Início » Plantando » Por que a zamioculca não está crescendo? 4 razões e como resolvê-las!

Por que a zamioculca não está crescendo? 4 razões e como resolvê-las!

Embora ela ainda esteja viva, você reparou que sua zamioculca não está crescendo? Bem, essa é uma situação que pode lhe preocupar, afinal todo mundo sabe o quão fácil é cuidar dessa espécie.

Então, qual seria o problema dela se você reparou que ela não cresceu mais nada? Na realidade, a primeira coisa que se deve ter em mente é que ela é uma planta de crescimento muito lento.

Além disso, é uma planta que requer certas condições para prosperar em vez de apenas sobreviver.

Influência da época do ano tem relação se a zamioculca não está crescendo

vaso de zamioculca em mesa de home office

Na realidade, você pode notar que sua zamioculca não está crescendo por conta da estação do ano que você está lendo esse texto. 

Assim como outras espécies (tanto de exterior quanto as que estão dentro de casa), as estações afetam seu processo de crescimento e fazem com que elas passem por períodos de dormência.

Isso ocorre especialmente durante o inverno: esse é o momento em que a planta armazena seus nutrientes, redireciona a energia para o crescimento das raízes, sobrevivendo a condições mais extremas.

vaso de zamioculca em foco

Com a zamioculca não há exceção: ela ficará em “modo de sobrevivência” até estar pronta para impulsionar um novo crescimento assim que a estação mudar.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Mesmo dormente, a zamioculca precisa de cuidados, não esqueça isso!

Você vai gostar:
Como limpar as folhas da zamioculca? Estes são os métodos recomendados

Zamioculca precisa da iluminação certa

vaso de zamioculca em mesa perto de janela

Todo mundo sabe que a exposição à luz desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das plantas. No entanto, algumas são mais exigentes, enquanto outras toleram mais ambientes sombreados.

Sua zamioculca não está crescendo do jeito que você imagina pelo simples fato de não estar recebendo nem muito, nem pouca luz

zamioculca pequena em vaso perto de janela

Essa espécie vive bem em quase qualquer lugar que você a colocar, porém, se você deseja estimular seu crescimento, certifique-se de garantir que ela receba luz indireta brilhante. Quanto mais dessa luz ela receber, mais crescimento ela terá.

Nada de luz direta, ok? Nunca a deixe sob sol pleno, pois suas folhas podem queimar ou secar. 

Zamioculca não está crescendo porque o solo precisa de adubação/fertilização

plantar zamioculca

Outra razão direta para sua zamioculca não estar crescendo é que ela está carente de nutrição adequada. Como acontece com a maioria das plantas, essa espécie só faz uso dos nutrientes do solo que está ao seu redor.

Dessa forma, se o solo estiver velho ou “esgotado”, sua plantinha não será capaz de impulsionar um novo crescimento de maneira eficaz.

zamioculca grande em sala

Ocasionalmente, aplique um fertilizante líquido diluído em água para fornecer os nutrientes que a zamioculca precisa e você elimina esse motivo para ela não estar se desenvolvendo da lista.

Veja também:
Como fazer mudas de zamioculca?

Temperatura e umidade estão baixas

zamioculca em banheiro

Saiba que a sua zamioculca irá crescer (muito) mais lentamente se a temperatura e umidade estiverem baixas.

A plantinha se dá muito bem em temperaturas em torno de 18 °C e 23 °C.

Ademais, ela prospera em climas úmidos, sendo bastante resistentes, então podem lidar com um ar mais seco, mas lembre-se que elas também crescerão com mais lentidão em locais mais secos.

vaso com zamioculca grande sobre mesa de jantar

Uma dica para aumentar os níveis de umidade da sua zamioculca é colocá-la em um local como o banheiro, bem como apostar na compra de um umidificador ou até a manter perto de outras plantas.

Resumo das dicas para a zamioculca crescer

vaso de zamioculca perto de outras plantas

Com uma melhor compreensão sobre a zamioculca, enfim você pode garantir que sua verdinha cresça de forma saudável e feliz.

Logo, com o que abordamos acima, aplique as táticas abaixo para incentivar o desenvolvimento dela:

Verifique a época do anoA maioria das plantas domésticas fica dormente durante o inverno. Ou seja, sua zamioculca terá um novo crescimento apenas quando chegar a primavera.
Garanta a iluminação corretaAs zamioculcas gostam de luz indireta e brilhante. Não as deixe sob sol pleno. Coloque-as perto das janelas que será perfeito.
“Alimente” sua zamioculcaA espécie precisa de um solo nutritivo, o que indica a necessidade de usar fertilizante líquido (não mais do que uma vez por mês) e apenas na estação de crescimento.
Temperatura e umidade ideaisA zamioculca geralmente prefere temperaturas entre 18-23 °C, além de um clima mais úmido.

Vale ainda apontar que a zamioculca, com sua reputação de ser resistente a muitas situações, pode morrer com excesso de rega. Nesse caso, muita rega causa podridão do caule e do rizoma, o que dificulta o crescimento. 

Assim, deixe o solo secar entre as regas antes de molhá-lo novamente, ok?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Editora do Homeit.com.br, Bellezamoderna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.