Início » Plantando » Como eliminar cochonilha das plantas? 5 soluções eficazes

Como eliminar cochonilha das plantas? 5 soluções eficazes

Um pesadelo comum dos amantes de plantas é a presença da cochonilha, um pequeno inseto parasita capaz de causar muitos problemas.

Por isso, é importante saber identificar se a cochonilha está atacando suas plantinhas e o que você deve fazer para eliminá-la.

Dessa forma, você garante que suas plantas irão permanecer saudáveis. Continue lendo para descobrir como é fácil se livrar desse inseto de uma vez e proteger o seu jardim.

O que é a cochonilha? Como identificar?

cochonilha em cacto

Como dito, a cochonilha é um pequeno inseto originário do México que se apresenta em diversos aspectos e coloração, como em tonalidades de marrom, vermelho, verde e até branco.

Você vai gostar de ler:
Dicas de jardinagem para iniciantes

Você pode encontrar as cochonilhas tanto no jardim quanto em plantinhas isoladas. E pior ainda: elas podem não somente causar danos como também atrair outros agentes patogênicos.

Esse parasita suga a seiva das plantas, ou seja, ele retira os nutrientes, que são sua fonte de alimentação.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Aliás, vale mencionar que essa praga prefere se desenvolver em vegetações que já estão com alguns problemas, como aquelas que possuem falta de nutrientes ou mesmo em plantinhas que recebem baixa luminosidade, já que esse detalhe favorece seu enfraquecimento.

Para identificar a cochonilha nas suas plantas, observe-as e verifique se existe algum ponto de coloração diferente nas folhas e caules.

Além disso, outros detalhes para você ficar de olho são o definhamento e o enrugamento das folhas.

Como eliminar a cochonilha das plantas?

planta com cochonilha

Enfim, para eliminar a cochonilha é necessário ter cuidado e atenção. Lembre-se que tal praga é mais comum em plantas que não estão com uma nutrição adequada ou que estão passando por algum estresse, como a falta ou excesso de água, alta insolação ou matéria orgânica em decomposição.

Para evitar o surgimento de problemas, sempre cuide das necessidades de suas plantas e realize a limpeza do ambiente onde ela se encontra.

De preferência, opte pelas soluções caseiras abaixo para eliminar a cochonilha, pois elas não agridem as plantas, não matam outros insetos (como as joaninhas, que fazem controle biológico) e ainda não são tóxicas para humanos.

Veja esses métodos para lidar com a cochonilha:

Alho e cebola

Você pode fazer uma solução de alho e cebola para acabar com a cochonilha.

Para isso, pique os ingredientes e coloque-os em 5 litros de água. Com essa mistura, use nas folhas. 

Se preferir, você pode plantar alguns dentes de alho ao redor da planta. Isso porque ao brotar e exalar o cheiro característico do alho, tais insetos parasitos irão desaparecer.

Vinagre branco de álcool 

Outro método eficaz para eliminar cochonilha é usando vinagre – que já é um componente muito popular na limpeza da casa, não é?

Para as plantas, seu uso é simples: dilua um copo medidor em um litro de água. 

Com a ajuda de um cotonete, passe a solução suavemente nas folhas. Faça esse processo a cada 5 dias para que suas plantinhas fiquem livres desse parasita.

cochonilhas em folha

Óleo mineral e detergente

Essa solução caseira é muito indicada para se livrar de uma variedade específica do inseto: a cochonilha de carapaça.

Para essa espécie, faça o seguinte: misture 10 ml de óleo mineral e 10 ml de detergente, diluindo-os em um litro de água.

Pulverize o líquido sobre as cochonilhas para que surta efeito e elas sejam eliminadas.

Luz direta

A iluminação direta do sol também é um método muito eficaz para dar adeus às cochonilhas, mas claro, tenha certeza de que sua planta tolera luz solar direta, está bem?

Como a cochonilha é sensível à luz forte, aproveite esse método prático.

Inclusive, procure girar o vaso de sua planta de vez em quando porque esse inseto pode sair de uma folha para outra, fugindo assim da claridade.

cochonilhas

Óleo de Neem

Por último, podemos citar o óleo de Neem, que é um produto que pode combater não apenas insetos, como outras pragas e até fungos.

Portanto, para a cochonilha, essa solução natural é interessante e não só combate as existentes como também previne que haja novos aparecimentos do parasita.

Para fazer uso do óleo de Neem, basta pulverizar o líquido sobre os insetos, preferencialmente no início ou no fim do dia.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Editora do Homeit.com.br, Bellezamoderna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

Deixe seu comentário