Início » Organizando » 5 passos simples para limpar estofados das cadeiras

5 passos simples para limpar estofados das cadeiras

Limpar estofados das cadeiras não é uma tarefa difícil e você só precisa seguir alguns passos simples e eficazes para isso.

Nada melhor do que ter essas peças sempre limpas e cheirosas prontas para receber amigos e familiares ou mesmo para você relaxar de forma confortável, não é?

Além disso, a higienização adequada pode prolongar a vida útil delas, manter a aparência impecável por muito mais tempo e deixar o ambiente livre de alérgenos. Veja como limpar estofados das cadeiras com as dicas abaixo!

Passo 1: Passe o aspirador de pó

pessoa limpando estofado de cadeira

Em primeiro lugar, comece realizando uma aspiração profunda para limpar estofados das cadeiras. 

Pegue o seu aspirador de pó e comece a remover toda a poeira, migalhas e sujeira solta que possam estar presentes nos estofados.

Certifique-se de usar um bocal apropriado para estofados, que seja suave e não danifique o tecido.

Aliás, fazendo uma aspiração regular desses móveis, você previne o acúmulo de sujeira e a formação de manchas.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Passo 2: Identifique o tipo de tecido

cadeira estofada

Cada tecido requer cuidados específicos de limpeza (para a escolha dos produtos certos e evitar danos), portanto, é crucial identificar qual está presente em suas cadeiras.

Verifique se é couro, camurça, veludo, algodão ou qualquer outro tipo de material.

Uma dica útil é verificar a etiqueta das cadeiras, geralmente localizada na parte inferior, que pode fornecer instruções de limpeza específicas para cada tipo de tecido.

Caso não encontre a etiqueta ou as informações estejam ilegíveis, é sempre melhor buscar orientação do fabricante ou de profissionais especializados.

Passo 3: Remova manchas e sujeiras

limpeza de cadeira estofada

Há manchas teimosas e sujeiras mais difíceis na hora de limpar estofados das cadeiras? Tudo bem. Sabendo o tipo de tecido e após ter passado o aspirador de pó, você pode apostar numa limpeza mais profunda.

Para manchas em tecidos de algodão ou tecidos sintéticos, uma mistura de água morna com sabão neutro pode ser eficiente.

Veja também:
Como limpar cadeiras brancas de plástico?

Já para tecidos de couro, use produtos específicos para esse material.

Observações importantes: 

  • Sempre siga as instruções do fabricante do produto; 
  • Faça um teste em uma área discreta do tecido antes de aplicá-lo por completo;
  • Evite esfregar vigorosamente o tecido, pois isso pode danificar as fibras: ao invés disso, faça movimentos suaves e circulares, trabalhando de dentro para fora da mancha;
  • Não exagere na quantidade de água ou produto de limpeza para evitar que o tecido fique encharcado.

Passo 4: Enxágue adequadamente

limpeza de poltrona estofada

Ao finalizar a remoção de manchas e sujeiras, é hora de fazer um enxágue correto. Caso você tenha utilizado algum produto de limpeza, certifique-se de remover completamente os resíduos para evitar a formação de manchas ou o endurecimento do tecido.

Uma dica é utilizar um pano limpo umedecido com água para fazer o enxágue.

Tenha certeza de que removeu todo o sabão ou produto de limpeza.

Por fim, deixe os estofados secarem por completo. Para acelerar a secagem, você pode utilizar um ventilador ou deixar as cadeiras em um ambiente arejado.

Passo 5: Proteja e preserve o tecido

cadeiras estofadas em sala de jantar

Em todo esse processo de limpar estofados das cadeiras, você não pode deixar de proteger e preservar o tecido.

Nesse caso, é possível apostar em impermeabilizantes e protetores, que podem ser aplicados para evitar manchas futuras e prolongar a vida útil dos estofados.

Isso é bastante útil porque eles formam uma camada protetora sobre o tecido, impedindo que líquidos e sujeiras penetrem nas fibras.

Siga as instruções do fabricante para aplicar corretamente o produto e garanta uma proteção duradoura para suas cadeiras.

E por último, não coloque as cadeiras de volta ao uso antes de estarem completamente secas, pois se isso acontecer há possibilidade de formação de mofo ou odores desagradáveis.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Editora do Homeit.com.br, Bellezamoderna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.