Início » Plantando » Dicas de cultivo da suculenta corações-emaranhados para ter essa belezinha sempre saudável

Dicas de cultivo da suculenta corações-emaranhados para ter essa belezinha sempre saudável

Você provavelmente já a viu por aí e se encantou: a suculenta corações-emaranhados é uma planta nativa da África do Sul e possui um visual super delicado, afinal, suas pequenas folhas são em formato de coração, que crescem em longos caules que viram pendentes.

Mesmo sendo uma suculenta, é necessário saber quais os cuidados para que ela cresça de forma saudável e esbanje ainda mais beleza onde você a colocar.

Por isso, separamos aqui as principais dicas para você fazer o cultivo da suculenta corações-emaranhados do jeito certo e se surpreender todo dia com sua aparência.

Vaso e solo ideais

suculenta corações-emaranhado em vaso

Para essa suculenta, o solo precisa ser leve e bem drenado, pois ela não tolera acúmulo excessivo de água nas raízes.

De preferência, opte por vasos com furos na base para garantir que o processo de drenagem seja eficiente. 

Já quanto ao solo, a melhor opção é usar uma mistura de terra para cactos e suculentas, enriquecida com areia ou perlita para uma textura mais solta e permeável.

Onde colocar essa planta?

suculenta corações-emaranhados em estante

A suculenta corações-emaranhados aprecia luz indireta e prefere locais bem iluminados, mas nunca com exposição direta aos raios solares intensos, ainda mais nas horas mais quentes do dia.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Uma dica é colocá-las próximas a janelas com cortinas finas para filtrar a luz solar.

Se você optar por cultivá-las em áreas externas, procure um local sombreado ou com meia-sombra.

Temperatura e umidade

suculentas corações-emaranhados penduradas

A faixa ideal de temperatura para o crescimento dessa suculenta está geralmente entre 18 °C e 26 °C. Temperaturas abaixo de 10 °C podem prejudicar sua planta. Uma recomendação é protegê-la durante as estações mais frias, ok?

No quesito umidade, elas preferem ela baixa: como são plantas nativas de regiões áridas, elas não se dão bem com ar excessivamente úmido. 

Evite ambientes fechados e sem ventilação, pois o acúmulo de umidade pode provocar o apodrecimento das raízes e o desenvolvimento de doenças fúngicas. 

Outro detalhe é no próprio vaso: os de cerâmica porosos podem reter mais umidade do que vasos de plástico ou de cerâmica esmaltada. Preste atenção nesse detalhe para ter um melhor controle nas regas!

Como devem ser feitas as regas?

Como toda suculenta, pode ser desafiador encontrar o equilíbrio nas regas. No caso da suculenta corações-emaranhados, saiba que a regra é regar de forma moderada, sempre permitindo que o solo seque por completo antes de molhá-lo de novo.

Aliás, em climas mais quentes, regue cerca de uma vez por semana, enquanto em regiões mais frias, o intervalo pode ser maior.

Precisa de fertilização?

suculentas corações-emaranhados

A adubação deve ser feita com cuidado, pois a suculenta corações-emaranhados não necessita disso com frequência.

No entanto, é possível fornecer um estímulo extra para o crescimento ao adicionar fertilizante diluído especificamente para suculentas, durante a primavera e o verão.

Evite excessos, é claro, já que isso pode prejudicar a saúde da planta.

Cuidado com as pragas

Como todo amante de plantinhas sabe, algumas pragas indesejáveis podem surgir e ameaçar a saúde delas.

E a planta corações-emaranhados não é exceção: cochonilhas, pulgões e ácaros são os principais vilões dessa suculenta.

Portanto, caso note a presença de pragas, trate a planta imediatamente com soluções naturais ou produtos adequados.

É fácil fazer mudas?

folhas de corações-emaranhados

Muito fácil: a propagação é feita por meio de estacas, ou seja, cortando-se um pedaço do caule (certificando-se de incluir alguns nós) e plantá-lo em um substrato adequado.

Em breve, você terá novas plantinhas crescendo vigorosamente e aumentará sua coleção de suculentas corações-emaranhados – você pode até presentear amigos ou familiares com as mudas.

Inclusive, se você gosta de seguir as fases da lua para garantir crescimento mais rápido e enraizamento mais eficiente, sugerimos o corte das estacas na lua crescente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Editora do Homeit.com.br, Bellezamoderna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.