3 vantagens e 2 desvantagens do forno elétrico; leia com ATENÇÃO antes de comprar

O forno elétrico é um dos eletrodomésticos que é muito cogitado na hora de montar a cozinha, os principais pontos que levam as pessoas a pensarem a comprar esse produto são sua aparência, usabilidade, praticidade e etc. 

forno eletrico

Mas afinal você sabe quais as vantagens e desvantagens de se possuir um forno elétrico? Aqui iremos explicar todas elas para lhe ajudar na tarefa de escolher ou não esse eletrodoméstico! Acompanhe para saber mais. 

Forno Elétrico – Vantagens e Desvantagens

pessoa tirando comida do forno elétrico

A escolha dos eletrodomésticos para a cozinha é uma coisa que demanda muito cuidado e atenção, esse local da casa é onde passamos muito tempo já que é onde preparamos refeições para nós mesmos, para a família e convidados. 

Equipar a cozinha traz muitas dúvidas graças a variedade de eletrodomésticos disponíveis no mercado, e nesses casos é necessário avaliar as vantagens e desvantagens de cada um para escolher a melhor opção para a sua casa! Confira as 3 principais vantagens:

Praticidade

A praticidade do forno aparece por conta de seu funcionamento – basta ligar o equipamento na tomada e a temperatura logo será distribuída no interior, fazendo com que os alimentos sejam assados uniformemente. 

Além disso, é possível regular a temperatura e programar o tempo em que ele aquecerá, reduzindo a necessidade de ser conferido frequentemente para evitar que o alimento seja queimado. 

Facilidade de limpeza

O modelo de forno elétrico é muito mais compacto que os fornos embutidos em fogões a gás, por isso, o modelo elétrico tem uma manutenção super simples! Várias pessoas optam pelo forno elétrico pela sua facilidade de higienização.

Você só precisará de sabão neutro, uma esponja macia e um pano absorvente seco para finalizar a limpeza e garantir o brilho no seu forno.

Precisão na temperatura

Como citado anteriormente, uma das grandes vantagens do forno elétrico é a regulagem de temperatura. Comparado com outros fornos, o forno elétrico não necessita de pré aquecimento para que comece a assar com eficiência, basta controlar o botão e logo terá alimentos quentinhos. 

O forno elétrico retém o calor por mais tempo após ser desligado e evita a dissipação do calor para a cozinha com tanta rapidez.

Já para as desvantagens, as duas principais, são:

Consome mais energia

O forno elétrico funciona quando ligado a fonte de energia, portanto, comparado ao forno a gás, ele consome 40% a mais de energia. 

Caso falte luz, não será possível utilizá-lo, enquanto que com o forno a gás, é possível. Isso pode comprometer a sua receita já que caso acabe a luz em algum momento que esteja assando algum alimento como pães e bolos, pode não ter um bom resultado.

Valor mais alto

Em comparação ao forno a gás comum, o valor do forno elétrico é mais alto. Isso é um fator que deve ser levado em consideração já que o forno a gás costuma ser embutido em um fogão! Já o forno elétrico é separado, o que faz com que você tenha que adquirir um modelo de fogão separadamente.

Conheça outro modelo de forno

forno a gás de embutir

Caso esteja procurando e ainda tenha dúvidas de qual a melhor opção para a sua cozinha, existe também o forno a gás, um modelo de forno que é super buscado e várias pessoas possuem! As principais vantagens e desvantagens dele, são:

  • Consumo de energia: ele utiliza a energia elétrica apenas para acender a luz interna e em alguns casos para acendimento automático. 
  • Valor do produto: possui diversos modelos à venda o que garante preços mais em conta;
  • Pré-aquecimento: o pré-aquecimento é mais rápido que em outros modelos; 
  • Funciona mesmo em queda de energia; 
  • Possui uma capacidade maior, o que possibilita o preparo de peças inteiras de carne por exemplo; 
  • Menor precisão de temperatura; 
  • Sua manutenção exige maiores cuidados e manutenções recorrentes para evitar vazamentos e acidentes.

Depois de entender as vantagens e desvantagens de cada modelo você pode pesquisar imagens de referências para ajudar na sua escolha. Os fornos além de serem ótimos aliados na hora do preparo de alimentos, conseguem influenciar a aparência da sua cozinha. 

Como os fornos funcionam

forno elétrico em bancada

O forno funciona como uma estufa, que costuma cozinhar os alimentos de maneira uniforme. Ele possui um cozimento mais lento que é super utilizado para carnes mais duras que demandam mais tempo para ficar macia, é essencial para alimentos que precisam de um calor uniforme para crescer, além de serem muito utilizados para gratinar e dourar alguns alimentos!

O forno é essencial para fazer refeições completas e fáceis que recebem diversos ingredientes, assim você fica com ainda menos louça para lavar. 

Redação de textos para blogs, sites de notícias e sites de apoio. Revisão e atualização de textos já publicados. Intervenções em redes sociais. Aplicação de SEO.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário