Fachadas de casas – Tipos e dicas de decoração para embelezar seu lar

É fácil afirmar que a fachada da casa é o cartão de visitas do seu lar, não é? Você provavelmente entende que o exterior dela tem a capacidade de expressar não somente o estilo da residência, como também a personalidade dos moradores.

Não existem normas específicas para a criação da fachada da casa, mas sempre se deve planejá-la de forma a trazer maior valorização ao seu imóvel.

Descubra quais são os principais estilos de fachada de casa e algumas dicas bacanas para dar um toque mais pessoal e único ao exterior!

Tipos de fachadas de casas

A fachada será aquele elemento essencial na construção ou reforma de sua casa, onde se encaixará com a mesma linguagem visual do interior da casa.

O segredo para ter uma fachada de casa perfeita é apostando no estilo certo, mas sempre levando em consideração os materiais, as cores e o que mais for necessário para finalizar esse projeto.

[VEJA TAMBÉM: modelos de casas pequenas – as melhores ideias ]

Fachada de casa moderna

fachada de casa moderna

Esse é o estilo mais atual e popular, pois tem reconhecimento muito fácil: é caracterizado pelas linhas retas e até mesmo o morador pode optar pela mistura de materiais na composição.

Uma fachada de casa moderna também pode contar com laje reta, vãos e janelas grandes, onde a presença de diversos vidros cria uma visão totalmente diferenciada.

Fachada para sobrados

Os sobrados tendem a seguir uma fachada similar das casas térreas, mas varia muito pela personalidade e preferência dos moradores.

De toda forma, as fachadas para sobrados podem seguir um estilo mais moderno ou tradicional, mas é comum que exista o diferencial na pintura: cores neutras.

fachada de casa

Com muros

Na maioria das casas de hoje em dia, os muros são elementos que fornecem segurança.

Embora a casa fique “escondida”, o muro pode ser incorporado ao estilo arquitetônico da residência. Uma dica é usar um muro de vidro e um portão vazado metálico.

[CONFIRA TAMBÉM: MODELOS DE MUROS]

Para casas simples

Quando a residência é simples, o estilo de fachada de casa costuma a seguir algo mais clássico – assim, se evita o exagero de linhas retas ou quaisquer aspectos geométricos.

fachada de casa simples

A fachada de casa simples combina com portas e janelas de madeira ou de alumínio e pintura com textura.

Independentemente do estilo escolhido de fachada de casa, lembre-se de prezar pelos detalhes para torna-la mais funcional e convidativa.

Se você pensar bem, o principal elemento é a entrada principal de sua casa. Porém, não menospreze o jardim: ele pode valorizar ainda mais quando a fachada da casa possui cores neutras.

Dicas de decoração de fachadas de casas fachada de casa

Algumas maneiras de decorar as fachadas das casas é contrastando as portas e janelas com a pintura. Por exemplo, uma cor vibrante pode ser uma ótima opção quando as portas e janelas são de madeira.

[CONFIRA TAMBÉM: MODELOS DE TELHADOS]

Se você gosta de ousar, que tal utilizar tom sobre tom? Isso pode auxiliar no destaque de alguns pontos da fachada da casa.

Outra forma para chamar a atenção de seu lar é o revestimento em pedras, tijolos e madeiras. Esses tipos de materiais podem ser colocados tanto em uma parte da fachada, em algum lugar menor para evidenciar a fachada ou mesmo nas partes principais.

fachada de casa com revestimento de tijolos aparentes

Outras dicas de fachadas de casas são o uso de tijolinhos aparentes: tanto para uma manutenção simples quanto para algo decorativo, eles são ótimos revestimentos.

Se você tem varanda, mas procura algo mais singelo na decoração de sua fachada, que tal unir a madeira e o vidro? O jardim também pode dar ainda mais encanto ao conjunto.

[CONFIRA TAMBÉM: MODELOS DE VARANDA]

fachada de casa com varanda

Lembre-se de priorizar o telhado também – mesmo que ele seja simples, nada impede que você invista em uma cor diferenciada para seguir o mesmo estilo da fachada de sua casa, ok?

Como fazer frente de casa bonita?

Existem algumas dicas que você pode seguir para deixar sua fachada mais bonita, veja algumas delas abaixo e fique ligado em como deve ser feito o processo.

1 – Invista em paisagismo

São várias as plantas e flores que podem ser inseridas na frente de sua casa para melhorar o ambiente, basta que você veja quais são aquelas que melhor se encaixam no ambiente e no seu orçamento.

2 – Combinação de materiais

São muitos os materiais que podem ser combinados, desde concreto, madeira ou demais possibilidades, você só precisa saber quais deles são os que melhor ficam de acordo com o que se deseja da fachada e do local que está sendo inserido.

3 – Valorize a iluminação

Quando está sendo construída, são vários os modelos e itens que podem ser inseridos na fachada da casa, o que melhora a iluminação e com toda a certeza dá um aspecto diferenciado.

Por isso, verifique com o design ou com o arquiteto quais são os modelos mais indicados para melhorar o seu objetivo com a entrada da casa, além de quais são os materiais que cabem no seu bolso.

Como deixar uma fachada bonita gastando pouco?

Ao pensar em reformar sua fachada, é necessário primeiro ter um orçamento estabelecido, visto que assim fica mais fácil de saber qual será o valor que será gasto.

Para fazer uma fachada bonita e barata, você deve investir em materiais com um valor mais baixo com qualidade, mas, que possam ser inseridos em alta quantidade no local que será posto.”

Com essas dicas, você agora tem a oportunidade de melhorar ou criar uma fachada de casa incrível.

O que colocar na frente de casa?

São muitas as opções do que pode ser colocado na frente de sua casa, por isso, você deve encontrar aquilo que melhor satisfaz seus desejos e gostos pessoais.

Algumas ideias mais simples são:

  • Trepadeiras: podem ser feitas com plantas específicas, com outras desenvolvidas por paisagistas ou demais modelos, basta encontrar aquele que mais gosta;
  • Pedras elegantes: são vários os modelos de pedras que podem ser inseridos rapidamente na frente de sua casa, você só precisa escolher aquele que melhor combina com o restante dos enfeites ali aplicados;
  • Trilha de madeira: se você não é um grande fã de pedras, é interessante apostar em trilhas de madeira, sendo assim, fica muito mais elegante e diferenciado;
  • Porta de madeira maciça: uma das opções para quem quer investir em algo simples e bonito é uma bonita porta de madeira maciça, sendo assim, facilmente inserido no local.

Tudo isso depende do gosto pessoal de cada um, porém, são opções ecléticas com diferentes orçamentos.

Como fazer uma fachada gastando pouco?

São maneiras simples que você pode inserir em sua casa e gastar pouco para fazer uma fachada, veja algumas delas abaixo.

Invista na ajuda de um profissional, visto que ao tentar fazer tudo por conta, há grandes chances de que as coisas saiam do previsto e assim, se gaste mais dinheiro do que o necessário.

Procure aproveitar a naturalidade do ambiente, sendo assim, pode-se poupar muito dinheiro aplicando novidades no que já existe ao invés de começar novamente.

Outra dica importante é de não exagerar na inserção de novos elementos, lembre-se que o simples e básico pode ser muito mais bonito do que o enfeitado e em excesso.

Deixe seu comentário