Início » Dicas » 5 dicas para organizar o freezer: confira esses passos super práticos e ganhar mais espaço

5 dicas para organizar o freezer: confira esses passos super práticos e ganhar mais espaço

O objetivo de organizar o freezer é simples: aproveitar o máximo possível do espaço disponível. E muitas pessoas esquecem desse detalhe: muita coisa pode caber lá dentro se souber como utilizá-lo.

Claro, não estamos dizendo que o freezer é fácil – pelo contrário: esse eletrodoméstico da cozinha é um dos mais difíceis de organizar, afinal estamos colocando no mesmo lugar vários alimentos e produtos de inúmeros tipos e tamanhos em um espaço pequeno.

No entanto, algumas dicas podem ajudar nessa tarefa e mudar sua visão de como garantir que tudo caiba perfeitamente bem. Acompanhe agora.

Correto armazenamento dos alimentos

freezer organizado

Antes de tudo, é fundamental que você armazene os alimentos da melhor forma, ou seja, escolhendo os recipientes adequados – e isso interfere diretamente na hora de organizar o freezer sim!

É essencial fazer a leitura desse texto:
Como congelar os alimentos?

De modo geral, podemos separar três meios para armazenar os alimentos:

  • Recipientes de vidro: são os mais recomendáveis tanto para colocar no freezer quanto na geladeira.

Tais recipientes são seguros, ecologicamente corretos e não há problemas em levá-los do freezer à geladeira ou para o forno com rapidez.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Um detalhe: ao colocar o alimento dentro de um recipiente de vidro, certifique-se de que ele fique bem posicionado e que haja um pequeno espaço para expandir por causa do congelamento – isso evita possíveis quebras do vidro.

  • Recipientes de plástico: são os modelos mais usados e também são mais baratos do que os de vidro.

Para usar esse tipo, o primeiro passo é verificar se eles são livres de BPA, um composto que pode ser prejudicial para a sua saúde. 

Outro detalhe é conferir se o plástico pode aguentar baixas temperaturas, já que alguns podem rachar e quebrar, o que contamina o alimento.

  • Sacos para congelamento: o famoso saco ziploc é hermético e pode ser colocado no freezer tranquilamente!

Essa é uma opção interessante e bastante prática para levar ao freezer vários tipos de alimentos, como pães, carnes, frutas e outros.

O que entra primeiro, sai primeiro

Essa é uma regra de ouro ao organizar o freezer: alimentos que entram primeiro no eletrodoméstico devem sair primeiro também.

Contudo, você deve levar em consideração as datas de validades sempre – esse é um ponto que precisa ser analisado toda vez que guardar um item no freezer, está bem?

Para potencializar essa dica, uma recomendação sensacional é etiquetar os alimentos. Por exemplo, ao guardar no freezer um recipiente hermético com feijão, lembre-se de escrever que é este o alimento presente no pote e a data de validade.

Coloque somente o necessário

organizar o freezer

É sempre bom aproveitarmos os benefícios de congelar os alimentos, pois facilita muito a nossa vida, não é?

Porém, isso pode também ser um obstáculo na hora de organizar o freezer, já que podemos perder o controle e começar a congelar absolutamente tudo.

Assim, é crucial pensar que é melhor não ter altas quantidades de alimento dentro do freezer por muito tempo, bem como identificar o que pode estar ocupando espaço desnecessário dentro do eletrodoméstico.

Congele somente o necessário – nem muito e nem pouco de cada alimento justamente para que ele fique um tempão no freezer e passe da data de validade. 

Cuidados com a porta do freezer

Na hora de organizar o freezer, é preciso prestar atenção na porta!

A porta é o local mais quente do eletrodoméstico, então não é indicado que você armazene itens que sejam ricos em gordura, como é o caso de alguns sorvetes, por exemplo, além de certas frutas.

O fato é que na porta, a tendência é que os sorvetes descongelem e “recongelem” inúmeras vezes durante o dia, o que favorece a perda de sabor e textura, assim como a qualidade da forma geral desse alimento.

Use a porta do freezer para armazenar bebidas.

Separe por tipo e tamanho

potes de comida no freezer

Por último, a organização do seu freezer pode ser ainda mais otimizada se separar seus itens por tipo e tamanho.

Ou seja, organize carne com carne, frutas com frutas e assim por diante. Já em questão de tamanhos, entenda olhando para os formatos dos recipientes – do menor para o maior – para considerar o que usa mais e o que usa menos, logo será mais fácil definir o lugar de cada coisa.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Deixe seu comentário