Início » Organizando » Como congelar comida corretamente; essas sugestões te ajudam a economizar e ganhar tempo

Como congelar comida corretamente; essas sugestões te ajudam a economizar e ganhar tempo

Congelar comida é uma das melhores maneiras de facilitar o preparo das refeições na cozinha, assim como evita o desperdício!

Essa ideia é muito válida para famílias que percebem o quanto gastam em aplicativos de delivery e no consumo de alimentos processados, especialmente pela correria do dia a dia. 

Dessa forma, veja algumas dicas essenciais para que você realmente economize e garanta qualidade em sua alimentação com o congelamento da comida!

Alimentos que não podem ser congelados

comida congelada

Antes de mais nada, é importante que você saiba que nem todos os alimentos podem ser congelados, pois eles podem perder as suas características.

Por isso, recomendamos que você evite no congelador os seguintes itens:

  • Verduras cruas;
  • Maionese;
  • Carne já descongelada;
  • Ovo cru (com casca) ou cozido;
  • Comida enlatada;
  • Batata (exceto quando em forma de purê ou escondidinho);
  • Laticínios;
  • Alimentos fritos;
  • Gelatina;
  • Molhos que levam farinha ou amido de milho;
  • Queijos moles;
  • Chantilly e glacê.

Alimentos em boas condições

Você só pode congelar comida que estiver em condições atuais, ou seja, quanto mais frescos, melhor.

O congelamento da comida desacelera o crescimento dos microrganismos, porém não é capaz de matá-los. Por isso, alimentos contaminados continuarão desse jeito quando for consumi-los.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Higienização de legumes, verduras e frutas antes de congelar

Ao congelar comida, em especial frutas, legumes e verduras, é necessário higienizar cada um, o que irá prevenir que você leve comida contaminada ao congelador.

Assim, retire as partes danificadas desses alimentos, lave os vegetais na água corrente. Ainda, deixe de molho em uma solução de água com cloro ou água sanitária por mais ou menos 15-20 minutos. 

Basta enxaguar, escorrer bem a água para evitar que se forme cristais de gelo (que podem prejudicar a textura) e poderá congelar sem problemas.

Frutas merecem atenção

Frutas vermelhas, como amora, morango e cereja, por exemplo, podem ser consumidas depois de descongeladas, pois elas mantêm suas características no congelador.

No entanto, frutas que escurecem, como é o caso da maçã e banana, por exemplo, são melhores aproveitadas no congelamento quando na forma de purê e usadas no preparo de sorvetes ou caldas.

Além disso, frutas que possuem uma maior quantidade de água, como, por exemplo, o abacaxi e a melancia, podem ficar moles, porém podem ser consumidas na forma de suco.

A dica aqui é congelar as frutas em pedaços para que o congelamento seja mais fácil, retirando cascas, caroços e sementes.

Branqueamento de hortaliças

Para que as hortaliças congeladas permaneçam com textura e cor, é necessário fazer a técnica de branqueamento!

Esse processo nada mais é do que cozinhar os alimentos rapidamente em água escaldante e, logo em seguida, dar um choque térmico com gelo e água fria para que o cozimento pare e evite que elas fiquem muito moles.

Certos alimentos, como folhas e legumes mais macios só precisam de 15 segundos de fervura, enquanto legumes mais firmes (como cenoura) precisam de uns 35 segundos.

Embalagens corretas

Para congelar comida corretamente, você precisa escolher embalagens que evitem o contato do alimento com o ar.

O oxigênio é o maior inimigo do alimento congelado, pois ele acelera a deterioração da comida. Dessa maneira, o melhor tipo é a embalagem selada a vácuo, já que ela protege o alimento do contato com o ar do congelador.

Claro, você pode usar sacos plásticos próprios para guardar a comida, como aqueles que têm fechamento hermético tipo zip lock, só lembrando de remover o ar interno.

Se preferir, você pode também usar potes de vidro ou potes de plástico sem BPA.

Como descongelar os alimentos?

Enfim, não somente entender o congelamento, é preciso saber descongelar os alimentos. Cada tipo de alimento combina com um determinado tipo de técnica, na verdade. 

Por exemplo, frutas, doces, bolos e tortas salgadas devem ser descongeladas em temperatura ambiente.

Para carnes, aves e peixes crus, é preciso que eles sejam colocados na geladeira para descongelar lentamente.

Alimentos cozidos, como legumes branqueados, arroz, lentilha, molhos, sopas, feijão, entre outros, podem ser descongelados no fogão. Já no forno, coloque alimentos como lasanha, carne já assada, peixe para assar, entre outros.

De preferência, coloque-os embrulhados em papel alumínio.

No micro-ondas, as porções devem ser pequenas, pois a comida pode começar a cozinhar de maneira desigual e deixar o centro ainda congelado. Faça pausas durante o processo para virar e mexer a comida!

Comidas cruas precisam estar em potência mínima.

Portanto, agora você é capaz de preparar uma refeição gostosa e saudável, evitando desperdícios, além de conservar cor, sabor, textura e nutrientes de todos os alimentos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Deixe seu comentário