Início » Dicas » Como limpar grelha de fogão; técnicas MUITO fáceis, acessíveis e eficazes

Como limpar grelha de fogão; técnicas MUITO fáceis, acessíveis e eficazes

Veja técnicas eficazes, fáceis e baratas para limpar grelha de fogão e aproveite para adotá-las, tendo muito mais praticidade!

A grelha de fogão é uma das principais partes desse eletrodoméstico. Trata-se de grade que serve de apoio para panelas, dando estabilidade a esses utensílios durante o preparo de alimentos.

Essa parte pode acumular sujeira, principalmente gordura, com o passar do tempo. Por isso, é muito importante saber como limpar grelha de fogão, para mantê-la sempre em bom estado. Aqui, você confere dicas para higienizá-las. Acompanhe!

O que você vai precisar para limpar grelha de fogão?

Como limpar grelha de fogão; técnicas MUITO fáceis, acessíveis e eficazes

Os materiais variam de acordo com o tipo de limpeza que deseja realizar. No entanto, existem alguns que são básicos e utilizados na maioria dos casos. Confira quais são:

  • Esponja de lavar louça;
  • Pano limpo;
  • Álcool;
  • Vinagre;
  • Detergente líquido;
  • Bicarbonato de sódio.

Como limpar grelha de fogão com vinagre

Uma das formas de realizar a limpeza é utilizando o vinagre. A seguir, apresentamos um passo a passo de como adotar essa dica:

  1. Retire as grelhas do fogão, preferencialmente quando estiverem em temperatura ambiente. Dessa forma, reduz-se o risco de acidentes, como queimaduras;
  2. Coloque as grelhas em um recipiente grande, como um balde, e adicione água até que cubra totalmente as peças;
  3. Adicione uma colher de chá de detergente líquido na água e misture até que forme espuma. Deixe agindo por 10 minutos;
  4. Em um recipiente, misture 500 ml de água com 10 ml de vinagre;
  5. Retire as grelhas do balde, molhe a esponja na mistura de água e vinagre e esfregue as peças;
  6. Enxágue cada uma das grelhas em água corrente e finalize secando as peças com um pano limpo. Depois, é só retornar as grelhas para o fogão.

Um detalhe importante: você pode utilizar a mistura de água e vinagre para limpar o fogão no dia a dia. Para isso, basta colocá-la em um borrifador para facilitar a aplicação. Outra opção é molhar o pano na mistura e passá-lo no eletrodoméstico.

Como limpar grelha de fogão com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um aliado na limpeza de eletrodomésticos da cozinha, inclusive das grelhas do fogão. Confira, logo abaixo, um passo a passo para realizar a limpeza usando esse produto:

  1. Tire a grelha do fogão e remova a sujeira superficial passando uma esponja de limpeza em toda a peça. Use a parte macia da esponja, para evitar danos às grelhas;
  2. Em um recipiente, faça uma pasta usando o bicarbonato de sódio e água morna. Para isso, basta colocar um pouco do produto e ir adicionando água aos poucos, até que forme a pasta;
  3. Esfregue a pasta de bicarbonato de sódio nas grelhas. Faça isso até que toda sujeira se solte;
  4. Enxágue as grelhas em água corrente e finalize secando cada uma delas com um pano limpo.

Como limpar grelha de fogão com vinagre e bicarbonato de sódio

Fez as limpezas anteriores, mas as grelhas têm sujeiras muito resistentes que não saem com facilidade? Neste caso, o combo vinagre e bicarbonato de sódio é uma boa opção, ajudando a fazer uma limpeza profunda. Veja como adotar essa dica:

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

  1. Tire as grelhas do fogão e passe uma esponja sobre elas, para remover sujeiras superficiais;
  2. Em um recipiente, misture água morna e uma colher de sopa de vinagre, outra de bicarbonato de sódio e detergente líquido;
  3. Mergulhe as grelhas nessa mistura, deixe agir por cerca de 10 minutos e esfregue as peças com uma esponja. Se notar que as sujeiras não saem facilmente, aumente o tempo de molho das grelhas;
  4. Enxágue as peças em água corrente e seque cada uma delas com um pano;
  5. Finalize a limpeza passando um pouco de álcool líquido nas peças. Ele ajuda a renovar o brilho das grelhas. Basta molhar um pano com álcool e passar nelas.

Qual a frequência de limpeza das grelhas do fogão?

Recomenda-se que faça uma limpeza básica todas as vezes que utilizar o fogão, principalmente se for preparar algo gorduroso, como uma fritura.

Uma vez por mês você deve fazer uma limpeza mais pesada, usando uma das dicas que demos acima. Essa limpeza ajudará a evitar que eventuais resíduos se acumulem ao longo do tempo e seja ainda mais difícil removê-los.

Vale lembrar que você também pode usar produtos desengordurantes específicos para limpeza de grelhas ou do fogão inteiro.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário