Início » Organizando » 5 práticas para conservar os móveis de sua casa; essas técnicas são simples e acessíveis

5 práticas para conservar os móveis de sua casa; essas técnicas são simples e acessíveis

Confira técnicas para conservar móveis e aprenda a deixá-los sempre em perfeito estado, economizando em longo prazo!

Os móveis são itens essenciais da casa! Eles ajudam a tornar ambientes mais funcionais, além de complementar a decoração.

Por isso, nada melhor que conservar móveis, fazendo com que durem por muito tempo! Aqui, você confere cinco práticas de conservação dessas peças. Conheça e aproveite para adotá-las em seu lar!

1. Não deixe os móveis expostos ao sol ou umidade

5 práticas para conservar os móveis de sua casa; essas técnicas são simples e acessíveis

Um dos principais erros que muitos cometem é deixar móveis expostos ao sol e à umidade. Isso é um problema, porque os raios solares desbotam o material das peças, comprometendo sua beleza.

A umidade, por sua vez, pode provocar problemas como trincas, estufamentos, descolamentos, descamações de pintura, mofo e aberturas das peças.

Por isso, estude bem onde deixará os móveis. Se não der para deixá-los longe da incidência solar, recomenda-se que use uma cortina na janela, para barrar a entrada do sol e preservar as peças.

No que se refere à umidade, instale os móveis em locais arejados e longe de paredes com infiltração. Inclusive, o ideal é que conserte esse problema para somente depois instalar o móvel. Além de proteger a peça, a reforma também ajudará a manter a estrutura do seu lar em perfeito estado.

2. Respeite a indicação de peso que a peça suporta

painel para tv de madeira

Há quem se esqueça de um detalhe importante: a indicação de peso que o móvel suporta, dado que é fornecido pelo fabricante. Mas por que essa informação é essencial?

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Simples: se você colocar no móvel mais peso do que ele suporta, existe um grande risco de danificar a peça em curto prazo. Com isso, o móvel pode se deformar, ceder e até gerar acidentes domésticos.

Portanto, antes de usar a peça ou de comprá-la, verifique qual a indicação de peso que ela suporta e tente seguir isso à risca, não importa se é um móvel para sala de jantar ou estar, quarto, cozinha ou qualquer outro.

3. Não use produtos abrasivos na limpeza

mulher limpando cozinha

É comum que utilizar quaisquer produtos para limpeza, mas se recomenda ter um maior cuidado nesse processo. Existem produtos que são abrasivos e podem danificar os móveis de maneira irreversível.

Entre os principais, destaque para o tíner, removedores, amoníaco, álcool, solventes, aguarrás, entre outros. Evite-os a todo custo para não provocar manchas e outros problemas sérios que podem inutilizar o móvel.

Então, como fazer a limpeza da peça? Recomenda-se que tire o pó suavemente usando um pano macio (como o de microfibra) ou um espanador. Então, passe um pano umedecido em água e sabão líquido. Não deixe o tecido encharcado, pois o excesso de água pode danificar o móvel.

Depois, passe um pano limpo e seco sobre a peça, para remover rapidamente qualquer resquício de água. Pronto! A limpeza é simples assim, sem precisar usar outros produtos!

4. Aperte os parafusos periodicamente

pessoa apertando parafuso de armário

Conforme vamos usando os móveis, é comum que seus parafusos e porcas se soltem um pouco. Isso não é um problema das peças, mas sim algo natural.

Para evitar danos ao móvel e garantir que se mantenha em perfeito estado por muito mais tempo, orienta-se que aperte os parafusos, porcas, dobradiças e demais detalhes periodicamente.

O ideal é faça isso sempre que identificar que a parte do móvel está ligeiramente solta ou estiver emitindo ruídos. Invista em uma caixa de ferramentas, para ter itens como chaves, alicates, entre outros, para fazer essa manutenção com maior facilidade.

5. Cuidado com os objetos que usa nos móveis

notebook sobre a mesa

Objetos quentes, molhados e pontiagudos são vilões e não devem ficar sobre o móvel, a não ser que ele tenha alguma proteção, como uma toalha, um porta panelas, tampo de vidro, sousplat, protetor de copo, entre outros itens.

Caso não utilize essa proteção, existe uma grande possibilidade de danificar os móveis com manchas, estufamento, desbotamento, riscos, entre outros. Por isso, tenha cuidado para evitar marcas indesejadas!

Em alguns móveis, como o sofá, existe a possibilidade de impermeabilização. Além disso, dá para usar ceras e produtos lustradores em móveis de madeira novos, para ajudar a evitar esses danos.

A impermeabilização e os produtos são interessantes porque além da proteção do móvel, também ajudam a facilitar a limpeza no dia a dia, evitando sujeiras que são difíceis de serem removidas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário