Início » Plantando » 8 dicas de jardinagem para iniciantes: entenda como começar a cuidar de plantas e se dar bem

8 dicas de jardinagem para iniciantes: entenda como começar a cuidar de plantas e se dar bem

Confira dicas de jardinagem para iniciantes e comece a cultivar plantas em casa, garantindo um bom resultado no cultivo

A jardinagem é uma opção perfeita para quem busca um hobby ou para quem deseja ter plantas em casa para complementar a decoração. Quer apostar nessa ideia, mas não sabe por onde começar?

Então, este artigo é perfeito para você! Aqui, você confere oito dicas de jardinagem e descobre como começar a cuidar de plantas. Acompanhe e coloque nossas orientações em prática!

1. Invista em ferramentas de jardinagem

8 dicas de jardinagem para iniciantes: entenda como começar a cuidar de plantas e se dar bem

Ter ferramentas de jardinagem é essencial para realizar todo o trabalho de cultivo e cuidado da planta com maior facilidade. Recomenda-se que tenha, por exemplo, tesouras de poda, regador, luvas para manuseio de terra, vasos, pás, ancinho, entre outros.

Por falar nesse assunto, veja:
Tendências de jardinagem e paisagismo para 2023!

Sempre invista em ferramentas de qualidade, para que durem muito tempo e compensem o investimento, sem precisar repô-las com frequência. Aproveite para conferir nossa lista de ferramentas de jardinagem essenciais!

2. Remova folhas secas periodicamente

remover folhas mortas

Um dos principais cuidados na hora de cultivar plantas é remover as folhas secas periodicamente. Isso ajudará a estimular e facilitar o ciclo natural de plantas, mantendo-as em bom estado. Assim, conseguirão se desenvolver com mais saúde.

A remoção deve ser feita de acordo com cada tipo de planta que cultiva, pois algumas exigem cuidados especiais. Por isso, verifique antes como tirar as folhas secas, considerando as plantas que tem em casa.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

3. Areje a terra

pessoa mexendo em jardim

Antes de plantar e durante o período de cultivo e manutenção é muito importante arejar a terra. Mas como fazer isso? Simples: faça buracos na terra com um ancinho ou uma enxada, com cerca de 10 centímetros de profundidade.

Deve-se realizar a movimentação da terra com a ferramenta, o que facilitará a entrada e a circulação de oxigênio. Se for fazer esse processo com a planta em cultivo, o ideal é que areje a terra a uma distância razoável do caule e da raiz.

4. Garanta boa luminosidade à planta

pessoa plantando mudinha

A maioria das plantas precisam de boa luminosidade para crescer e se desenvolver. Por isso, é preciso deixá-las num local que em recebam o sol, preferencialmente o do começo da manhã ou final da tarde, que são mais brandos.

No entanto, atenção a um detalhe: existem algumas plantas que não suportam receber o sol de forma direta. Neste caso, há o risco de queimar folhas e flores. Para evitar esse problema, sempre verifique antecipadamente qual o local ideal para cultivar a planta que deseja.

5. Tire ervas daninhas

tirar ervas daninhas

As ervas daninhas podem crescer por todo o seu jardim. O problema é que elas consomem boa parte da água e nutrientes do solo, prejudicando o crescimento de outras plantas.

Por isso, é muito importante tirá-las assim que as identificar. O segredo é puxar as ervas daninhas pela base do caule, removendo suas raízes. Assim, não crescerão facilmente.

6. Faça o transplante, se indicado

mulher trocando planta de vaso

Existem plantas que precisam passar pelo processo de transplante, que é o de troca de vaso. Esse processo é feito porque a planta precisa de espaço para que suas raízes se desenvolvam.

Se o vaso for pequeno, o crescimento da planta será limitado. Aproveite para descobrir como trocar planta de vaso corretamente!

7. Faça a adubação

pessoa segurando terra

A adubação da terra é fundamental, pois é por meio dela que a planta recebe nutrientes para que se desenvolva com saúde, sem doenças e pragas.

A orientação geral é que use adubos orgânicos, que são mais saudáveis e seguros para as plantas. Cada tipo de planta exige um adubo específico, portanto, procure saber antes do cultivo qual é a melhor opção.

8. Faça regas regularmente

rega de planta

As regas são primordiais para que as plantas cresçam e se mantenham sempre verdes. Durante o verão, a indicação é que faça a rega de duas a três vezes por semana, dependendo do tipo de planta.

É nessa estação que a planta precisa de mais água, porque o calor faz evaporar o líquido. Já no inverno, dá para reduzir a frequência da rega. O ideal é que verifique antes se a terra está úmida. Em caso negativo, providencie a água.

Ao regar, atente-se à quantidade de água usada. A recomendação geral é que não deixe a terra encharcada, porque o excesso de água pode levar ao apodrecimento de suas raízes, bem como ao surgimento de pragas e doenças.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

Deixe seu comentário