Início » Organizando » Qual é a temperatura ideal do ar-condicionado? Entenda a importância para sua saúde e bolso

Qual é a temperatura ideal do ar-condicionado? Entenda a importância para sua saúde e bolso

Independente do lugar onde você mora e do clima que ele apresenta, existe uma temperatura ideal para manter o ar-condicionado, pensando principalmente na sua saúde.

Nas próximas linhas, você vai ficar sabendo qual é essa temperatura e por que ela é tão recomendada.

Qual a temperatura ideal para o ar-condicionado?

Qual é a temperatura ideal do ar-condicionado? Entenda a importância para sua saúde e bolso
(Imagem: Rachel Claire/Pexels)

Principalmente em regiões mais quentes, a presença do ar-condicionado em um quarto faz toda diferença. E se engana quem pensa que ter um ar-condicionado é luxo. Na realidade, a máquina que climatiza o ambiente é super importante também por uma questão de saúde.

Afinal de contas, o corpo precisa estar em contato com uma temperatura adequada para o organismo poder funcionar como deve.

Especialistas recomendam que as pessoas mantenham o ar-condicionado funcionando a uma temperatura entre 18?°C e 22?°C, já que essa seria a climatização ideal.

É a essa temperatura que o corpo encontra o chamado “conforto térmico”. Não é frio, nem quente.

Pensando em uma boa noite de sono, é uma temperatura assim que vai ajudar melhor. Por isso, você não deve aumentar demais a temperatura, nem deve diminuir. Porque daí as chances de você dormir mal são bem altas.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Afinal, nesse caso, uma hora você vai estar sofrendo com o frio ou o calor. Então o melhor a se fazer é apostar em um meio-termo.

E é bom você ficar bem atento a essa necessidade de ter um ar-condicionado, caso você more em uma região onde o clima predominante é quente. Pois, nesse caso, esse item acaba se tornando um item básico.

Por outro lado, se você reside em uma localidade mais fria, não é nem bom pensar em ter essa máquina em casa. Exceto em épocas em que o calor prevaleça. Mas é bom tomar cuidado com o uso do ar-condicionado em ambientes naturalmente frios ou gelados.

Quando usar o ar-condicionado?

pessoa com controle de ar-condicionado na mão

Como já comentamos, o uso do ar-condicionado vai ser uma baita aposta em regiões mais quentes, com temperaturas acima. Mas, caso você more em uma região onde o clima é predominante frio, também dá para usar esse item, contanto que você use no verão, por exemplo.

Veja também: Paredes curvas: como decorar esse formato e acertar no visual do ambiente?

Uma recomendação da Anvisa, a Agência de Vigilância Sanitária, é manter o ar-condicionado entre 23°C e 26°C durante o verão. Já durante o inverno, a recomendação é entre 20?°C e 23?°C. Essas são as temperaturas mais “seguras”.

O uso equivocado do ar-condicionado pode trazer riscos à saúde. Por isso, é bom ser bem cuidadoso com esse tipo de produto.

Inclusive, outra recomendação é manter o ar-condicionado ligado mais no período da noite, quando você vai dormir.

E é bom saber que existem alguns modos desse produto que ajudam a estabilizar a temperatura de maneira automática, o que é uma boa pedida, porque aí você não precisa ficar levantando no meio da madrugada para regular a temperatura.

Aliás, se você quer economizar na conta de luz, é bom apostar no uso do ar-condicionado mais no período da noite, quando você vai descansar e seu corpo fica mais “vulnerável”.

Por que o corpo fica mais sensível às temperaturas durante o sono?

criança dormindo em espaço com ar-condicionado

O motivo por que o ideal é ligar o ar-condicionado no período da noite está ligado com o fato de que o corpo se encontra no sono REM.

Quando esse “modo” do corpo é ativado, ele deixa de executar algumas atividades que seriam essenciais, como na regulação de temperatura.

A partir disso, o indivíduo tem a produção de suor mais desestabilizada, o que por fim deixa o corpo mais sensível a mudanças de temperatura externa e menos tempo nesse estágio.

De maneira geral, isso tudo impacta negativamente a memória e o sistema imunológico, entre outros. Por causa disso, acaba que o ar-condicionado é algo fundamental para todas as pessoas, principalmente aquelas que moram em lugares com temperaturas mais elevadas, a partir dos 28?°C.

Sendo uma questão de saúde, nesse tipo de lugar o ar-condicionado é um produto que pode ser vendido por preços acessíveis. Já onde ele é dispensável, tendo em vista a temperatura ambiente mais estável, acaba que ele é encontrado por preços bem altos e nem todo mundo consegue ter ou manter.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora WebGo Content desde janeiro de 2021. Gosta de se alimentar bem, dirigir à noite e tirar fotos. Está aprendendo a falar japonês, e também tenta manter suas ofensivas de francês no Duolingo. Capricorniana com ascendente em Aquário.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.