Início » Inspire-se » Modelos de casa pequena: +30 FOTOS, ideias de projetos e dúvidas SANADAS

Modelos de casa pequena: +30 FOTOS, ideias de projetos e dúvidas SANADAS

Nem sempre realizar o sonho da casa própria significa morar em um imóvel com inúmeros cômodos, especialmente nos dias atuais, em que as construções novas estão cada vez menores. Uma ótima ideia é investir em uma casa pequena, pois além de ser super charmosa, possui menos manutenção!

 

Plantas de casas pequenas

Nas plantas de casas pequenas, abaixo, você confere mais estratégias usadas por arquitetos e engenheiros para garantir comodidade mesmo com o espaço reduzido.

1. Planta de casa pequena com 2 quartos


casas pequenas

Nesse projeto, a planta humanizada apresenta:

  • 69,9 m² de área total;
  • 2 quartos;
  • Cozinha separada com pequeno espaço para área de serviço;
  • 1 banheiro;
  • Sala de TV integrada com a de Jantar;

Essa é uma das opções mais comuns de moradias, sendo assim, pode ser interessante observar plantas menores para ter uma melhor noção de como arrumar a sua.

2. Planta de casa pequena com 2 quartos e varanda


casas pequenas

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Nesse projeto, a planta humanizada apresenta:

  • 69,9 m² de área total;
  • 2 quartos sendo um uma suíte para casal;
  • Sala;
  • Cozinha;
  • Lavanderia;
  • Varanda;
  • 2 banheiros, sendo um com chuveiro e outro não (lavabo).

Abaixo, segue a foto da fachada do projeto. Nota-se a varanda que dá para o quarto principal e o telhado aparente, que faz parte de um requinte a mais desse modelo de casa pequena.

As plantas e projetos existem para você conferir antes os ambientes ao máximo, ver quais são ideais, um passo a passo de como será feito, investindo em uma arquitetura moderna, sabendo de todas as vantagens e desvantagens, o que é importante para muitos, garantindo uma casa bonita e funcional.

casas pequenas

Essa também é outra planta comum, bem parecida com a anterior, sendo uma modelagem interessante para quem quer arrumar a sua casa, porém, não tem a inspiração correta. Esse modelo de casa é mais comum ser feito de alvenaria, embora também possa ser feito de madeira.

3. Planta de casa pequena simples


casas pequenas

Nesse projeto há:

  • 70,2 m²
  • 1 banheiro;
  • 1 suíte;
  • 2 quartos;
  • 1 sala de TV integrada com a sala de jantar e cozinha;
  • Cozinha com passa prato;
  • Varanda que dá para a sala;

Uma planta um pouquinho maior que as apresentadas anteriores, ela também é um ótimo modelo de disposição para quem está pensando em decorar, porém, não sabe por onde começar.

4. Planta de casa pequena com 3 quartos


casas pequenas

Se você está a procura de um modelo um pouco maior, para abrigar uma família então esse modelo de projeto irá te agradar, além de ser um projeto de casa bem normal. Olha só como o espaço foi bem dividido:

O projeto com:

  • Área total e 94m²;
  • 3 quartos sendo uma suíte;
  • 1 sala;
  • Cozinha separada;
  • Sala de TV integrada com Sala de Jantar com mesa para 6 lugares;
  • BWC Social;
  • Lavanderia;
  • Garagem;
  • Varada com vista para a sala de jantar;

Pode-se perceber que o espaço de circulação entre os cômodos é bem maior do que as demais propostas anteriores. Veja, abaixo, a fachada desenhada para esse projeto:

casas pequenas

Com um espaço maior ainda do que dos modelos citados anteriormente, pode ser uma boa pedida para quem tem mais espaço de sobra e ainda não sabe como decorar tudo isso.

São várias as inspirações e disposições que são possíveis. É claro, tudo depende da quantidade de dinheiro para reforma e da vontade, mas, sempre há várias possibilidades.

5. Modelo de planta de casa pequena duplex


planta de casa pequena

Uma estratégia para quem tem pouco espaço no terreno e que aproveitar o máximo de espaço que der é apostar nos projetos de casas duplex. Assim, divide-se a casa em vários cômodos, alguns na parte de baixo, outros na parte de cima.

Veja como ela ficou dividida no seguinte projeto:

O projeto conta com:

  • Área total: 108 m²
  • Sala de TV integrada com a Cozinha
  • Lavanderia (área de serviço);
  • Lavabo (banheiro para visitas);
  • 2 quartos, sendo um integrado com o escritório;
  • Banheiro integrado com o quarto (suíte);
  • Mezanino de 38 m² para jardim e área livre. Se quiser, pode té fazer um espaço gourmet.

Confira, abaixo, a fachada desse projeto de casa moderna duplex. Na imagem parece até maior do que a planta propõem, não é mesmo? Mas as medidas são as mesmas.

modelo de casa pequena

6. Planta baixa de casa pequena estreita com 2 quartos


Construir em terrenos estreitos pode ser algo de grande dificuldade para a adaptação dos espaços internos. Nesse exemplo, os projetistas conseguiram desenhar 2 quarto e ainda garagem com capacidade para um carro – tudo isso dentro de 69° m². projeto de casa pequena

Modelo de frente de casa pequena


Abaixo segue algumas imagens que vão te inspirar a construir uma casa pequena com fachada maravilhosa. Cada uma delas possui uma ideia muito original em sua arquitetura.

Esse modelo de casa de alvenaria pequeno tem tudo o que uma casa grande teria, mas numa versão enxuta. O que muda mais aqui, no caso, é a decoração interna. Veja aqui o conteúdo completo sobre fachadas de casas

modelo de casa pequena

A ausência de tetos em casa pequenas é muito comum, de modo que se faz necessário calhas nas laterais para o melhor escoamento da água.

fachada de casa pequena

Essa ideia aconchegante de casa pequeno tem tudo a ver com uma casa no campo. Como você pode perceber, o que dá a vida nessa decoração é a iluminação na fachada, que combina com a madeira e as cores utilizadas para o contorno.

fachada de casa pequena

Os vidros também são muito bem recebidos em casas pequenas, pois eles ajudam a deixar o ambiente mais iluminado e com sensação de amplitude. Ver exemplos de plantas como essa de casa pequena com varanda é uma inspiração e tanto.

fachada de casa pequena

As casas com gramado na fachada também ajudam a deixá-la mais alegre. Na verdade, casas pequenas com jardim costumam ficar com um tom mais alegre, além de que também ajudam a disfarçar a pequenez do ambiente. fachada de casa pequena

Esse modelo de fachada para casa pequena de dois andares funciona bem e garante um estilo moderno, com cores claras e diferentes texturas. Repare que nesse projeto o teto foi utilizado também com espaço para um terraço.

fachada de casa pequena

Se você quiser ousar, pode fazer a frente de casa simples em uma cor muito mais vida nas paredes – os detalhes são o segredo na hora de fazer a frente da casa. Caso você opte por uma frente de casa com tons mais neutros, pode implementar plantas que gostem de luz do sol e natural e que consigam sobreviver no lado de fora de casa!

frente de casa com planta

Modelo de casas pequenas e modernas


Essas casas modeladas pequenas e modernas se utilizaram de artifícios da arquitetura para ficar com um tom mais alegre e cheias de charme. Além disso, esse é um dos melhores moldes de casa para construir.

casa pequena moderna casa pequena moderna casa pequena moderna casa pequena moderna casa pequena moderna

Sabemos que escolher um entre tantos modelos de casas não é uma tarefa fácil, por isso, não tenha medo de salvar diversas imagens de referência e caso esteja construindo a sua do zero, misturar os seus elementos preferidos!

Modelo de casa pequena e simples


Esses modelos de casas de um piso pequenas e simples vão te provar que é possível construir um projeto bonito e que se diferencia dos padrões do Minha Casa Minha Vida – não que não sejam dignos da sua graça.

Observe o uso da cor clara para a fachada ficar com a impressão de maior e como colocar alguns artigos de decoração, como vasos, plantas e penduricalhos ajudam a tornar o modelo de uma casa pequena e simples em algo extraordinário.

casa pequena simples casa pequena simples casa pequena simples casa pequena simples casa pequena simples

Modelo de casa duplex pequena


Os modelos de casas duplex, semelhante em alguns detalhes aos modelos de casa loft, ainda mais os simples,  são tendência, pois dão a possibilidade de dividir melhor o ambiente, mesmo se valendo de um terreno estreito.

Ademais, o aproveitamento do espaço é tanto se comparado com casas pequenas térreas que acaba até sobrando um espacinho para o jardim ou, quem sabe, um ofurô.

casa pequena duplex casa pequena duplex casa pequena duplex casa pequena duplex

Modelo de casa pequena de Madeira


A grande vantagem dos modelos de casa pequena de madeira em relação aos de alvenaria é o preço (além de ser um dos modelos de arquitetura mais usados), que é consideravelmente mais barato. Isso tudo sem contar que essas versões rústicas vão agilizar o processo na hora de construir uma casa e é uma opção e tanto para uma casa de campo.

Para modernizar a arquitetura da casa e evitar que a opção por madeira fique simplória de mais, capriche na decoração e procure objetos que modernizem o ambiente, como peças coloridas ou cortes modernos.

<< Veja aqui mais modelos de casas de madeira >>

casas pequenas casas pequenas casas pequenas casas pequenas casas pequenas

Inspirações para casas pequenas


Se você quer abusar da criatividade no projeto da sua casa então esses modelos, abaixo, vão te dar ideias interessantes que podem vir a fazer parte do seu projeto.

Casas pequenas não precisam ser sinônimo de local desarrumado ou até mesmo de que não podem ser decoradas conforme se deseja, veja abaixo algumas inspirações e comece o quanto antes a mudar sua vida.

1. Casa térrea com área verde

Imóveis térreos podem se diferenciar quando possuem fachadas clean, sistema de iluminação diferenciado e uma área verde, que dá mais alegria, charme e um colorido especial para a casa.

casas pequenas

Se quiser investir nesse tipo de construção, inove nos detalhes, o que ajudará a valorizar o imóvel e torná-lo diferente de outras casas térreas tradicionais do mercado.

Uma área verde é sempre muito bem procurada por quem quer se mudar ou investir num imóvel, além de aumentar esse valor de uma maneira bem drástica.

2. Casa térrea minimalista

Um projeto arquitetônico minimalista, com linhas limpas, tem tudo a ver com a proposta de casa pequena. No minimalismo, menos é mais, portanto, é uma boa inspiração para quem prefere imóveis simples, porém elegantes e bonitos.

casas pequenas

Gostou dessa proposta? Converse com um arquiteto e verifique a possibilidade de desenvolver um projeto minimalista, seja num imóvel a ser construído ou usado, repaginando-o.

3. Casa térrea moderna

Que tal investir numa casa térrea com arquitetura atual? Isso é possível adotando um projeto construtivo com linhas irregulares, seja no telhado ou na própria estrutura do imóvel.

casas pequenas

Caso prefira uma casa pequena usada, também é possível modernizar sua fachada, é só adotar janelas e portas diferenciadas, tanto no design como em texturas, ajudando a atualizar rapidamente a construção.

4. Sobrado e apartamento com painéis de vidro são lindos exemplos de casas pequenas

Painéis ou paredes de vidro dão mais estilo e sofisticação para imóveis pequenos, especialmente sobrados e apartamentos, beneficiando enormemente a construção.

casas pequenas

Isso se deve ao fato de a transparência do vidro permitir uma melhor iluminação interna no imóvel, dando a impressão visual que ele é maior e mais aconchegante.

Por isso, imóveis pequenos com essa característica são excelentes investimentos e inspirações. Para garantir maior privacidade aos moradores, basta instalar cortinas junto aos vidros.

Resumo de Inspirações de Casas Pequenas

InspiraçãoDetalhes
Casa térrea com área verdeFachadas clean, sistema de iluminação diferenciado e uma área verde. Detalhes inovadores valorizam o imóvel.
Casa térrea minimalistaProjeto arquitetônico minimalista com linhas limpas. Menos é mais, ideal para quem prefere imóveis simples, porém elegantes e bonitos.
Casa térrea modernaArquitetura atual com linhas irregulares. Modernização da fachada através de janelas e portas diferenciadas.
Sobrado e apartamento com painéis de vidroPainéis ou paredes de vidro proporcionam estilo e sofisticação, melhor iluminação interna e sensação de maior espaço. Cortinas podem ser instaladas para privacidade.

 Como escolher um modelo de casa?

Com tantas ideias de modelos de casa simples disponíveis na internet, fica difícil escolher qual é a melhor estrutura e modelo de casa para você e sua família, né?

Na realidade, o que se sugere é contratar um profissional, pois ele é capaz de determinar os melhores materiais e indicar as etapas de construção (ou reforma) para seu caso, além de desenvolver a própria planta da casa.

Assim, você garante que seu projeto saíra conforme o planejado e de maneira correta. É claro que é sempre bom ter em mãos algumas ideias do que você deseja para pedir a opinião do profissional!

Como desenhar a minha própria casa?

Existem programas para computador que auxiliam você a desenhar a planta da casa dos seus sonhos, assim você cria seus cômodos, reproduz a decoração desejada e até planeja a posição dos móveis. Bacana, não é?

Veja quais são alguns programas que você pode desenhar sua própria casa:

  • Sweet Home 3D,
  • SketchUp,
  • pCon Planner,
  • Planoplan,
  • Mooble.

Você só precisa escolher qual deles é aquele que você mais deseja utilizar e começar a mexer, com certeza você vai se surpreender com o seu conhecimento de ferramentas e até mesmo pode desenvolver um super designer para sua casa.

Quanto custa uma casa pequena e moderna?

Essa pergunta pode ser muito relativa, visto que são uma série de fatores que são analisados para chegar a um valor final.

É preciso saber qual o local ela será construída, quais são os materiais que serão usados, quais são os móveis que serão inseridos, o tamanho e demais detalhes que vão impactar diretamente no valor final do produto.

Como ter uma casa bonita e simples?

frente da casa simples

Decorar imóveis pequenos é mais simples do que parece. O segredo está em adotar algumas recomendações fundamentais para esse tipo de construção, para atingir melhores resultados:

1. Cuidado com o excesso

Excesso não combina com casa pequena. Nesse sentido, livre-se de tudo que não utiliza mais e evite comprar móveis em demasia, focando somente no que for estritamente necessário.

2. Adote cores claras

Tonalidades claras tornam o ambiente interno iluminado e, consequentemente, mais amplo visualmente. Portanto, deixe que essas cores predominem na decoração, podendo trabalhar com o branco ou off white, por exemplo.

É possível inserir tons vibrantes na decoração, especialmente em acessórios e móveis, o que ajudará a dar toques de cor aos ambientes, além de mais estilo e irreverência.

3. Invista em móveis planejados

O diferencial dos móveis planejados é que eles otimizam o espaço disponível e ainda oferecem uma estrutura adequada para a casa, ou seja, será possível circular pelo espaço sem bater a todo momento num armário, por exemplo.

Se a grana estiver curta para comprar móveis planejados, meça os espaços da casa e use essas pedidas para comprar móveis modulados, que são excelentes alternativas para montar e decorar imóveis com área reduzida.

4.Use o truque do espelho

O espelho tem como benefício a criação de uma ilusão de amplitude de espaço, por conta de sua capacidade refletir imagens. Por isso, utilizá-lo no ambiente ajuda a passar a sensação que a área é maior.

5. Opte por uma casa pequena com cozinha americana

A cozinha americana, aquela que é integrada com a cozinha, é a mais ideal para projetos de imóveis pequenos. Afinal, ela dá sensação de amplitude e facilita a comunicação entre os cômodos. Nos projetos duplex, essa ideia funciona ainda melhor.

De fato, nem sempre é tão fácil saber como realizar a projeção de uma casa pequena, sendo assim, necessário ter cuidado para bolar esse projeto e estar dentro do esperado

É importante ressaltar que existem diversos modelos de casas pequenas e simples, podendo ser rústica, moderna, com menos ou mais paredes e ambientes integrados, enfim, tudo dependerá do seu gosto pessoal!

Portanto, planejar os cômodos e evitar excesso na decoração é a chave para deixar sua casa simples e moderna.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

21 comentários

  • eu gostaria de construir uma casa de madeira no meu terreno, mas tenho so 60 m2 – vai ser um desafio para o pedreiro rsrs

    • Tathiane, com projetos enxutos é possível fazer milagres em pequenos espaços!

  • oi eu gstaria de saber o qq é mais barato se é comprar uma casa financiada do minha casa minha vida ou se vale mais a pena compar o terreno e construir??? preciso da resposta logo!!!

    • Oi Pedro, depende muito da oferta. Mas no geral, costuma ser mais barato construir do que comprar já fabricada. A diferença é que o financiamento do Minha Casa Minha Vida costuma ser muito facilitado, e por isso, pode ser bem vantajoso. Para saber mesmo será necessário fazer uma boa pesquisa e colocar na ponta do lápis para tirar a prova 😉

  • tenho terreno de 62,5 m2 acha q da pra construir uma casa terrea ou e melhor faser em dois andares

    • Jessika, geralmente uma casa de dois andares costuma ocupar menos espaço do terreno. No post acima existe alguns modelos de plantas duplex de casas pequenas. A vantagem é que vai sobrar um espacinho no terreno para uma garagem ou então um jardim. No entanto, se preferir a casa térrea também é possível estruturá-la dentro do espaço que você tem disponível…

  • sempre morei em casa pequena, e posso dar a certeza pra voces de que é muito melhor…. menos coisa para limpar…. menos bagunça…. o segredo é deixar tudo bem ajeitado, dai vai parecer ate uma ksa de boneca huahauahuahu

  • nao acho que ambientes integrados sejam confortaveis para familia….perde privacidade. nao pode soltar 1 peido q o outro escuta

  • EU PRECISO CONTRATAR UM ENGENHEIRO SE QUISER FAZER UM DUPLEX PORQUE DAI VAI TER ESCADA OU SO UMA EQUIPE E PEDRERO JA DA CONTA DO RECADO?? QUERO CONSTRUIR UMA CASA PEQUENA, MAIS OU MENOS 80 M2 PARA MIM E MINHA ESPOSA

    • Geralmente quando precisa-se de escadas é sempre bom ter um engenheiro. No entanto, um bom mestre de obras também vai poder te dar uma mão no seu projeto.

  • meu sonho é uma casa pequena com varanda! Quem sabe um dia <3

    • Não desista dos seus sonhos, Patrícia 🙂

  • Amei as casas!!!

  • quanto custa construir uma casa pequena como a da planta 1 e 2 mais ou menos…. sabe me dizer???? fico no aguardo da resposta.

    Att,

    Carlos.

    • Oi Carlos, pior que um orçamento genérico é muito complicado de fazer. Recomendo que entre em contato com bons pedreiros e explique o projeto que tem em mente para adquirir uma base de preço. Não se esqueça de fazer o orçamento com pelo menos três profissionais diferentes.

  • When someone writes an piece of writing he/she
    maintains the thought of a user in his/her brain that how a user
    can understand it. So that’s why this paragraph is
    great. Thanks!

  • I’m extremely impressed with your writing skills as
    well as with the layout on your blog. Is this a paid theme or did you modify it yourself?
    Either way keep up the nice quality writing, it is rare to
    see a great blog like this one today.

  • Thanks for one’s marvelous posting! I quite enjoyed
    reading it, you are a great author. I will be
    sure to bookmark your blog and will eventually come back at some point.
    I want to encourage one to continue your great posts, have a nice day!

  • Appreciating the commitment you put into your website and detailed
    information you provide. It’s good to come across
    a blog every once in a while that isn’t the same outdated rehashed material.

    Great read! I’ve bookmarked your site and I’m including your RSS feeds to my Google account.

  • I absolutely love your site.. Great colors & theme.
    Did you build this amazing site yourself? Please reply back as I’m planning
    to create my own site and would love to know where you got this from or exactly what the theme is named.
    Appreciate it!

  • Someone necessarily assist to make significantly posts I would state.
    That is the first time I frequented your web page and so far?
    I surprised with the research you made to create this particular put up incredible.
    Wonderful process!

Deixe seu comentário