Início » Organizando » 7 dicas para ter um jardim zen em sua casa: veja como é fácil, inspirador e sem gastar muito

7 dicas para ter um jardim zen em sua casa: veja como é fácil, inspirador e sem gastar muito

Confira dicas para montar um jardim zen em casa de maneira simples e econômica, garantindo um canto acolhedor

O jardim zen é uma excelente alternativa para quem deseja montar um cantinho acolhedor em casa para meditar! Ele garante um espaço ideal para trazer tranquilidade e paz ao ambiente, com uso de elementos da natureza.

Quer montar um jardim zen em casa, mas não sabe como fazer isso? Então, confira aqui sete dicas que separamos para te ajudar nessa tarefa. O melhor? Sem gastar muito! Acompanhe!

O que é jardim zen?

7 dicas para ter um jardim zen em sua casa: veja como é fácil, inspirador e sem gastar muito

A princípio, é importante esclarecer o que é jardim zen. Trata-se de um espaço que combina elementos naturais como plantas, terra, areia, pedras e outros itens, criando um ambiente único e relaxante.

A proposta é oferecer um espaço para meditação e pode ser montado em qualquer canto de seu lar, garantindo uma área perfeita para se distrair e se livrar do estresse do dia a dia.

Jardim zen: confira 7 dicas para montar um em casa

jardim zen

Montar um jardim zen em casa é mais simples e econômico do que muitos pensam! A seguir, apresentamos sete dicas para te auxiliar, conquistando um resultado encantador sem gastar muito:

Aproveite para ler:
Como atrair borboletas para o seu quintal?

1. Escolha o lugar perfeito

Dá para montar o jardim zen em vários espaços de sua casa, como no quintal, no próprio jardim, na varanda, na sala e no quarto. O ideal é que seja uma área em que se tenha mais calma e silêncio, o que é perfeito para meditar.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

O local deve estar sempre limpo e organizado, sem objetos quebrados, sujeira e plantas mortas. Senão, ao invés de trazer energias positivas o efeito pode ser contrário.

ideia de jardim zen

2. Monte um altar

O jardim zen se caracteriza por ter um pequeno altar. Como se trata de uma tradição da cultura budista, é interessante que tenha uma imagem de buda no altar.

No entanto, você pode escolher outras imagens em que acredita, independentemente de sua crença ou religião. Além disso, indica-se que coloque elementos que representam a limpeza de energias ruins e proteção espiritual, como amuletos, pedras e incensários.

3. Combine diferentes elementos

Outra dica para montar um jardim zen perfeito é combinar diferentes elementos da natureza no espaço. Para isso, basta colocar objetos que simbolizem os quatro elementos essenciais: fogo, ar, terra e água.

E o que você pode colocar nesse espaço? É possível deixar, por exemplo, incensos e defumadores, sinos de ventos, fontes de água, cristais e outras pedras naturais que ajudam trazer boas energias e sorte.

Há, ainda, a dica de montar um jardim zen em miniatura, que é a versão que vem numa pequena caixa com um pouco de areia ou terra, para que possa manusear.

como fazer jardim zen em casa

4. Use objetos que limpam energia negativa

Existem objetos que são especificamente indicados para limpar energia negativa e podem ser utilizados na área para torná-la ainda mais agradável. É o caso do sino dos ventos, das mandalas, dos filtros de sonhos e dos espelhos.

Caso monte seu jardim zen em uma área interna, recomenda-se que o faça perto de uma janela. Assim, cada um dos objetos usados na área receberá ar e luz do sol e da lua, conseguindo energizá-los.

5. Coloque itens que remetam ao conforto

Para se ter um ambiente que transmite tranquilidade e calma, é interessante que coloque na área itens que remetam ao conforto. Você pode, por exemplo, usar tapetes pequenos, como passadeiras, e almofadas.

Também dá para instalar uma rede para ter um espaço para descansar. Se o jardim zen ficar numa área coberta, considere manter livros, deixando-os sempre às mãos para ler enquanto estiver no espaço.

6. Use plantas

As plantas transmitem energias e são perfeitas para compor seu jardim zen. Existem várias alternativas que você pode colocar no local, como a árvore da felicidade, que simboliza a união e harmonia entre o casal.

Também é possível utilizar o bonsai, cujo cultivo ajuda a estimular a paciência e a limpar o pensamento de energias ruins. Outra opção é o alecrim, que tira energias negativas e promove um ambiente de cura.

elementos de jardim zen

7. Use técnicas do Feng Shui

O Feng Shui é uma arte milenar chinesa que planeja a disposição de móveis e objetos de decoração, bem como de plantas, de modo a harmonizar o ambiente e fazer as energias fluírem. Ao montar seu jardim zen, considere utilizá-lo para ter um resultado ainda melhor.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

Deixe seu comentário