37 Modelos de casas pequenas – Plantas incríveis e várias ideias de projetos

Nem sempre realizar o sonho da casa própria significa morar em um imóvel com inúmeros cômodos, especialmente nos dias atuais, em que as construções novas estão cada vez menores. E, acredite, a casa pequena tem seu charme e muitas vantagens: menos manutenção, bagunça, sem contar que – se bem decoradas – são extremamente aconchegantes.

Os exemplos mais clássicos de projetos de casas pequenas são os modelos Minha Casa Minha Vida, geralmente dispostos em grandes condomínios residenciais.Mas a verdade é que não foram os projetos do governo que iniciaram a moda de imóveis cada vez menores.

A tendência de imóveis compactos já foi confirmada por pesquisas como a da Sacovi- SP e a da Ademi-RJ. Segundo as instituições, as opções com menos de 45m² já representam 42,6% das unidades lançadas na capital paulistana e promete avançar ainda mais.

Se você também está prestes a entrar nessa onda vale a pena saber, também, que comprar um terreno e construir a usa própria casa pode ser ainda mais barato do que comprá-la pronta – principalmente se o projeto se trata de um modelo de casa pequena.

7 Plantas de casas pequenas


Os projetos de casa pequenas comumente utilizam-se de ambientes integrados para ampliar o espaço, é justamente por isso que é tão comum o uso de cozinhas americanas em imóveis pequenos.

Nas plantas de casas pequenas, abaixo, você confere mais estratégias usadas por arquitetos e engenheiros para garantir comodidade mesmo com o espaço reduzido.

1. Planta de casa pequena com 2 quartos


planta de casa pequena

Nesse projeto, a planta humanizada apresenta:

  • 69,9 m² de área total;
  • 2 quartos;
  • Cozinha separada com pequeno espaço para área de serviço;
  • 1 banheiro;
  • Sala de TV integrada com a de Jantar;

2. Planta de casa pequena com 2 quartos e varanda


planta de casa pequena

Nesse projeto, a planta humanizada apresenta:

  • 69,9 m² de área total;
  • 2 quartos sendo um uma suíte para casal;
  • Sala;
  • Cozinha;
  • Lavanderia;
  • Varanda;
  • 2 banheiros, sendo um com chuveiro e outro não (lavabo).

Abaixo, segue a foto da fachada do projeto. Nota-se a varanda que dá para o quarto principal e o telhado aparente, que faz parte de um requinte a mais desse modelo de casa pequena.

modelo de casa pequena

3. Planta de casa pequena simples


planta de casa pequena

Nesse projeto há:

  • 70,2 m²
  • 1 banheiro;
  • 1 suíte;
  • 2 quartos;
  • 1 sala de TV integrada com a sala de jantar e cozinha;
  • Cozinha com passa prato;
  • Varanda que dá para a sala;

4. Planta de casa pequena com 3 quartos


projeto de casa pequena

Se você está a procura de um modelo um pouco maior, para abrigar uma família então esse modelo de projeto irá te agradar. Olha só como o espaço foi bem dividido:

O projeto com:

  • Área total e 94m²;
  • 3 quartos sendo uma suíte;
  • 1 sala;
  • Cozinha separada;
  • Sala de TV integrada com Sala de Jantar com mesa para 6 lugares;
  • BWC Social;
  • Lavanderia;
  • Garagem;
  • Varada com vista para a sala de jantar;

Pode-se perceber que o espaço de circulação entre os cômodos é bem maior do que as demais propostas anteriores. Veja, abaixo, a fachada desenhada para esse projeto:

modelo de casa pequena

5. Modelo de planta de casa pequena duplex


planta de casa pequena

Uma estratégia para quem tem pouco espaço no terreno e que aproveitar o máximo de espaço que der é apostar nos projetos de casas duplex. Assim, divide-se a casa em vários cômodos, alguns na parte de baixo, outros na parte de cima.

Veja como ela ficou dividida no seguinte projeto:

O projeto conta com:

  • Área total: 108 m²
  • Sala de TV integrada com a Cozinha
  • Lavanderia (área de serviço);
  • Lavabo (banheiro para visitas);
  • 2 quartos, sendo um integrado com o escritório;
  • Banheiro integrado com o quarto (suíte);
  • Mezanino de 38 m² para jardim e área livre. Se quiser, pode té fazer um espaço gourmet.

Confira, abaixo, a fachada desse projeto de casa moderna duplex. Na imagem parece até maior do que a planta propõem, não é mesmo? Mas as medidas são as mesmas.

modelo de casa pequena

6. Planta baixa de casa pequena estreita com 2 quartos


Construir em terrenos estreitos pode ser algo de grande dificuldade para a adaptação dos espaços internos. Nesse exemplo, os projetistas conseguiram desenhar 2 quarto e ainda garagem com capacidade para um carro – tudo isso dentro de 69° m². projeto de casa pequena

Modelo de frente de casa pequena


Abaixo segue algumas imagens que vão te inspirar a construir uma casa pequena com fachada maravilhosa. Cada uma delas possui uma ideia muito original em sua arquitetura.

Esse modelo de casa de alvenaria pequeno tem tudo o que uma casa grande teria, mas numa versão enxuta. O que muda mais aqui, no caso, é a decoração interna. Veja aqui o conteúdo completo sobre fachadas de casas. 

modelo de casa pequena

A ausência de tetos em casa pequenas é muito comum, de modo que se faz necessário calhas nas laterais para o melhor escoamento da água.

fachada de casa pequena

Essa ideia aconchegante de casa pequeno tem tudo a ver com uma casa no campo. Como você pode perceber, o que dá a vida nessa decoração é a iluminação na fachada, que combina com a madeira e as cores utilizadas para o contorno.

fachada de casa pequena

Os vidros também são muito bem recebidos em casas pequenas, pois eles ajudam a deixar o ambiente mais iluminado e com sensação de amplitude. Ver exemplos de plantas como essa de casa pequena com varanda é uma inspiração e tanto.

fachada de casa pequena

As casas com gramado na fachada também ajudam a deixá-la mais alegre. Na verdade, casas pequenas com jardim costumam ficar com um tom mais alegre, além de que também ajudam a disfarçar a pequenez do ambiente. fachada de casa pequena

Esse modelo de fachada para casa pequena de dois andares funciona bem e garante um estilo moderno, com cores claras e diferentes texturas. Repare que nesse projeto o teto foi utilizado também com espaço para um terraço.

fachada de casa pequena

Modelo de casas pequenas e modernas


Esses modelos de casas pequenas e modernas se utilizaram de artifícios da arquitetura para ficar com um tom mais alegre e cheias de charme.

casa pequena moderna

casa pequena moderna

casa pequena moderna casa pequena moderna casa pequena moderna

Modelo de casa pequena e simples


Esses modelos de casas pequenas e simples vão te provar que é possível construir um projeto bonito e que se diferencia dos padrões do Minha Casa Minha Vida – não que não sejam dignos da sua graça. Observe o uso da cor clara para a fachada ficar com a impressão de maior e como colocar alguns artigos de decoração, como vasos, plantas e penduricalhos ajudam a tornar o modelo de uma casa pequena e simples em algo extraordinário.

casa pequena simples

casa pequena simples

casa pequena simples

casa pequena simples

casa pequena simples

Modelo de casa duplex pequena


Os modelos de casas duplex são tendência, pois dão a possibilidade de dividir melhor o ambiente, mesmo se valendo de um terreno estreito. Além disso, o aproveitamento do espaço é tanto se comparado com casas pequenas térreas que acaba até sobrando um espacinho para o jardim ou, quem sabe, um ofurô.

casa pequena duplex

casa pequena duplex

casa pequena duplex

casa pequena duplex

Modelo de casa pequena de Madeira


A grande vantagem dos modelos de casa pequena de madeira em relação aos de alvenaria é o preço, que é consideravelmente mais barato. Isso tudo sem contar que essas versões rústicas vão agilizar o processo na hora de construir uma casa e é uma opção e tanto para uma casa de campo.

Para modernizar a arquitetura da casa e evitar que a opção por madeira fique simplória de mais, capriche na decoração e procure objetos que modernizem o ambiente, como peças coloridas ou cortes modernos.

<< Veja aqui mais modelos de casas de madeira >>

casa pequena de madeira

casa pequena de madeira

casa pequena de madeira

casa pequena de madeira

casa pequena de madeira

Inspirações para casas pequenas


Se você quer abusar da criatividade no projeto da sua casa então esses modelos, abaixo, vão te dar ideias interessantes que podem vir a fazer parte do seu projeto.

1. Casa térrea com área verde

Imóveis térreos podem se diferenciar quando possuem fachadas clean, sistema de iluminação diferenciado e uma área verde, que dá mais alegria, charme e um colorido especial para a casa.

Modelos de casa

Se quiser investir nesse tipo de construção, inove nos detalhes, o que ajudará a valorizar o imóvel e torná-lo diferente de outras casas térreas tradicionais do mercado.

2. Casa térrea minimalista

Um projeto arquitetônico minimalista, com linhas limpas, tem tudo a ver com a proposta de casa pequena. No minimalismo, menos é mais, portanto, é uma boa inspiração para quem prefere imóveis simples, porém elegantes e bonitos.

Modelos de casa

Gostou dessa proposta? Converse com um arquiteto e verifique a possibilidade de desenvolver um projeto minimalista, seja num imóvel a ser construído ou usado, repaginando-o.

3. Casa térrea moderna

Que tal investir numa casa térrea com arquitetura atual? Isso é possível adotando um projeto construtivo com linhas irregulares, seja no telhado ou na própria estrutura do imóvel.

Modelos de casa

Caso prefira uma casa pequena usada, também é possível modernizar sua fachada, é só adotar janelas e portas diferenciadas, tanto no design como em texturas, ajudando a atualizar rapidamente a construção.

4. Sobrado e apartamento com painéis de vidro

Painéis ou paredes de vidro dão mais estilo e sofisticação para imóveis pequenos, especialmente sobrados e apartamentos, beneficiando enormemente a construção.

Modelos de casa

Isso se deve ao fato de a transparência do vidro permitir uma melhor iluminação interna no imóvel, dando a impressão visual que ele é maior e mais aconchegante.

Por isso, imóveis pequenos com essa característica são excelentes investimentos e inspirações. Para garantir maior privacidade aos moradores, basta instalar cortinas junto aos vidros.

5 dicas para projetos de casas pequenas

Decorar imóveis pequenos é mais simples do que parece, o segredo está em adotar algumas recomendações fundamentais para esse tipo de construção, para atingir melhores resultados:

1. Cuidado com o excesso

Excesso não combina com casa pequena. Por isso, livre-se de tudo que não utiliza mais e evite comprar móveis em demasia, focando somente no que for estritamente necessário.

Assim, evita-se o desperdício de dinheiro e que os cômodos do imóvel fiquem abarrotados com itens que não são utilizados com tanta frequência, o que pode comprometer a funcionalidade e conforto do lar.

2. Adote cores claras

Tonalidades claras tornam o ambiente interno iluminado e, consequentemente, mais amplo visualmente. Portanto, deixe que essas cores predominem na decoração, podendo trabalhar com o branco ou off white, por exemplo.

É possível inserir tons vibrantes na decoração, especialmente em acessórios e móveis, o que ajudará a dar toques de cor aos ambientes, além de mais estilo e irreverência.

3. Invista em móveis planejados

O diferencial dos móveis planejados é que eles otimizam o espaço disponível e ainda oferecem uma estrutura adequada para a casa, ou seja, será possível circular pelo espaço sem bater a todo momento num armário, por exemplo.

Se a grana estiver curta para comprar móveis planejados, meça os espaços da casa e use essas pedidas para comprar móveis modulados, que são excelentes alternativas para montar e decorar imóveis com área reduzida.

4.Use o truque do espelho

O espelho tem como benefício a criação de uma ilusão de amplitude de espaço, por conta de sua capacidade refletir imagens. Por isso, utilizá-lo no ambiente ajuda a passar a sensação que a área é maior.

É possível adotar desde um espelho grande, que é imponente e sofisticado, instalando-o num canto específico do cômodo, como uma combinação de espelhos menores colocados numa parede da casa.

Um detalhe importante sobre os espelhos é que eles são peças com preço relativamente alto, mas são investimentos que valem a pena para casas pequenas. Sempre utilize modelos de qualidade, porque os que não possuem essa característica oxidam rápido e ganham manchas.

5. Opte por uma casa pequena com cozinha americana

A cozinha americana, aquela que é integrada com a cozinha, é a mais ideal para projetos de imóveis pequenos. Afinal, ela dá sensação de amplitude e facilita a comunicação entre os cômodos. Nos projetos duplex, essa ideia funciona ainda melhor.

Uma cozinha planejada também é uma opção para economizar espaços nos armários e garantir mais mobilidade dentro do ambiente.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

15 Comments

  1. Tathianne
    • Home It
  2. pedro de aguiar
    • Home It
  3. Jessika
    • Home It
  4. Lurdes de Melo
  5. Rodrigo
  6. vilmar e joanna
    • Home It
  7. patricia joshua
    • Home It
  8. tereza fernanda
  9. Carlos Henrique de Pereira
    • Home It

Leave a Reply