Início » Dicas » Como limpar vidros de sua casa; opções eficientes, caseiras e que custam MUITO pouco

Como limpar vidros de sua casa; opções eficientes, caseiras e que custam MUITO pouco

Descubra como limpar vidros de modo correto, usando soluções eficientes e de baixo custo, conquistando um ótimo resultado!

Limpar vidros de janelas e portas é uma das principais tarefas da faxina da casa, mas não é todo mundo que sabe como fazê-la de forma correta.

Esse é o seu caso? Então, você precisa conferir as dicas que separamos sobre como limpar vidros. Acompanhe e descubra como deixá-los transparentes e sem manchas!

Aproveite para limpar vidros em dias nublados

Como limpar os vidros de sua casa; opções eficientes, caseiras e que custam MUITO pouco

Pode parecer estranho limpar vidros em dias nublados, mas há um motivo para isso: quando está sol e muito quente, o calor faz a água ou produto evaporar mais rápido. Como resultado, há o risco de deixar manchas na superfície.

Separe panos macios para limpar vidros

Pano macio para limpar o vidro
Pano macio para limpar o vidro

Os panos macios são seus aliados na limpeza dos vidros! Os confeccionados com microfibra são as melhores opções, bem como as flanelas. Em ambos os casos, eles precisam estar limpos.

Mas por que esses panos são os mais adequados? Simples: eles não riscam o vidro e possibilitam realizar o trabalho com maior facilidade. Portanto, garanta essas alternativas para limpar o material!

Um detalhe importante: há quem indique a limpeza de vidros usando jornal velho, mas não caia nessa! O jornal, assim como qualquer outro papel impresso, solta tinta. Ao utilizá-lo, há o risco de manchar e sujar ainda mais o vidro.

Limpe com água e sabão líquido

Agua e sabão para limpar a janela
Agua e sabão para limpar a janela

A água e o sabão líquido formam a melhor combinação para limpar vidros. Dessa forma, é possível remover manchas e demais sujeiras que estão na superfície.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Em uma bacia ou balde, coloque um pouco de água e sabão ou detergente líquido. Misture bem até que forme um pouco de espuma. Então, umedeça um pano nessa mistura e passe no vidro.

Depois, passe outro pano umedecido em água para remover o excesso de sabão. Verifique se ainda há manchas ou sujeiras no vidro. Em caso positivo, repita o processo.

Para finalizar, seque o vidro com um pano macio e seco, de preferência o de microfibra, pois não solta fiapos. Esse processo de limpeza pode ser feito em qualquer tipo de vidro da sala, quarto, cozinha, banheiro ou lavanderia.

Não use produtos à base de solvente

Os vidros são suscetíveis a produtos à base de solvente, como os saponáceos e ácidos. Por isso, é muito importante evitá-los durante a limpeza, para não correr o risco de danificá-los de maneira irreversível.

Vale lembrar que esses produtos também são perigosos para a moldura da janela ou porta, danificando seu acabamento. O ideal é manter a limpeza simples, com uso de água e sabão, somente.

Faça movimentos horizontais e verticais ao limpar vidros

A indicação é que combine movimentos horizontais e verticais para evitar manchas. Para seguir essa dica é simples: de um lado do vidro, faça movimentos horizontais. No outro, realize movimentos verticais.

Para garantir um melhor resultado, recomenda-se que a movimentação seja constante e precisa. Ao finalizá-la, afaste-se do vidro e verifique se há alguma marca pontual que precisa ser removida. Em caso positivo, passe o pano somente nela.

Limpe por etapas

Limpe em etapas o vidro
Limpe em etapas o vidro

Você não precisa limpar todo o vidro de uma vez, o que pode ser muito trabalhoso se for uma janela ou porta grande. Além disso, se optar por limpar tudo de uma vez há o risco de a água com sabão secar e deixar manchas.

O ideal é que faça a limpeza por etapas, dividindo o vidro em seções. Assim, conseguirá realizar todo o trabalho corretamente, tendo um melhor resultado.

Tire manchas de vidros

Fez a limpeza com água e sabão, mas ela não foi suficiente para remover manchas pontuais? Então, você pode misturar medidas iguais de água morna e vinagre branco a uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e outra de detergente líquido.

Molhe uma flanela nessa misture e passe no vidro, dando uma atenção especial para o local da mancha. Depois, passe outro pano umedecido em água, para remover eventuais resquícios de produtos.

Finalize a limpeza com um pano seco, passando para remover a umidade e dar brilho no vidro, deixando-o como se fosse novo.

E o limpa vidros?

O limpa vidros é um produto que pode ser utilizado, mas somente de vez em quando, pois nem sempre ele é suficiente. Quando o vidro está muito sujo, o limpa vidros nem sempre remove a sujeira completamente e pode deixar manchas. Portanto, use-o apenas para limpezas básicas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário