Início » Organizando » 4 maneiras corretas de higienizar frutas e verduras; técnicas simples e eficazes

4 maneiras corretas de higienizar frutas e verduras; técnicas simples e eficazes

Higienizar frutas e verduras antes do consumo é muito importante e uma forma eficaz de evitar o contágio por bactérias e uma possível intoxicação alimentar. Porém, por mais que as pessoas saibam que frutas e verduras devem ser higienizadas, muitas ainda cometem erros e lavam de forma ineficaz.

Consumir alimentos que não tenham sido lavados corretamente podem causar diversos problemas de saúde, por isso, fique atento à higienização desses produtos, garantindo que sua saúde esteja em dia.  

Se você quer aprender a lavar estes alimentos corretamente ou até mesmo aprender novas formas de higienizar, continue nesse texto com algumas dicas com técnicas simples e eficazes.

Como higienizar frutas e verduras

4 maneiras corretas de higienizar frutas e verduras; técnicas simples e eficazes

A higienização de alimentos frescos como frutas, legumes e hortaliças não é complicada e não requer grandes esforços, mas extremamente importante. A limpeza correta diminui o risco de contaminação por bactérias e possíveis impurezas presentes do local em que foram compradas, além de remover consideravelmente pesticidas, agrotóxicos e outros produtos usados para o controle de pragas em plantações e lavouras.

Antes de deixar os alimentos de molho, verifique se é necessário retirar as partes que não estão boas para consumo. Exemplo: observe se o alface possui alguma folha danificada, com possíveis estragos ou se o morango possui algumas unidades ruins, retirando tudo aquilo que não estiver bom. 

Bicarbonato de sódio

Muito utilizado nas cozinhas para a higienização de frutas, verduras e hortaliças, mas não é tão eficaz para remover os agrotóxicos presentes. 

Encha uma bacia com 1 litro de água e adicione uma colher de bicarbonato, deixando os alimentos de molho por cerca de 15 minutos. Retire e lave novamente em água corrente para retirar todo resíduo de bicarbonato e guarde em potes bem fechados. Não esqueça de deixar tudo secar antes de guardar.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Vinagre

O vinagre é mais eficiente na limpeza de frutas, legumes e folhas do que o bicarbonato, sendo ótimo para matar e eliminar bactérias. O vinagre ainda ajuda a soltar as larvas dos alimentos, sem matá-los.

O uso do vinagre é parecido com o bicarbonato. Misture 2 colheres de vinagre em 1 litro de água, deixe de molho por 20 minutos e enxágue bem. Deixe os alimentos secarem bem antes de guardar. 

higienizar alimentos

Hipoclorito de sódio

Essa é uma solução potente e que melhor elimina as bactérias presentes nos alimentos. O hipoclorito é uma substância desinfetante e própria para desinfetar alimentos, além de servir para purificar a água. 

Antes de deixar de molho, faça a lavagem individual de cada fruta, verdura ou folhas, retirando as partes que não estão boas e lavando em água corrente. Depois, coloque os alimentos em uma bacia com pelo menos 1 litro de água. Utilize no máximo duas colheres de hipoclorito de sódio para cada litro de água filtrada.

Enxague muito bem para remover a solução e deixe tudo secar antes de guardar.

Escovinha

Essa técnica serve para frutas e legumes. Alimentos que são consumidos com casca não devem apenas ser passados em água corrente, mas também não precisam ficar de molho. Por isso, esfregue-os com uma escovinha ou bucha para retirar as impurezas. Depois disso estes alimentos podem ficar de molho por cerca de 20 minutos na solução que preferir. 

Como guardar frutas e verduras depois de higienizar

lavar frutas

Sejam frutas, verduras, legumes ou folhas, todos esses alimentos precisam ser guardados corretamente após a higienização. O ideal é que não sejam guardados próximos a produtos que não estejam devidamente limpos. 

As frutas, verduras e legumes podem ser guardadas em potes fechados com tampas ou em sacos plásticos limpos. Já as folhas devem estar completamente secas e colocadas em potes para serem guardadas na geladeira. Adicione algumas folhas de papel toalha dentro do pote para absorver a umidade dos alimentos e prolongar sua conservação. Se demorar a comer, troque as folhas quando estiverem bem úmidas. 

Você também pode congelar os alimentos para que durem mais após a higienização, mas devem ser armazenados da forma correta.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Andresa Raposo é redatora especializada e fez parte da equipe do HomeIT. Possui experiência em redação para Decoração e "coisinhas" para casa.

Deixe seu comentário