Início » Decorando » 5 dicas para escolher cor de rejunte: veja como não errar nesse ponto da decoração

5 dicas para escolher cor de rejunte: veja como não errar nesse ponto da decoração

A cor do rejunte afeta significativamente o design geral de um ambiente, afinal esse detalhe é tão importante quanto a escolha do azulejo.

A escolha errada da cor impacta tudo, desde o estilo geral do seu projeto até os requisitos de manutenção diária de sua instalação. Você precisa sempre pensar na funcionalidade do rejunte, já que ele tem suas próprias funções. 

Portanto, confira aqui como escolher a cor do rejunte certa para seu ambiente sem congelar diante das inúmeras opções.

Considere o tamanho do espaço

azulejos brancos com rejunte colorido

Uma boa regra que pode lhe ajudar a escolher uma cor de rejunte é a seguinte: se você quer que o seu espaço pareça maior, opte por uma cor que combine com o seu azulejo.

Falando sobre o assunto:
Saiba como limpar o rejunte da forma correta!

Ou seja, se você escolheu azulejos brancos para instalar no banheiro, por exemplo, o rejunte também branco abrirá o espaço e fará com que ele pareça maior.

Já no caso de um piso, o rejunte da mesma cor cria linhas ininterruptas que parecerão expansivas e abertas.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

O mesmo ocorre em cozinhas ou outros ambientes que tenham azulejos: a mistura perfeita entre o azulejo e a cor do rejunte cria linhas organizadas, favorecendo um aspecto mais leve e receptivo.

Adicione padrões

azulejos azuis com rejunte claro

Pensando em incluir padrões em seu cômodo? Em geral, adicionar uma cor de rejunte que contraste com a cor do azulejo criará um padrão adicional ao espaço.

Por exemplo, se você resolveu optar por um padrão de tijolinho com azulejo branco, escolha um rejunte cinza-escuro.

Com isso, você destaca o padrão do azulejo que você escolheu e traz um elemento geométrico ao seu design.

Agora, se há o oposto, como um azulejo de padrão espinha de peixe, por exemplo, na cor cinza-escuro, o ideal é apostar em um rejunte branco ou cinza-claro, pois assim destaca o padrão do revestimento.

A recomendação certeira para quem busca por contraste é selecionar um rejunte de vários tons mais claros ou mais escuros do que a cor do ladrilho.

Quanto mais contraste você colocar, mais destaque o revestimento como um todo terá.

Azulejo com tons frios ou quentes

rejunte cinza

No planejamento da cor do rejunte, esse é um ponto que merece ser considerado.

Analise seu azulejo e o design geral do ambiente, estudando os tons presentes. Há a presença de tons frios ou tons mais quentes?

Esse entendimento lhe ajuda a determinar qual direção seguir na cor do rejunte.

Um exemplo é no uso de um ladrilho de ardósia cinza – ele tem tons frios de azul-acinzentado. Para o rejunte, uma sugestão é combinar um tom cinza ártico que acentue a cor do ladrilho e não que compita com ele.

Observe outros detalhes no ambiente

azulejos brancos em cozinha

Algumas questões facilitam na escolha da cor do rejunte para que o planejamento de todo o visual do espaço seja perfeito.

Isso porque, se o azulejo é brilhante, ele tende a captar luz. Nesses casos, a cor de rejunte mais indicada deve ser mais clara.

Se as bordas do ladrilho forem orgânicas e irregulares, sugere-se uma cor de rejunte mais próxima da cor do ladrilho para que ele ajude a esconder as imperfeições.

Na cozinha ou banheiro, ou seja lá o ambiente, há dois tipos de azulejos diferentes? A ideia aqui é escolher uma cor que combine com todos.

Por outro lado, se o azulejo tem várias cores, você tem a liberdade de escolher uma cor de rejunte de sua preferência – desde que a tonalidade esteja presente no revestimento, é claro.

O azulejo tem veios (como no caso dos revestimentos de mármore)? Rejuntes claros se misturam perfeitamente.

Avalie mais do que apenas a cor do rejunte

rejunte e azulejo em tons similares

A cor é crucial, mas as particularidades do rejunte também são. Então, esse aspecto deve ser analisado por você e, principalmente, ficar atento ao ambiente em que ele será aplicado.

Saiba que existem três tipos de rejunte:

Rejunte de base cimentícia

É o tipo mais utilizado, popular nas residências e também mais acessível.

Visualmente, ele promove um aspecto rústico, pois seu efeito é áspero e rugoso. No entanto, hoje em dia você encontra rejuntes cimentícios com efeito liso também.

É necessário citar que tal rejunte tende a sujar com muita facilidade, logo você deve ter mais cuidado com a limpeza. 

Rejunte à base de resina acrílica

Tal rejunte é conhecido por ter uma textura fina e acabamento muito liso.

Como o acrílico é impermeável, esse tipo de rejunte é uma opção ideal para áreas que têm contato moderado com a água e umidade, como é o caso dos banheiros e cozinhas, assim como garagens e lavanderias.

Rejunte à base de resina epóxi

Esse rejunte também é 100% impermeável e pode ser usado nas áreas citadas acima, contudo não se recomenda para fachadas.

O ponto negativo é que seu custo é bem elevado, mas vale a pena pelo visual sofisticado e resistência quanto à sujeira e umidade.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Deixe seu comentário