Início » Dicas » 5 dicas para limpar umidade da parede; entenda de UMA VEZ POR TODAS o que você deve fazer

5 dicas para limpar umidade da parede; entenda de UMA VEZ POR TODAS o que você deve fazer

Veja cinco dicas para limpar umidade da parede e saiba o que fazer para se livrar desse problema definitivamente

A umidade da parede pode provocar problemas como o desenvolvimento de fungos, mofo e bolor. Além de comprometer beleza do espaço, eles prejudicam a qualidade de vida dos moradores, provocando doenças respiratórias e alergias.

Quer se livrar desses problemas de uma vez por todas? Então, confira aqui cinco dicas que vão lhe ajudar a limpar umidade da parede, deixando-a como nova!

1. Limpe com água sanitária

5 dicas para limpar umidade da parede; entenda de UMA VEZ POR TODAS o que você deve fazer

A parede de sua sala, quarto ou banheiro está com mofo ou demais marcas de umidade? A dica para limpar a superfície e remover esses problemas é usar água sanitária.

Recomenda-se que passe água sanitária na parede, esfregando-a com uma esponja ou escova de cerdas macias. Para facilitar o trabalho, você pode usar um borrifador para aplicar o produto.

A escova ou esponja utilizada para esfregar a parede deve ser nova, portanto, sem uso. Após a limpeza, aguarde que a parede seque totalmente. Esta dica também pode ser aplicada no teto com umidade.

Se quiser diminuir o cheiro de água sanitária no ambiente, borrife água na superfície e passe um pano limpo, fazendo uma espécie de enxágue.

2. Raspe a parte com umidade

Raspe a parte com umidade
Raspe a parte com umidade

Esta dica é perfeita para quem não conseguiu remover o problema com o primeiro truque com água sanitária. Quando a marca da umidade não sai facilmente, deve-se raspar a parede para eliminá-la.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Durante a raspagem, que é feita com uma espátula, retira-se uma parte da pintura que está com a marca de mofo ou bolor. Depois, aplique um impermeabilizante na superfície, seguindo as orientações do fabricante do produto.

Aguarde que seque e finalize com a massa corrida para dar acabamento, espere o tempo de secagem e depois faça a pintura. Dessa forma, conseguirá deixar o espaço como se fosse novo.

No que se refere à pintura, indica-se o uso de uma tinta que seja antimofo, o que contribuirá ainda mais para que a umidade e mofo não retornem para a parede em curto prazo.

3.

Lave com água e sabão
Lave com água e sabão

 

Este é um truque que funciona bem em marcas de umidade e mofo recentes e pequenas. Indica-se misturar água com sabão líquido, de preferência sem cor.

Então, esfregue o local com uma esponja ou escova macia. Finalizada a limpeza, aguarde que a parede seque bem antes de aproximar móveis dela ou de instalar objetos de decoração.

4. Use vinagre branco

Use vinagre branco
Use vinagre branco

O vinagre branco é um aliado para limpar parede com umidade, funcionando como uma alternativa barata e prática. O produto possui propriedade antifúngica e antibacteriana, por isso é tão eficaz.

Para utilizá-lo é simples, basta borrifar o vinagre branco na parede e aguardar 10 minutos para que o produto aja. Depois, passe um pano úmido limpo na parede. Se as marcas não saírem totalmente na primeira vez, repita o processo.

5. Aplique água oxigenada

Aplique água oxigenada
Aplique água oxigenada

A água oxigenada é eficaz na eliminação de fungos, além de clarear superfícies. O melhor? Trata-se de um produto barato e fácil de ser aplicado.

Não há necessidade de diluir a água oxigenada, basta aplicar no local com umidade e esperar que o produto aja por cerca de 15 minutos. Então, esfregue a parede com uma esponja de louça, usando a parte macia dela.

Se não resolver o problema na primeira tentativa, repita o processo até que todas as marcas de umidade e mofo saiam. Para finalizar, passe um pano umedecido em água na parede.

O que mais você precisa saber sobre limpar umidade da parede

Existem alguns detalhes sobre limpar umidade da parede que você precisa conhecer. Confira quais são:

Verifique o motivo da umidade

Verifique o que pode estar causando a umidade
Verifique o que pode estar causando a umidade

Saber qual o motivo da umidade é fundamental, pois pode ser por algum problema estrutural sério, como uma infiltração. Caso seja umidade por vapor, como acontece no banheiro, dá para somente limpar a área.

Se for umidade por infiltração, o ideal é contratar um profissional para analisar a área, verificar a causa do problema e corrigi-lo. Assim, evitará umidade frequente na parede, bem como sua deterioração.

Mantenha o ambiente ventilado

Sempre que possível, mantenha o ambiente ventilado, pois o ar ajuda combater a umidade, acelerando o processo de secagem das paredes. Para isso, deixe janelas abertas por mais tempo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário