Início » Decorando » Banheiro com box até o teto: vale a pena mesmo? Descubra os prós e contras!

Banheiro com box até o teto: vale a pena mesmo? Descubra os prós e contras!

Projetar um banheiro envolve muitas escolhas, inclusive o estilo do box do chuveiro. Além da escolha do modelo de abertura, tipo de ferragens, cor e tipo de vidro, também temos a opção de fazer em altura comum (180 a 210cm) ou até o teto.

O modelo até o teto é mais interessante esteticamente, mas antes de escolher, precisamos avaliar alguns pontos.

Que tal analisarmos quais são os prós e contras?

Vantagens

Estética

Como já mencionei, a estética deste modelo é muito mais interessante. Isso porque mantemos a continuidade do pé direito, evitando a divisão causada pela ferragem do box.

A área contínua de vidro permite com que o revestimento interno seja visualizado de forma uniforme, tornando a visual muito mais interessante.

Veja este modelo em que a ferragem utilizada também é mais leve, deixando o visual super clean.

box ate o teto

Conforto térmico

O box até o teto faz com que a área de banho seja menor, contendo o vapor neste espaço. Dessa forma, seus banhos no inverno serão mais confortáveis. Por outro lado, pode haver maior desconforto no verão? Não se você controlar a temperatura da água e houver ventilação natural neste espaço.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Neste ambiente temos janela dentro do box, permitindo a boa ventilação no momento do banho.

box preto

Redução da umidade

Pelo fato de a área de box ser vedada do restante do banheiro, haverá redução na umidade geral do ambiente. Isso faz com que o espelho não fique embaçado, e também ajudará na conservação da marcenaria, pois quanto menor o contato com a umidade, mais tempo ela será conservada.

Este modelo é uma ótima opção caso deseje uma grande área de espelho.

banheiro com aereo espelhado e box ate o teto

Desvantagens

Limpeza

Um dos pontos negativos deste tipo de box é a maior dificuldade de manutenção. Considerando a estatura média da população, a altura máxima que conseguimos alcançar é em torno de 210cm.

Sendo assim, você provavelmente precisará de uma escada para limpar seu box até o teto, principalmente se seu banheiro possui pé direito alto.

box preto

Ventilação

Normalmente a janela fica localizada dentro da área de box. Desta forma, a ventilação do restante do banheiro fica prejudicada, a não ser que você deixe a porta do box aberta, o que, na minha opinião, perde um pouco o propósito estético de utilizar o box até o teto.

Em banheiros com maior profundidade, é possível instalar o box sem porta, evitando este problema.

banheiro clean com box ate o teto sem porta

Vapor

É preciso pensar com maior cautela caso seu banheiro não possua janela. Neste caso, o vapor ficará contido em uma área menor, podendo tornar o seu banho desconfortável pela pouca circulação de ar.

Além disso, com a maior concentração de umidade nesta área haverá maior acúmulo de mofo no teto e rejuntes. Caso realmente prefira o box até o teto, recomendo que instale um exaustor dentro da área de banho.

box ate o teto preto

Preço

Por ser um modelo personalizado, exigirá mão de obra especializada para instalação e também um kit de ferragens e vidro mais robustos, o que faz com que seu custo seja elevado em relação ao modelo convencional.

A escolha entre um box de banheiro que vai até o teto ou um box padrão depende da sua preferência, necessidade e também das limitações do seu espaço.

De nada adianta ganhar com a estética e perder em funcionalidade, caso esta escolha dificulte o seu dia-a-dia. Avalie com cuidado os prós e contras para tomar uma decisão consciente que atenda ao estilo do seu banheiro e principalmente ao seu estilo de vida.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Arquiteta formada pela UTFPR e Mestre em Engenharia da Construção Civil pela UFPR na área de sustentabilidade. Acredito que a arquitetura tem o poder de influenciar a vida das pessoas, e se tratada com cuidado e empatia, pode transformar o modo como você se relaciona com o seu lar, gerando uma sensação única de pertencimento e bem-estar."Arquitetura não é sobre ver, é sobre sentir."

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.