Início » Organizando » Entenda que alimentos você NÃO pode colocar no liquidificador

Entenda que alimentos você NÃO pode colocar no liquidificador

Descubra quais são os alimentos que você não deve bater no liquidificador e preserve o equipamento por mais tempo

Há quem pense que todos os alimentos podem ser batidos no liquidificador. No entanto, não é bem assim que funciona! Existem alguns alimentos que podem comprometer o equipamento, danificando-o de forma irreversível.

A seguir, você confere o que não pode colocar no liquidificador e aprende a usar o eletrodoméstico de forma correta, mantendo-o em perfeito estado por mais tempo!

O que NÃO colocar no liquidificador?

pessoa segurando liquidificador com líquido pulando para fora

Existem alguns alimentos que podem danificar seu liquidificador a curto ou longo prazo, por isso não se indica batê-los no eletrodoméstico. E quais são esses alimentos? A seguir, você confere os principais:

1. Líquidos muito quentes

Se você tem o costume de bater líquidos muito quentes no liquidificador, saiba que isso pode danificá-lo de maneira irreversível. Quando o líquido ou alimento está muito quente, ele gera uma pressão dentro do eletrodoméstico.

Como resultado, podem ocorrer pequenas explosões que machucam quem está por perto e ainda inutilizam o equipamento. Se o liquidificador tiver copo de plástico, ainda há o risco de derretê-lo com um alimento muito quente.

Então, como proceder para fazer um uso mais seguro do liquidificador na cozinha? Neste caso, indica-se que deixe que o líquido ou alimento esfrie um pouco e somente depois bata no equipamento.

2. Carne com osso

Existe quem aproveite o liquidificador para bater pequenos pedaços de carne, em alguns casos com osso que pode ter passado despercebido. É justamente aí que está o problema!

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

A lâmina e a potência de seu equipamento podem ser altas, mas o osso é um material muito duro e pode quebrar o aparelho. Portanto, antes de colocar qualquer carne no equipamento, verifique se ela não tem pedaços de osso. Em caso positivo, remova essa parte.

3. Alimentos com cheiros que impregnam

Os alimentos com cheiros que impregnam podem deixar o copo e demais partes do liquidificador com esses odores fortes. O ideal é que prefira usar equipamentos com materiais inertes e que não ficam com cheiro.

liquidificador com líquido dentro

Ótimos exemplos disso são os liquidificadores com copo de vidro, bem como com partes confeccionadas com aço inoxidável. Inclusive, esse tipo de material não oxida, portanto, não enferruja e permanece em bom estado por mais tempo.

4. Alimentos congelados

Os alimentos congelados exigem mais de seu liquidificador. Se ele não tiver a potência adequada para triturá-los, existe uma grande possibilidade de danificar as lâminas ou motor do equipamento.

Por isso, o ideal é que deixe que os alimentos descongelem um pouco antes de batê-los no liquidificador. Alguns minutos fora do freezer são suficientes para amolecer um pouco os alimentos.

Vale lembrar que a possibilidade de quebra também se aplica a casos em que se prepara bebidas com gelo no liquidificador. Se possível, coloque-o depois ou tenha um aparelho potente que seja capaz de triturar o gelo.

5. Castanhas

É comum utilizar o liquidificador para triturar castanhas, mas saiba que essa não é a melhor solução para essa finalidade. Como se trata de um alimento com óleo natural em seu interior, isso pode prejudicar o funcionamento das lâminas.

Como resultado, não conseguirá triturar o alimento no nível que deseja e ainda há o risco de prejudicar o poder de corte delas, principalmente a longo prazo, se tiver o costume de triturar castanhas com frequência.

Outros cuidados que você pode ter para preservar o liquidificador

Entenda que alimentos você NÃO pode colocar no liquidificador

Descubra o que mais você pode fazer para preservar seu eletrodoméstico por mais tempo:

Aliás, entenda:
Como escolher o melhor liquidificador para você!

Não sobrecarregue o equipamento

Comece colocando líquidos, uma vez que eles criam um vórtex que puxa os sólidos para baixo. Depois, acrescente os alimentos secos.

Prefira liquidificadores de alta potência

Principalmente para bater alimentos duros e congelados, bem como os mais consistentes. Se o equipamento tiver potência baixa, existe uma grande possibilidade de queimar seu motor.

Não tente amolar as lâminas

Isso aumenta o risco de danificar o equipamento de forma permanente. Para preservar o poder de corte delas é só utilizar a função “pulsar” ao triturar alimentos congelados ou muito duros.

Não lave partes do equipamento com o lado áspero da esponja

Além de riscar o liquidificador, também há a possibilidade de criar arranhões que poderão acumular sujeira. O ideal é que lave o equipamento com o lado macio da esponja.

Se preferir, coloque 300 ml de água no copo com um pouco de detergente e bata na função pulsar, para eliminar resíduos com facilidade.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora formada em letras, com experiência em inbound marketing e SEO. Provavelmente a pessoa mais organizada que você conhecerá. Apaixonada por boas histórias, séries e comidinhas.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.