Início » Plantando » 7 Plantas que preferem sombra para você ter dentro de casa

7 Plantas que preferem sombra para você ter dentro de casa

Cultivar plantas em ambientes internos não é um grande desafios, afinal, existem várias espécies que preferem sombra ao invés de luz intensa.

Então, se você quer trazer o verde para dentro de casa, aqui estão sete plantas que amam sombra e que você pode cultivar facilmente, garantindo mais cor para os ambientes menos iluminados.

1. Samambaia

As samambaias são clássicos incontestáveis quando se trata de plantas de interior para locais sombreados.

Elas prosperam em ambientes com sombra parcial e umidade elevada, evitando a exposição direta ao sol. Também é importante manter o solo uniformemente úmido, mas nunca encharcado, e pulverizar as folhas regularmente para manter a umidade ideal.

2. Zamioculca

Plantas que preferem sombra (1)

Conhecida por sua robustez, a zamioculca pode prosperar mesmo em condições de baixa luminosidade, tornando-a perfeita para cantos de salas ou corredores com pouca luz.

Além disso, essa é uma planta que não exige muita manutenção, precisando apenas de regas moderadas, quando o solo está seco ao toque.

3. Aspidistra

Apelidada de “planta de ferro fundido“, a aspidistra é muito tolerante a condições de baixa luz. Ela é ideal para quem não possui tempo ou conhecimento para cuidados frequentes com plantas.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Prefere solos ligeiramente úmidos e deve ser regada somente quando o solo começar a secar.

4. Fitônia

Vibrante e colorida, a fitônia é excelente para crescer em locais sombreados e úmidos, como terrários ou banheiros.

Suas folhas brilhantes vêm em várias cores, incluindo rosa, vermelho e verde. Para manter sua vivacidade, a fitônia precisa de alta umidade e deve ser regada frequentemente para manter o solo consistentemente úmido, mas não encharcado.

Evite colocá-la em locais com correntes de ar ou muito frio.

5. Calathea

Plantas que preferem sombra (4)

A calathea é famosa por suas folhas ornamentais com padrões diferentes que podem variar de listras a manchas.

Prefere estar em sombra ou luz indireta e aprecia um ambiente úmido, similar às samambaias. É importante manter o solo sempre úmido e pulverizar suas folhas regularmente para imitar o ambiente úmido de seu habitat.

A calathea  é sensível ao cloro, portanto, use água filtrada ou deixada em repouso por um dia para regas.

6. Begônia-Rex

Com folhas decorativas, a Begônia-Rex é uma planta deslumbrante que gosta de luz indireta e pode realmente brilhar em um espaço sombreado.

Suas folhas podem apresentar uma mistura de cores, incluindo prata, verde, rosa e roxo. A rega deve ser moderada, permitindo que o solo seque entre as regas, mas mantendo uma boa umidade.

Evite molhar as folhas diretamente para prevenir doenças.

7. Pau d’água (Dracaena fragrans)

Plantas que preferem sombra (6)

O pau d’água é outra das plantas que preferem sombra, e pode ser colocado em áreas da casa que recebem pouca luz natural.

Ele precisa de regas moderadas, apenas quando a parte superior do solo estiver seca, e pode se beneficiar de uma limpeza das folhas de vez em quando, para remover a poeira acumulada.

CONFIRA Também: Plantas Ornamentais para Jardim e as 6 principais espécies para você cultivar em casa

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    É formada em Marketing pelo Centro Universitário Internacional e atriz licenciada pelo SATED/PR desde 2017. Trabalha com gestão de mídias sociais e redação criativa além de atuar em várias frentes de comunicação midiáticas.

    Deixe seu comentário