Início » Infantil » 7 cuidados ESSENCIAIS para quem tem criança pequena em casa; o 5º NUNCA pode ser esquecido

7 cuidados ESSENCIAIS para quem tem criança pequena em casa; o 5º NUNCA pode ser esquecido

Conheça, aqui, sete cuidados essenciais para quem tem criança pequena em casa, tornando seu lar mais seguro!

Ter criança pequena em casa exige adotar cuidados essenciais para tornar o ambiente mais seguro a elas. Dessa forma, conseguirá reduzir a possibilidade de acidentes.

E quais são esses cuidados, especificamente? A seguir, listamos os sete mais representativos! Confira quais são e aproveite para adotar nossas dicas, tornando seu lar mais seguro para crianças pequenas!

1. Adapte janelas de seu lar

7 cuidados ESSENCIAIS para quem tem criança pequena em casa; o 5º NUNCA pode ser esquecido

Janelas são perigosas, principalmente se morar em apartamentos ou sobrados. A criança pode se apoiar nelas e perder o equilíbrio, resultando na queda.

O ideal é que adapte todas em seu lar, para reduzir o risco de acidentes. É possível, por exemplo, instalar grades ou redes de proteção. Também evite deixar próximo de janelas qualquer item que possa ser escalado.

2. Use protetores de quinas em móveis

protetores de quinas em móveis

Os protetores de quinas de móveis são fundamentais para evitar acidentes em caso de quedas. Se a cabeça da criança bater na quina, há a chance de provocar cortes e machucados profundos. Com o protetor de quina é possível evitar esse problema.

Essas peças se destacam por serem emborrachadas e funcionam como capas protetoras de quinas. É importante que invista em alternativas de qualidade, que tenham boa aderência ao móvel, para efetivamente proteger a criança.

3. Redobre a atenção com instalações elétricas

protetor de tomada para quarto de bebê

Instalações elétricas devem receber uma atenção extra quando se tem criança pequena em casa. Um dos principais cuidados é ter protetores de tomada, para impedir que a criança coloque os dedos nela e leve choque.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Além disso, opte por passar os fios de eletrônicos e eletrodomésticos por trás dos móveis. Dessa forma, diminui-se o risco de tropeços e quedas, inclusive de que a criança os utilize para brincar.

Itens que funcionam com eletricidade, como ferros, chapinhas, secadores e outros, devem permanecer desligados, de preferência fora do alcance de crianças e nunca em ambientes que têm saída de água, como no banheiro.

4. Use travas de segurança para gavetas e portas

trava de segurança para quarto de bebê

Conforme a criança cresce e desenvolve habilidades motoras, ela se torna mais curiosa e começa a mexer em tudo, incluindo gavetas e portas. É aí que está o problema: há uma grande chance de prender os dedos da criança, provocando machucados sérios.

Para reduzir essa possibilidade, recomenda-se o uso de travas de segurança para gavetas de móveis e portas. Dessa forma, conseguirá mantê-los sempre fechados, tornando o ambiente mais seguro para a criança.

5. Instale grades de proteção em escadas

grade de proteção para escadas

Quando se tem criança pequena em casa, é muito importante restringir o acesso a escadas, pois há um risco grande de queda e acidentes. Para isso, basta instalar grades de proteção na subida e descida da escada.

Além disso, coloque fitas antiderrapantes em todos os degraus, caso eles não tenham um revestimento com esse efeito. Se as laterais das escadas forem abertas, feche todas.

Além de tornar a escada mais segura para a criança, esse cuidado também tornará o espaço perfeito para idosos e animais de estimação, diminuindo a chance de queda.

6. Mantenha produtos químicos e objetos cortantes fora do alcance

produtos químicos e objetos cortantes fora do alcance

Os produtos químicos são grandes vilões e é importante deixá-los fora do alcance das crianças, pois podem provocar danos de saúde irreversíveis.

A orientação é que coloque todos na parte mais alta de armários ou em móveis trancados. Dessa forma, restringe-se o acesso a esses produtos.

Em cozinhas, deixe objetos cortantes inacessíveis a crianças, como em gavetas altas ou trancadas. Isso também vale para outros materiais como tesoura, lâminas de barbear, estiletes, entre outros.

7. Cuidado com o local de instalação de móveis

sala de estar decorada

Outro cuidado que todos os pais devem ter é com o local de instalação dos móveis. Tenha em mente que a criança consegue escalar essas peças ou utilizá-las como suporte para acessar itens em armários altos.

Em salas, por exemplo, o ideal é que não deixe sofás, aparadores, buffets ou qualquer outro móvel próximo de janelas. Essa dica também se aplica aos quartos, evitando deixar camas, cômodas, penteadeiras, entre outros móveis perto de janelas.

Quaisquer móveis que possam ser escalados também não devem ficar próximos do fogão ou de pias. Dessa forma, conseguirá tornar o ambiente mais seguro para a criança, reduzindo a possibilidade de acidentes.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário