Início » Organizando » 9 motivos para o seu micro-ondas não estar esquentando; o 5º é MUITO comum de acontecer

9 motivos para o seu micro-ondas não estar esquentando; o 5º é MUITO comum de acontecer

Confira, aqui, os principais motivos para seu micro-ondas não aquecer corretamente e dicas para corrigir esse problema!

O micro-ondas é um dos principais eletrodomésticos da cozinha. Não é para menos, afinal, auxilia no preparo de alimentos, tendo muito mais praticidade e rapidez.

No entanto, o equipamento pode apresentar alguns problemas, sendo um dos mais comuns não esquentar alimentos de maneira adequada. Aqui, você descobre o porquê isso acontece! Continue a leitura!

Por que seu micro-ondas não está esquentando?

9 motivos para o seu micro-ondas não estar esquentando; o 5º é MUITO comum de acontecer

Existem diferentes motivos para o equipamento não funcionar corretamente. A seguir, listamos os nove principais e indicamos o que fazer para que o micro-ondas funcione:

1. Voltagem da tomada diferente

Voltagem da tomada diferente
Voltagem da tomada diferente

Pode parecer um detalhe menor, mas não é! Há quem tenha o eletrodoméstico numa voltagem diferente da que possui a tomada e essa incompatibilidade faz com que o equipamento não esquente.

Um detalhe importante: ligar o micro-ondas numa tomada com voltagem diferente aumenta o risco de queima do equipamento. Portanto, é melhor sempre verificar se ambos são compatíveis para evitar problemas.

Caso a voltagem seja compatível, verifique se a tomada realmente está funcionando, utilizando uma chave de teste ou um multímetro.

2. Porta do micro-ondas aberta

Porta do micro-ondas aberta
Porta do micro-ondas aberta

O eletrodoméstico possui um dispositivo de segurança que não permite que o equipamento funcione se estiver com a porta aberta. Se o micro-ondas não estiver esquentando, pode ser que o dispositivo esteja com problema.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Neste caso, recomenda-se verificar se a porta está com boa vedação. Em caso negativo, encaminhe o equipamento para a assistência técnica para solução do problema.

3. Potência errada

Poucos sabem, mas o eletrodoméstico não tem uma potência única! Dá para aumentá-la ou baixá-la de acordo com o alimento que for preparar, garantindo um cozimento adequado.

Se o equipamento não estiver esquentando, considere aumentar a potência. Para isso, basta verificar o manual do micro-ondas para obter informações de como realizar essa alteração.

4. Obstrução da saída de ar

O eletrodoméstico possui aberturas pequenas pelas quais o ar quente sai. Caso algo esteja obstruindo essa saída, é comum que o alimento não esquente por completo.

Por isso, recomenda-se que tire quaisquer objetos que estejam em cima dessas aberturas. Evite, por exemplo, colocar vasos em cima do micro-ondas.

Outra dica é se atentar na escolha do móvel para cozinha no qual deixará o eletrodoméstico. É importante que o equipamento tenha uma folga de 10 centímetros ao seu redor para garantir uma boa circulação de ar.

5. Defeito no prato giratório

Defeito no prato giratório
Defeito no prato giratório

Quando o prato giratório do micro-ondas não funciona de maneira correta, o alimento não recebe calor de modo adequado. Como resultado, não esquenta totalmente, apenas em algumas partes.

Verifique se o prato está encaixado corretamente e se gira quando ligado. Se não for o caso, providencie o conserto numa assistência técnica.

6. Problemas internos

Problemas internos
Problemas internos

Caso não seja nenhum dos motivos acima, pode ser que o equipamento não esteja esquentando devido a problemas internos, como um interruptor ou fusível queimado.

Todos os problemas internos devem ser resolvidos por uma assistência técnica, principalmente se o eletrodoméstico estiver no período de garantia, para não a perder.

7. Uso do utensílio inadequado

O utensílio que você utiliza para preparar o alimento faz toda a diferença, porque pode influenciar na distribuição do calor. O ideal é que utilize recipientes próprios para uso no micro-ondas.

Tenha o cuidado de não usar recipientes de metal ou de plástico que não suporta o calor. Neste último caso, há o risco de derretimento do material.

8. Posição do alimento no prato giratório

A posição do alimento no prato giratório também pode influenciar no aquecimento. Recomenda-se que mantenha o alimento na parte central do prato, para que receba calor de forma igual.

Além disso, se for uma quantidade grande de alimento, indica-se que não deixe tudo amontoado, mas sim distribuído de forma regular. Assim, todas as partes do alimento receberão calor igualmente.

9. Recipientes destapados

A tampa é um detalhe que pode lhe ajudar a aquecer melhor os alimentos, pois mantém o vapor quente no recipiente. Portanto, procure utilizar a tampa sempre que possível.

Dá para comprar tampas avulsas próprias para micro-ondas. Caso seu orçamento esteja reduzido, a dica é improvisar uma tampa com prato ou recipientes de vidro que já tenha em casa. Ao abrir o recipiente, afaste o rosto para que o vapor e ar quente não queimem sua pele.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário