Início » Plantando » Como cultivar suculentas ao ar livre? Segredos revelados!

Como cultivar suculentas ao ar livre? Segredos revelados!

Cultivar suculentas ao ar livre é uma ótima maneira de embelezar seu jardim ou quintal, afinal, essas plantinhas contam com formas geométricas, padrões e detalhes intrincados, curiosos e extremamente bonitos.

E para melhorar, as suculentas são espécies bastante resistentes e vários tipos de climas, porém, sempre se certifique de ter variedades que combinam com a sua região.

Assim, existem alguns segredos que você precisa conhecer para que o cultivo de suculentas ao ar livre seja um sucesso. Vamos lá?

Não exagere na rega

suculentas ao ar livre

Em primeiro lugar, evite aquela regra de dar água dia sim, dia não. As suculentas ao ar livre não precisam disso! Se você permanecer com esse cronograma, logo suas plantinhas irão sofrer com excesso de água e as raízes vão apodrecer.

Desse modo, atente-se a qualquer sinal de que você afogou sua suculenta e trate de salvar algum tecido saudável. Você pode replantar em outro local – mas não utilize o solo antigo.

Igualmente, elas precisam de atenção, mesmo que estejam na parte externa da casa.

As necessidades de rega são mínimas, contudo, elas ainda precisam de água para sobreviver.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Portanto, atente-se com o próprio clima de sua região: se onde você mora não há muita incidência de chuva, as regas precisam ser regulares durante o período de crescimento ativo (primavera ao outono).

Agrupe plantas com necessidades de rega semelhantes

suculentas no jardim

Ou seja, esse segredo basicamente explica que plantas perenes exigentes – aquelas que precisam de solo rico e rega frequente – não devem ser plantadas ao lado das suculentas ao ar livre.

O ideal é que a área onde as suculentas estão seja tolerante à seca e com pouca água, por isso, plante variedades que exigem tais condições também.

Isso simplifica suas tarefas no jardim na hora das regas.

Escolha o solo certo

suculentas no jardim ao redor de brita

Mesmo na parte externa, as suculentas precisam do solo certo para prosperar. 

Embora a mistura própria para cactos e suculentas seja útil para as plantas em vasos, ainda mais quando são colocadas na decoração interna, nem sempre é prática ou necessária para suculentas ao ar livre.

Certifique-se de que o solo seja de drenagem rápida e no lado mais seco. Você pode fazer correções para torná-lo do jeito adequado para suas suculentas.

Ofereça a iluminação correta

suculentas na frente de casa

Em princípio, a maioria das suculentas precisa de uma mistura de luz solar e sombra para crescer de forma saudável.

Com base nisso, saiba que um extremo ou outro não resultará em uma planta bonita e feliz. Tenha certeza de que as espécies de suculentas que você tem no jardim recebam a quantidade apropriada de iluminação.

Uma dica útil: a cor da suculenta é um alerta – aquelas que gostam de sombra normalmente têm tons de amarelo e verde, enquanto as amantes do sol são mais avermelhadas e alaranjadas.

Coloque-as no chão

canteiro com suculentas

Pois é, as suculentas ao ar livre não precisam necessariamente ser cultivadas em vasos (mesmo sabendo o quão atrativos eles ficam com essas plantinhas).

Assim como qualquer outra planta, você pode se divertir no plantio, colocando-as em canteiros, onde elas podem se multiplicar sem limites.

Em regiões quentes, por exemplo, em especial se o inverno não for tão rigoroso, as suculentas crescem muito bem no solo ou em canteiros elevados.

Inclusive, existem certas espécies que são tão indulgentes com as condições do solo que podem crescer quase em qualquer lugar, desde que tenham um pouco de solo para fixar suas raízes. Incrível, né?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Editora do Homeit.com.br, Bellezamoderna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.