Início » Dicas » Surpreenda-se com os inúmeros usos do limão na limpeza de casa!

Surpreenda-se com os inúmeros usos do limão na limpeza de casa!

O limão é um alimento básico de nossa cozinha, aquele ingrediente-chave para muitas de nossas receitas favoritas. No entanto, você sabia que é possível usar o limão na limpeza da casa?

Então, antes de seguir à risca a frase “se a vida te der limões, faça uma limonada”, separe essa fruta e descubra aqui os usos do limão na limpeza da casa e se surpreenda pelos resultados!

Remover odores na tábua de cortar

limões em tábua de cortar

Alguns cheiros são realmente indesejados, como alho ou cebola (muito embora sejam alimentos sensacionais) e, de modo infeliz, ficam “grudados” na tábua de cortar de sua cozinha.

Com o uso do limão, você pode não apenas eliminar esses cheiros como também limpar suas mãos deles. Para isso, coloque água morna em uma tigela e esprema meio limão nela. Faça a limpeza da tábua de cortar e aproveite para higienizar suas mãos.

Remover odores de eletrodomésticos

tigela com limões no micro-ondas

Limpar eletrodomésticos deve fazer parte de sua rotina, mas nem sempre temos tempo suficiente para fazer aquela limpeza profunda.

Por isso, o limão pode ser uma boa opção para remover cheiros persistentes na geladeira e no micro-ondas, por exemplo.

Na geladeira, passe suco de limão em uma bola de algodão ou esponja e deixe dentro do eletrodoméstico por algumas horas. Isso ajuda a refrescá-la e eliminar os maus cheiros.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Para o micro-ondas, além de eliminar os odores, o limão auxilia na remoção da gordura, que tende a se acumular com rapidez nesse aparelho. Logo, em uma tigela, coloque uma xícara de água, corte um limão ao meio, esprema o suco e coloque as duas metades na água.

A seguir, coloque a tigela no micro-ondas e ajuste o tempo adequado até que a água esteja fervendo. Retire a tigela e passe um pano.

Remover calcário de torneiras e chaleiras

limpeza de pia e torneira com limão

Você pode notar a presença de calcário (carbonato de cálcio) por meio de depósitos brancos ou outras marcas – elas aparecem em torneiras e chaleiras que transportam água rica em minerais.

Porém, certifique-se de não aplicar o limão em superfícies banhadas em metal.

Dito isso, o uso do limão em torneiras com calcário é simples: corte um limão ao meio e passe pela parte onde há o calcário. Aguarde alguns minutos antes de fazer o enxágue.

Para o calcário na chaleira, coloque algumas metades de limão usadas nela junto a um pouco de água e ferva. Deixe na chaleira durante a noite e depois ferva de novo pela manhã antes de jogar fora.

Manter os insetos longe da cozinha

limão cortado na janela

Passe longe de inseticidas cheios de produtos químicos. O limão na limpeza de casa já é excelente, mas você sabia que é possível usar essa fruta para repelir insetos de sua cozinha.

Esprema um pouco de suco de limão nas soleiras das portas e parapeitos das janelas, assim como em qualquer buraco ou rachadura onde você note haver insetos entrando.

Se há espécies mais persistentes (como baratas), misture o suco de quatro limões (não jogue fora as cascas) com dois litros de água. Esfregue o chão com essa solução.

Aproveite para ler:
Dicas para afastar insetos da cozinha

Limpar espelhos e vidros

mulher usando limão para limpeza de utensílio de vidro

Para deixar espelhos e vidros brilhando, o limão pode ser a solução ideal. Nesse caso, misture quatro colheres de sopa de suco de limão com um copo de água em um borrifador.

Agite bem e borrife a área que deseja limpar. Em seguida, limpe o espelho e o vidro usando um pano de microfibra para remover manchas e marcas.

Da mesma maneira, você pode misturar a água de limão no borrifador com vinagre para ter uma limpeza extra.

Remover a ferrugem

limão para remover ferrugem de faca

Entre todas as funções do limão na limpeza da casa, um dos grandes destaques vem de sua eficácia na remoção da ferrugem dos itens.

Para tanto, polvilhe um pouco de sal sobre a ferrugem e adicione o suco de limão. Aguarde um pouco antes de enxaguar. Para soluções mais fortes, use a mistura de limão e vinagre.

O item ficará livre da ferrugem e também terá um aroma cítrico fresco.

Clarear roupas brancas

suco de limão para clarear roupas brancas

Tem roupas brancas que já não parecem tão brancas como deveriam ser? Adicione meia xícara de suco de limão ao próximo ciclo de lavagem de roupas brancas, ligue a máquina de lavar em temperatura quente e saiba que você nunca mais usará os alvejantes tradicionais.

O limão será o seu agente clareador favorito. E isso graças ao seu ácido cítrico.

Inclusive, para manchas de sangue, o uso é excelente também.

Em roupas mais delicadas – que não suportam ciclos de lavagem mais quentes –, você pode tentar mergulhar suas roupas brancas em uma bacia grande com água e suco de limão e deixá-las durante a noite.

Contudo, não use com itens coloridos, pois poderá deixar marcas de alvejante.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.