Início » Para sua Casa » Sofá de Paletes – Vantagens, Desvantagens e Como Fazer

Sofá de Paletes – Vantagens, Desvantagens e Como Fazer

Reutilizar materiais está em alta no mundo da decoração e é justamente isso que o sofá de palete faz. Conhece pouco sobre esta peça? Então, confira aqui detalhes sobre ela, suas vantagens e como fazê-la em casa!

Você não precisa comprar um sofá novo para ter um modelo inovador em sua sala, existem vários modelos de sofás que podem ser feitos com materiais que comumente vão para o lixo, como é o caso dos paletes. O seu destino seria o lixo, normalmente, porém você pode ajudar a natureza e inovar na sua casa. Veja como abaixo.

Veja abaixo informações completas sobre dicas para ter sofás de pallet, quais são as principais tendências entre a arquitetura e urbanismo, além de várias ideias para conseguir melhorar o espaço de sua casa.

Dá para fazer um pallet sofá de qualidade enfeitando a sala de estar, gerar um novo sofá cama com pallet estofado, investir como uma mesa de centro, um sofá de canto, cheio de almofadas coloridas ou almofadas estampadas e todos os estilos existentes para fazer seu pallet sofá de qualidade.

O que é palete?

Trata-se de um estrado comumente confeccionado em madeira, embora também seja possível encontrar versões em metal ou plástico. Esse estrado é utilizado em feiras e por supermercados, empresas de logística e indústrias, para movimentar uma grande quantidade de produtos/mercadoria.

Geralmente eles melhoram a organização do ambiente, deixando tudo em seu devido lugar e com melhor mobilidade para quem precisa mexer com os materiais. Geralmente esses materiais são jogados no lixo, sendo que podem ser reaproveitados além de sua serventia.

Além disso, você mesmo pode fazer se quiser o seu sofá de pallete, basta que tenha a criatividade necessária e também todos as ideias que possam melhorar o ambiente de sua sala ou de outro ambiente que tenha a intenção de inserir.

Um sofá de pallet combina tanto com uma churrasqueira, tanto com a sua sala de entrada, quanto em um quarto ou até mesmo ao lado da piscina, o que vale é ter a criatividade suficiente para assim conseguir inserir o mesmo onde desejar.

Para fazer seu pallet sofá, seja para por na sala de estar, como um sofá cama, de mesa de centro, uma cama de pallet ou demais possibilidades desde para a área externa na varanda até um modelo de sofá diferente, são várias possibilidades com pallet decoração, inserindo quantos lugares no sofá se desejar.

Sofá de Palete

A versão mais conhecida e utilizada é feita com madeira pinus ou de eucalipto, que são bastante resistentes. É justamente essa robustez do palete que chamou a atenção, passando a ser utilizado na decoração, especialmente na criação de sofás.

Você pode encontrar eles gratuitamente em empresas que sempre se desfazem, como é o caso de transportadoras. Basta dar uma lixada, pintar da cor que você desejar, passar um verniz e voilá, estará pronto para uso. Você terá que comprar as almofadas e o colchão de sua preferência para compor o seu sofá feito de paletes.

Muitas pessoas também utilizam os paletes como base para sua cama, colocando apenas o colchão em cima. Essa é uma oportunidade para as pessoas que gostam de inovar e querem ter um modelo de cama específico para sua casa.

É uma boa oportunidade de testar seus dotes artísticos por meio de uma cor específica, por meio de um estilo diferente ou de criar uma decoração que você sempre quis e agora possui a oportunidade, é o seu momento de deixar a imaginação brilhar.

Dá para fazer um pallet estofado, uma belíssima cama de pallet, colocar os pallets em uma disposição de sofá de canto, investindo em almofadas estampadas ou em almofadas coloridas, o que importa é colocar ele na área desejada, seja o pallet na varanda, o pallet na sala ou até mesmo um pallet estofado, basta procurar o passo a passo mais indicado.

Vantagens do sofá de palete

  • Reutilização de um material normalmente descartado na natureza, demorando anos para se decompor. Por isso, é uma opção perfeita para quem gosta de decorações sustentáveis, contribuindo positivamente com o meio ambiente;
  • Decoração econômica, sobretudo em comparação com o valor de sofás tradicionais, que são caros. O palete é um material com preço acessível, o que barateia o custo total do móvel e é uma excelente alternativa para quem precisar montar/decorar uma sala, mas está com o orçamento apertado;
  • Construção de um móvel altamente resistente e durável, porque o palete é robusto e suporta uma grande quantidade de peso. Com ele, é possível ter um móvel que permanecerá em ótimo estado durante anos;
  • Possibilidade de customização e personalização da decoração, com um móvel único e que não é encontrado normalmente em lojas. Por isso, é o melhor investimento para quem prefere decorações que fujam do óbvio e que tenham um toque de exclusividade.

Muitos pallets de sofá podem ser usados na área externa, existem vários passo a passo para fazer seu pallet de encosto, variando do modelo do sofá, a cama sofá em casos específicos, indo desde um pallet simples em um sofá de madeira ou um jardim sofá, por exemplo.

Desvantagem do sofá de palete

  • Chance de desenvolvimento/proliferação de bactérias e fungos, no caso de paletes reutilizados e não tratados. Para evitar esse tipo de problema, é preciso preparar o palete adequadamente antes de utilizá-lo para montar o sofá.

Onde encontrar paletes?

Convencido das vantagens do palete e quer investir nesse material para montar um sofá? Há duas formas de consegui-lo: de graça ou comprando modelos diretamente com comércios ou empresas especializadas.

Existe a chance de encontrar e levar consigo paletes descartados em pontos de coleta. Embora essa opção seja bastante vantajosa, porque reduz o gasto, é preciso saber analisar a peça para identificar se ela realmente está em bom estado.

Caso tenha marcas de mofo, umidade, restos de alimento, mau cheiro ou madeiras danificadas, deixe o palete de lado. Se estiver em bom estado, guarde-o para seu sofá.

Quer se livrar do trabalho de ter de revirar materiais descartados e, de quebra, garantir paletes de boa qualidade? O melhor é comprá-los diretamente de empresas, seja na versão nova ou seminova.

Muitos pallets de sofá são feitos rapidamente, seja o sofá de canto, um modelo de sofá diferente, uma cama sofá, um específico com dois lugares, um pallet de mesa ou um pallet simples, até mesmo para a varanda sofá.

Sofá de Palete

Muitas pessoas juntam paletes ou outros materiais de madeira direto da rua ou de alguma fábrica que não irá mais utilizar. Essa pode ser uma boa opção caso eles estejam em boas condições, do contrário, é interessante procurar uma fábrica que venda o modelo zerado.

Isso é uma dica de nosso site, visto que muitos móveis quando em condições ruins, além de estarem podres, cheios de cupins ou demais bichos, podem ser um investimento desnecessário de dinheiro, valendo mais a pena comprar algo de maior qualidade e que vá durar por mais tempo.

Os pallets sofá são uma ótima ideia de reaproveitamento, principalmente para um pallet encosto, para a sala sofá, uma cama sofá com dois lugares ou mais, ou até mesmo uma mesa de centro de pallet, mudando de acordo com seu gosto pessoal e do pallet em questão.

Como fazer sofá de palete

Depois de garantir os paletes para construir seu sofá, é preciso juntar outros materiais fundamentais para executar essa tarefa facilmente, tais como:

  • Serra tico-tico;
  • Lixa número 60;
  • Primer de tinta;
  • Tinta branca (e outro tom de sua preferência, se quiser um móvel colorido).

Com todos esses materiais em mãos, comece o processo de preparação do palete, que consiste nas seguintes etapas:

  1. Com o auxílio da serra, corte os paletes no tamanho que desejar. Se as peças couberem na sala sem necessitar dos cortes, é possível deixá-las em seu formato original e pular esse passo;
  2. Lixe os paletes para garantir uma superfície lisa e sem farpas, o que faz a diferença não somente no acabamento do sofá, mas também para evitar machucados ao utilizar o móvel;
  3. Aplique uma camada de primer para tinta, para garantir um melhor acabamento para o sofá de palete;
  4. Passe quantas demãos de tinta branca forem necessárias para cobrir totalmente a madeira e não deixar manchas, fazendo intervalos de pelo menos uma hora a cada aplicação.

Se quiser, é possível passar somente a tinta branca. Caso queira um móvel colorido, aplique outra camada de tinta na tonalidade que desejar e aguarde a secagem dos paletes.

Pronto! As estruturas de madeira já podem ser utilizadas para montagem do sofá. Para isso, coloque os estrados na sala, sobrepondo-os, se preferir. Depois, coloque sobre eles um estofado, como um futon. Procure utilizar o sofá de paletes próximo à parede e com almofadas, que servirão de encosto.

Você terá um sofá somente seu e que nunca será visto em qualquer outro lugar, para quem gosta de exclusividade e personalidade, esse item pode ser muito sugerido, além de ser super fácil de se fazer.

Agora que você tem mais ideias de pallets sofá e pallet decoração, basta escolher aquele pallet que é mais indicado, desde pallets preto até coloridos e assim, investir paciência e criatividade.

Comente