Início » Plantando » Por que sua suculenta não cresce? 6 motivos e como resolver

Por que sua suculenta não cresce? 6 motivos e como resolver

Se você percebeu que sua suculenta não cresce, provavelmente está ciente que há algum problema com ela.

Afinal, esse tipo de plantinha traz charme para o décor e parece ser tão fácil de cuidar, não é? Porém, muitos ainda ficam surpresos que tais plantas também podem apresentar alguma dificuldade que precisa ser sanada.

Por isso, se alguma suculenta não cresce, é hora de entender os motivos e como saná-los o mais rápido possível. Acompanhe!

Complicações no solo

suculenta em vaso com pedras

Sim, o solo importa mais do que você imagina: ele é um fator crucial para o crescimento saudável das suculentas.

Ou seja, se o solo não proporcionar a drenagem adequada, suas pobres plantinhas podem ficar com os pés encharcados, o que as deixa infelizes e propensas a apodrecer.

Assim, tenha em mente que o solo ideal para suculentas é aquele que imita seu habitat natural, como solo arenoso e bem drenado.

Luz solar pode ser a vilã

suculenta echeveria

Esse é outro fator que pode fazer ou quebrar o sonho do crescimento exuberante!

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

A suculenta não cresce se ela não recebe a quantidade certa de iluminação, ok? Colocar suas suculentas em um canto escuro não funciona!

Portanto, saiba que as suculentas anseiam por luz indireta brilhante. Coloque-as perto de uma janela ensolarada que será o suficiente!

Raízes apertadas

troca de vaso de suculenta

Se suas suculentas estão competindo por espaço no mesmo vaso há muito tempo, é provável que isso esteja afetando seu crescimento. 

Por conta disso, é fundamental lembrar que fazer a troca de vaso é uma tarefa que estimula um crescimento saudável para as suculentas.

Dar a elas um espaço individual e fresco para crescer permite que suas raízes respirem e se estendam, resultando em uma planta mais feliz e desenvolvimento constante.

Falta de rega

rega de suculentas em vasos

As suculentas precisam se hidratar, mas não exageradamente. Encharcar suas plantinhas acaba sendo desnecessário.

Nesse sentido, regue suas suculentas conforme as necessidades delas. O solo deve secar completamente entre as regas, evitando assim o excesso de umidade que pode sufocar as raízes.

Um truque é verificar a umidade do solo com um palito de dente (ou mesmo o dedo, ou, se você possuir, um medidor de umidade) – se sair seco, é hora de regar!

Exagero na fertilização

vaso com várias suculentas juntas

Quem não gosta de um pouco de nutrição extra? Suas suculentas certamente apreciam, mas lembre-se de não exagerar.

Fertilizar em excesso pode até parecer útil no começo, mas logo começa a causar mais problemas do que efeitos positivos. 

Procure fertilizar suas suculentas uma vez a cada algumas semanas durante a estação de crescimento (isso é o suficiente). O produto deve ser equilibrado e diluído para evitar a superalimentação.

Clima fora do ideal

suculentas em vasos

Uma suculenta não cresce simplesmente pela temperatura não estar dentro de seu espectro de conforto!

O que parece um clima agradável para você pode ser uma sauna insuportável para suas suculentas, entende?

Aliás, essas plantas preferem temperaturas amenas, evitando extremos de calor e frio. Assim, mantenha-as em um ambiente onde você mesmo se sentiria confortável.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.