Início » Para sua Casa » Modelos de Escadas – Conheça e Saiba como Escolher a Escada Ideal

Modelos de Escadas – Conheça e Saiba como Escolher a Escada Ideal

Construções com mais de um pavimento, como os sobrados, devem ter escadas para facilitar o acesso aos diferentes pisos. Mas, essa obrigatoriedade não quer dizer que a escada precisa ser sem graça: existem modelos que unem funcionalidade e beleza, complementando a decoração da casa.

Não sabe quais são eles? Neste caso, confira quais os principais modelos de escada, bem como dicas para escolher um que seja adequado a cada ambiente e seus moradores. Veja os principais modelos de escada:

Escada reta

escada reta

É o modelo mais tradicional, com forma em linha reta, sem alteração em sua direção. Justamente por isso, ele ocupa menos espaço, sendo indicado para áreas pequenas e com formato retangular.

Escada em L

escada L

Trata-se de um modelo cujo formato lembra a letra L, fazendo uma virada de 90 graus na altura. Curiosamente, esse é um tipo de escada que ocupa menos espaço, sendo perfeito para áreas reduzidas.

Escada em U

escada u

Modelo de escada que se assemelha à letra U, o que pode ser observado ao visualizá-la de cima. Este tipo muda sua direção em 180 graus e é um dos que mais ocupam espaço no imóvel, sendo indicada para casas grandes.

Ainda que ocupe muito espaço, a escada em U conta com o diferencial de possibilitar a utilização do vão localizado abaixo dela, podendo instalar móveis para organizar objetos, passando a ter mais um canto para armazenar itens.

Escada circular

escada circular

Este é um modelo que possui estrutura em curva. Assim como a escada em U, a circular ocupa muito espaço e é recomendada para imóveis grandes, garantindo um ambiente imponente e sofisticado.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

O vão formado logo abaixo da escada costuma ser grande, portanto, pode ser utilizado para outros fins, como a instalação de móveis ou ainda de um jardim de inverno, passando a ter um espaço verde e diferenciado no imóvel.

Escada caracol

escadas caracol

Como o próprio nome indica, trata-se de uma escada com formato que lembra um caracol, ou seja, é espiral / helicoidal, dando voltas em si mesma e tendo um ângulo mais fechado.

Essa estrutura diferenciada faz com que a escada caracol ocupe menos espaço e seja indicada para imóveis com tamanho reduzido, garantindo um resultado funcional e bonito ao mesmo tempo.

Escada flutuante

escada suspensa flutuante

O projeto decorativo e construtivo do imóvel preza pela leveza? Então, a escada flutuante é o melhor modelo para sua casa! Nesta opção, os degraus ficam presos na parede, sem corrimão, dando a impressão que os degraus estão flutuando no ar.

É importante ressaltar que esse modelo é bonito e moderno, mas pouco seguro para imóveis que tenham crianças, animais de estimação e moradores com mobilidade reduzida.

Escada suspensa

escada suspensa

A escada suspensa é aquela que tem corrimão e estrutura de apoio substituída por cabos de aço, que precisam, necessariamente, estar presos a uma laje, que é uma estrutura reforçada.

Este é um modelo ideal para quem gosta de decorações modernas, com um toque industrial, que está em alta e ajuda a construir ambientes originais, práticos e belos.

Escada cascata

escada cascata

Modelo que tem a lateral em ziguezague nos degraus, forma que assegura a sustentação da escada. Como possui estrutura diferenciada, esse tipo de escada deve ser confeccionado por especialistas, para garantir um resultado bonito e também seguro.

Às vezes você  pode gostar de um modelo de escada e ele pode não ser o ideal para o ambiente onde você quer colocar. Veja como escolher o modelo de escada para sua casa

Considere os modelos de escada de acordo com a decoração do imóvel

É importante que o estilo decorativo utilizado no imóvel tenha a ver com o da escada. Por exemplo, para decorações clássicas, as escadas retas, em L, U, circular e caracol são perfeitas.

Para ambientes com decoração moderna, as escadas flutuante, suspensa e em cascata são adequadas, porque possuem estrutura original e complementam o ambiente com mais estilo.

Escolha de acordo com o espaço disponível

O espaço disponível no imóvel é um detalhe essencial a ser considerado, para que o resultado construtivo seja o melhor possível.

Portanto, escolha uma escada mais compacta para ambientes com área reduzida ou um modelo maior para recintos grandes.

Opte pelo modelo adequado aos moradores

Lembre-se que a escada também precisa ser funcional, o que só é garantido quando se considera os moradores da casa e sua capacidade de locomoção. Portanto, se tiver animais de estimação e crianças, opte por escadas com laterais fechadas.

Caso tenha idosos ou pessoas com capacidade de locomoção reduzida, opte por escadas com corrimão, confeccionadas com materiais antiderrapantes, trazendo menor risco aos moradores.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e especialista em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Deixe seu comentário