Início » Organizando » O que pode colocar no micro-ondas? E o que não pode? Entenda para não cometer erros

O que pode colocar no micro-ondas? E o que não pode? Entenda para não cometer erros

Descubra o que você pode e não pode colocar no micro-ondas e aprenda a usar esse equipamento de forma segura

O uso do micro-ondas ainda causa muitas dúvidas! Afinal, o que pode colocar no eletrodoméstico? E o que deve ser evitado a todo custo para não causar acidentes ou danos ao equipamento?

Aqui, respondemos essas dúvidas de uma vez por todas. Continue a leitura e descubra como usar seu micro-ondas de forma segura, preservando o eletrodoméstico!

Micro-ondas: descubra o que você pode colocar nele!

O que pode colocar no micro-ondas? E o que não pode? Entenda para não cometer erros

O micro-ondas é o equipamento perfeito para facilitar sua rotina na cozinha. Com ele, dá para esquentar rapidamente alimentos, bem como para prepará-los.

Não deixe de ler:
Motivos para seu micro-ondas não estar esquentando!

No entanto, somente alguns alimentos e materiais podem ir no micro-ondas. A seguir, você descobre quais são os principais que você pode colocar no equipamento:

Cerâmica vitrificada

Trata-se de uma cerâmica que possui revestimento de vidro. Sua finalidade é proteger o material, melhorando sua capacidade de impermeabilização. Além disso, torna seu uso seguro no micro-ondas.

Papel absorvente

O material, que também é chamado de papel toalha, é um aliado na preparação de alimentos. Ele pode ser usado no micro-ondas para absorver a gordura de produtos, entre outras finalidades.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Plástico para micro-ondas

O plástico para micro-ondas é uma alternativa que consegue suportar o calor que o equipamento emite, sem apresentar danos. Pode ser usado para esquentar ou preparar alimentos.

pessoa usando micro-ondas

Porcelana e louças sem detalhes metalizados

A porcelana e louças que não têm detalhes metalizados podem ir ao micro-ondas sem problema algum, seja para aquecer alimentos ou para prepará-los com maior rapidez.

Vidros

Os vidros também podem ser utilizados no equipamento. Para garantir ainda mais segurança no uso, dê preferência para vidros refratários e temperados, que resistem a temperaturas mais altas.

Alimentos úmidos e congelados

Os alimentos úmidos e congelados podem ir ao micro-ondas com segurança, sempre regulando a potência e tempo para evitar que queimem durante o preparo.

O que NÃO pode colocar no micro-ondas?

pessoa colocando recipiente de alumínio no micro-ondas

Curiosamente, existem alguns itens e alimentos que exigem cuidado e não devem ir ao equipamento. A seguir, apresentamos alguns dos principais para que você os conheça:

Determinados tipos de plástico

Há plásticos que quando são aquecidos liberam substâncias como o bisfenol A (BPA) e ftalatos, que são disruptores endócrinos, ou seja, imitam hormônios humanos.

Existem estudos que sugerem que o BPA pode alterar a função da tireoide na puberdade e prejudicar o desenvolvimento do feto. Já os ftalatos estão relacionados ao aumento do risco de câncer.

Além disso, o aquecimento do plástico no equipamento pode liberar dioxina, que gera prejuízo nos sistemas reprodutivo e imunológico.

O ideal é que verifique no pote se há a informação de que ele pode ser usado no micro-ondas. Se houver essa indicação, seu uso é seguro, com aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Isopor

O isopor é confeccionado com poliestireno, que quando aquecido libera estireno. Esta substância se transforma em hipóxido, que tem um poder alto de contribuir para a obesidade em adultos e crianças. Além disso, é carcinogênico (pode causar câncer).

Alumínio

O alumínio não deve ser usado no micro-ondas porque possui um grande risco de incêndio. O equipamento funciona com ondas eletromagnéticas, que quando entram em contato com o alumínio geram correntes elétricas, levando ao superaquecimento do material. Com isso, ocorre o incêndio.

mulher em frente ao micro-ondas

Ovos

Não se recomenda fazer ovos com casca ou inteiros no micro-ondas. Se quiser prepará-los no equipamento, recomenda-se que o faça sem casca e com a gema furada. Se o ovo já estiver cozido, não se deve reaquecê-lo, ainda que sem casca, pois há o risco de explosão.

Alimentos com pele, membrana ou casca

É o caso da batata, tomate, linguiça, pimentão, salsicha, entre outros. Para preparar ou aquecer esses alimentos de forma segura, recomenda-se que os perfure com um garfo antes de colocá-los no micro-ondas. Senão, poderão explodir.

Embalagens fechadas

Sabe aquela marmita que você preparou ou comprou? Nada de esquentá-la fechada! Ela deve estar com a tampa entreaberta, para evitar a possibilidade de explosão.

Alimentos com pouca umidade

Ótimos exemplos são as massas como os pães e oleaginosas como o amendoim, castanhas, entre outros. Eles podem ir ao micro-ondas, desde que fiquem pouco tempo, o suficiente para aquecimento. Se deixar muito tempo, há a possibilidade de incêndio.

Mamadeira

Não aqueça a mamadeira no equipamento, pois o bico dela pode derreter, entupir e provocar uma explosão durante esse processo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

Deixe seu comentário