Início » Organizando » Organizar a casa com crianças: dicas profissionais para não ter bagunça e garantir diversão!

Organizar a casa com crianças: dicas profissionais para não ter bagunça e garantir diversão!

Sabemos que organizar a casa com crianças pode ser algo bastante difícil para a maioria dos pais, ainda mais que as férias estão acabando e logo a rotina necessita de alterações.

Conforme o casal de arquitetos Priscila e Bernardo Tressino, do escritório PB Arquitetura, os ambientes de uma casa/apartamento precisam ser espaçosos, arrumados e, obviamente, bem projetados, afinal, toda criança precisa de liberdade para brincar.

Desse modo, é crucial que os pais busquem criar um quarto que ofereça lazer e foco para o estudo. Vamos entender mais com as dicas desses profissionais!

E quando as aulas voltam?

quarto infantil com móveis montessorianos brancos
Foto: Eric Romero

Com as aulas retornando agora na metade do ano, grande parte dos pais pode enfrentar uma correria para garantir a organização do quarto infantil de modo a não deixar que os estudos fiquem de lado.

No entanto, eles não podem esquecer do quão importante é que as crianças tenham seus momentos de brincadeiras, como assistir uma série de TV ou passar algum tempo desenhando.

Seja qual for a idade da criança, até mesmo para pré-adolescentes, algumas ações precisam ser tomadas para a rotina diária adequada para todos.

Organização e autonomia

móveis montessorianos em quarto infantil
Foto: Eric Romero

Para organizar a casa com crianças e evitar a bagunça, é importante apostar em soluções de armazenamento, especialmente em espaços pequenos, como nos apartamentos atuais.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

“Caixas, cestos organizadores para juntar brinquedos de um mesmo tipo – como blocos de montar, carrinhos ou bonecas, são ótimas opções. Outra alternativa que agrega na decoração é a instalação de nichos de marcenaria planejados, principalmente se as crianças tiverem algum tipo de coleção, pois cria um visual lindo! (…)”, sugere Priscila.

Desse modo, os itens de coleção ficam expostos e bem organizados, o que pode ser uma boa maneira de começar a educar sua criança desde cedo pela importância de manter cada coisinha em seu lugar. 

Como a arquiteta diz: “Se eles aprenderem a brincar e guardar, todo mundo sai ganhando”.

Aliás, esse momento também pode se tornar uma diversão aos pequenos e passar longe do estresse. Não esqueça que crianças aprendem rápido e um novo hábito exige paciência e constância.

espaço de estudo no quarto infantil
Foto: Eric Romero

“O tempo passa tão rápido, mas os momentos compartilhados são eternos. Claro que a organização conta, até por uma questão de segurança para todos. Mas, logo eles crescem e você, com certeza, vai sentir saudades de vê-los brincando em casa”, ressalta Priscila.

Seguindo o crescimento das crianças, a ideia é permitir maior independência, por isso, os arquitetos indicam que os objetos sejam deixados ao alcance delas, mas, sem dúvida, garantindo a segurança de todos.

Logo, existe o método montessoriano, cujo intuito é fornecer autonomia ao pequeno.

Segundo Bernardo, “livros e brinquedos devem, preferencialmente, ficar expostos em locais baixos; a caminha é melhor no chão; cadeirinhas e mesas precisam ser do tamanho apropriado, de forma a incentivar o uso”.

A decoração não é ignorada

cama funcional em quarto infantil
Foto: Eric Romero

Claro, com toda essa preocupação em organizar a casa com crianças, pode ser comum que você esqueça do décor, mas calma: você pode (e deve) combinar os brinquedos, tecidos e itens pessoais com o tema do quarto infantil.

A melhor forma para isso é manter-se numa mesma paleta de cores e do mesmo estilo.

A arquiteta afirma que “podemos viajar desde o provençal, clássico de tons neutros, até os mais rústicos, ou lúdicos e coloridos. O enxoval de cama, tanto para o dormitório da criança, quanto de um bebê, deve seguir uma mesma padronização – como almofadas, cortinas, papel de parede, etc.”

Brinquedoteca vira quarto da bagunça

brinquedos organizados em prateleira
Foto: Eric Romero

Os arquitetos mencionam que uma brinquedoteca pode calhar muito bem, especialmente para os pais, pois dá mais liberdade às crianças, já que elas podem bagunçar à vontade – o lugar é exatamente para esse propósito.

Preocupado que alguma visita veja esse espaço? Bem, é só fechar a porta!

“Portanto, se houver a chance de deixar um cômodo vago para esse fim, é uma ideia muito bem-vinda. Do contrário, se não houver essa possibilidade, é só seguir as outras dicas e organizar a casa da melhor forma!”, concluem os profissionais.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Editora do Homeit.com.br, Bellezamoderna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.