam que sua orquídea está morrendo e o que você precisa fazer

Você acha que sua orquídea está morrendo? Essa planta pode ser bastante intimidadora para iniciantes, ainda mais se você não sabe indicar se certos sinais indicam que ela não está nada bem.

Certas condições podem, no entanto, indicar que ela pode estar entrando em período de dormência para recuperar a energia. Por outro lado, outros problemas podem, sim, causar a morte de sua orquídea.

Confira quais são os sinais que indicam que sua orquídea está morrendo e o que você deve fazer.

Quando sua orquídea está descansando, não morta

flores de orquídea secando

Em primeiro lugar, entenda que quando cultivadas em ambiente doméstico e em condições adequadas de crescimento (e cuidados certos), as orquídeas podem viver entre 15 e 20 anos.

Como grande parte das plantas, as orquídeas entram em períodos de dormência, então elas podem não parecer estar no seu melhor momento, incluindo sem crescimento de novas folhas ou flores.

Claro, mesmo durante a dormência (que geralmente ocorre durante o inverno), não deixe de cuidar de sua orquídea.

Como saber se a orquídea está morrendo ou descansando?

É importante que você inspecione as folhas, a coroa e as raízes da orquídea para determinar isso.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

As folhas devem estar resistentes com uma verde levemente pálida. A coroa (a parte da planta que conecta as folhas e as raízes) precisa estar firme. Já as raízes devem ser verdes ou brancas (as raízes aéreas das orquídeas epífitas costumam ficar cinza-prateadas à medida que amadurecem).

Se algo estiver diferente do que foi descrito acima, é melhor prestar atenção porque pode indicar que infelizmente sua orquídea está morrendo.

Acompanhe melhor alguns dos sinais que a planta pode apresentar quando isso acontecer e saiba como resolver!

Folhas ficam amarelas e caem

A perda das folhas mais velhas é um processo natural – nesse caso, você não precisa se preocupar.

folha de orquídea amarelando

Contudo, se as folhas novas já ficam amareladas e começam a cair, é um indicativo de que a orquídea está recebendo muita luz ou água.

Troque sua orquídea de lugar, deixando-a sob luz indireta. O novo espaço precisa ser mais fresco. Evite ainda regar a planta por algumas semanas.

Pontas das folhas estão marrons

É sinal de que a orquídea não está recebendo umidade suficiente! Ajuste a programação para regá-la com mais frequência e aumentar a umidade.

Para isso, você pode colocar a planta em uma bandeja de seixos com água ou apostar num umidificador. De preferência, não deixe que as gotas d’água caiam nas folhas.

raízes secas de orquídea

Raízes aéreas secam

Se sua orquídea epífita não estiver recebendo umidade suficiente, as raízes aéreas dela podem murchar e apresentar secura e cor amarronzada.

Faça a remoção de raízes mortas – certifique-se de que ela está realmente morta, pois até mesmo uma raiz ligeiramente murcha pode fornecer nutrientes à sua planta.

Veja também:
Como replantar orquídeas com raízes aéreas?

Manchas pretas ou marrons nas folhas

Não apenas pontas marrons nas folhas indicam que sua orquídea está morrendo, mas também as manchas pretas ou marrons nelas também precisam de atenção.

folha de orquídea com manchas

Isso significa que a iluminação solar está queimando sua planta e ela precisa ir para um lugar onde receba luz indireta.

Aliás, se a folha afetada começar a ficar preta ou mostrar sinais de podridão, remova-a logo, cortando-a no caule principal. Se a parte não afetada da folha permanecer saudável, aguarde ela ser substituída por uma nova folha, ok?

Infelizmente, se as manchas foliares aumentarem de tamanho e começarem a se espalhar, isso pode indicar que a orquídea está com um problema fúngico e bacteriano.

Doenças fúngicas e bacterianas

Essas doenças podem afetar qualquer parte de sua orquídea e colapsar os tecidos. A presença pode se dar com manchas ou depressões encharcadas de água, afinal, elas prosperam justamente em alta umidade.

Um jeito de prevenir isso é regar a orquídea no início do dia.

Se a sua planta já estiver com bactérias ou fungos, isole-a de outras plantas. Corte as partes doentes e trate as superfícies cortadas com um fungicida. Além disso, reduza a água e a umidade até que um novo crescimento comece a acontecer.

Presença de vírus

orquídea com vírus

De modo infeliz, se a orquídea está morrendo por conta de um vírus, não tem o que fazer. É necessário descartar a planta imediatamente, pois não há cura.

Você pode identificar a presença deles por meio de estrias descoloridas ou manchas arredondadas nas folhas. 

Outro sinal envolve as flores estriadas ou malformadas que desbotam e caem mais rapidamente do que o normal.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.