Sofá de Paletes – Vantagens, Desvantagens e Como Fazer

Reutilizar materiais está em alta no mundo da decoração e é justamente isso que o sofá de palete faz. Conhece pouco sobre esta peça? Então, confira aqui detalhes sobre ela, suas vantagens e como fazê-la em casa!

Você não precisa comprar um sofá novo para ter um modelo inovador em sua sala, existem vários modelos de sofás que podem ser feitos com materiais que comumente vão para o lixo, como é o caso dos paletes. O seu destino seria o lixo, normalmente, porém você pode ajudar a natureza e inovar na sua casa. Veja como abaixo.

O que é palete?

Trata-se de um estrado comumente confeccionado em madeira, embora também seja possível encontrar versões em metal ou plástico. Esse estrado é utilizado em feiras e por supermercados, empresas de logística e indústrias, para movimentar uma grande quantidade de produtos/mercadoria.

Geralmente eles melhoram a organização do ambiente, deixando tudo em seu devido lugar e com melhor mobilidade para quem precisa mexer com os materiais. Geralmente esses materiais são jogados no lixo, sendo que podem ser reaproveitados além de sua serventia.

Sofá de Palete

A versão mais conhecida e utilizada é feita com madeira pinus ou de eucalipto, que são bastante resistentes. É justamente essa robustez do palete que chamou a atenção, passando a ser utilizado na decoração, especialmente na criação de sofás.

Você pode encontrar eles gratuitamente em empresas que sempre se desfazem, como é o caso de transportadoras. Basta dar uma lixada, pintar da cor que você desejar, passar um verniz e voilá, estará pronto para uso. Você terá que comprar as almofadas e o colchão de sua preferência para compor o seu sofá feito de paletes.

Vantagens do sofá de palete

  • Reutilização de um material normalmente descartado na natureza, demorando anos para se decompor. Por isso, é uma opção perfeita para quem gosta de decorações sustentáveis, contribuindo positivamente com o meio ambiente;
  • Decoração econômica, sobretudo em comparação com o valor de sofás tradicionais, que são caros. O palete é um material com preço acessível, o que barateia o custo total do móvel e é uma excelente alternativa para quem precisar montar/decorar uma sala, mas está com o orçamento apertado;
  • Construção de um móvel altamente resistente e durável, porque o palete é robusto e suporta uma grande quantidade de peso. Com ele, é possível ter um móvel que permanecerá em ótimo estado durante anos;
  • Possibilidade de customização e personalização da decoração, com um móvel único e que não é encontrado normalmente em lojas. Por isso, é o melhor investimento para quem prefere decorações que fujam do óbvio e que tenham um toque de exclusividade.

Desvantagem do sofá de palete

  • Chance de desenvolvimento/proliferação de bactérias e fungos, no caso de paletes reutilizados e não tratados. Para evitar esse tipo de problema, é preciso preparar o palete adequadamente antes de utilizá-lo para montar o sofá.

Onde encontrar paletes?

Convencido das vantagens do palete e quer investir nesse material para montar um sofá? Há duas formas de consegui-lo: de graça ou comprando modelos diretamente com comércios ou empresas especializadas.

Existe a chance de encontrar e levar consigo paletes descartados em pontos de coleta. Embora essa opção seja bastante vantajosa, porque reduz o gasto, é preciso saber analisar a peça para identificar se ela realmente está em bom estado.

Caso tenha marcas de mofo, umidade, restos de alimento, mau cheiro ou madeiras danificadas, deixe o palete de lado. Se estiver em bom estado, guarde-o para seu sofá.

Quer se livrar do trabalho de ter de revirar materiais descartados e, de quebra, garantir paletes de boa qualidade? O melhor é comprá-los diretamente de empresas, seja na versão nova ou seminova.

Sofá de Palete

Como fazer sofá de palete

Depois de garantir os paletes para construir seu sofá, é preciso juntar outros materiais fundamentais para executar essa tarefa facilmente, tais como:

  • Serra tico-tico;
  • Lixa número 60;
  • Primer de tinta;
  • Tinta branca (e outro tom de sua preferência, se quiser um móvel colorido);

Com todos esses materiais em mãos, comece o processo de preparação do palete, que consiste nas seguintes etapas:

  1. Com o auxílio da serra, corte os paletes no tamanho que desejar. Se as peças couberem na sala sem necessitar dos cortes, é possível deixá-las em seu formato original e pular esse passo;
  2. Lixe os paletes para garantir uma superfície lisa e sem farpas, o que faz a diferença não somente no acabamento do sofá, mas também para evitar machucados ao utilizar o móvel;
  3. Aplique uma camada de primer para tinta, para garantir um melhor acabamento para o sofá de palete;
  4. Passe quantas demãos de tinta branca forem necessárias para cobrir totalmente a madeira e não deixar manchas, fazendo intervalos de pelo menos uma hora a cada aplicação.

Se quiser, é possível passar somente a tinta branca. Caso queira um móvel colorido, aplique outra camada de tinta na tonalidade que desejar e aguarde a secagem dos paletes.

Pronto! As estruturas de madeira já podem ser utilizadas para montagem do sofá. Para isso, coloque os estrados na sala, sobrepondo-os, se preferir. Depois, coloque sobre eles um estofado, como um futon. Procure utilizar o sofá de paletes próximo à parede e com almofadas, que servirão de encosto.

Você terá um sofá somente seu e que nunca será visto em qualquer outro lugar, para quem gosta de exclusividade e personalidade, esse item pode ser muito sugerido, além de ser super fácil de se fazer.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply