Início » Jardinagem » Plantar e Cultivar » Como cuidar de girassol; os detalhes INDISPENSÁVEIS para ele crescer bonito e saudável

Como cuidar de girassol; os detalhes INDISPENSÁVEIS para ele crescer bonito e saudável

O girassol é muito conhecido por suas flores amarelas e pela forma como acompanha a trajetória do sol durante o dia. Por isso, muita gente faz questão de plantar essa beleza no jardim.

Como suas flores são grandes e chamativas, o girassol pode ser um complemento incrível na decoração externa ou até mesmo interna quando plantado em vasos. 

Confira aqui as dicas mais importantes sobre o plantio e cuidados dessa planta tão alegre.

Onde plantar girassóis?

girassóis

Primeiro, é preciso saber que o girassol pode crescer de forma saudável tanto no próprio jardim quanto em vasos, porém tenha em mente que ambas as formas exigem cuidados específicos.

Plantio no jardim

Para o jardim, você pode investir em espécies que atingem grandes alturas e até plantar mais do que um girassol, mas é fundamental que eles não sejam plantados muito próximos uns dos outros.

Se isso acontecer, ao nascerem, você precisará podá-los. 

Para o plantio, prepare a terra – a planta prefere pH neutro, mas é capaz de suportar certas variações – e faça um buraco de 2 a 4 centímetros de profundidade.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Logo após, plante as sementes e regue. Sempre mantenha a terra úmida, mas não encharcada. 

Plantio no vaso

Para dentro de casas ou apartamentos, você pode plantar o girassol em vasos grandes e optar por versões anãs ou de tamanhos menores.

Aliás, plante diretamente no vaso que deseja para o girassol, pois essa flor não tolera bem mudanças de local.

O local do vaso deve receber luz direta do sol para que as flores se desenvolvam bem.

Solo adequado

O solo para o plantio do girassol precisa ser macio, leve e solto para que o seu plantio seja prático.

Como dito, os girassóis aguentam variações de pH, seja mais ácido, seja mais básico, mas o ideal mesmo é plantá-los em solo que tenha pH neutro e que apresente muitos nutrientes.

No entanto, não se recomenda a fertilização do solo – só se você intenciona ter flores bem altas. Caso seja do seu interesse, procure fertilizantes à base de nitrogênio.

Rega e poda do girassol

O solo do girassol precisa estar sempre úmido, portanto nada de mantê-lo muito seco ou encharcado. O excesso de regas pode matar a flor.

Um lembrete importante é que se o girassol está no jardim e há grande ocorrência de chuvas, não precisa fazer regas.

Inclusive, plantas adultas toleram períodos de seca.

Dentro de casa, o girassol também precisa de atenção quanto às regas. Diariamente, verifique como está o solo – se ele estiver úmido, não precisa regá-lo, caso perceba que está começando a ficar seco, pode molhar.

Já sobre a poda, quase nunca é necessário, a não ser que você queira colher as flores ou em casos em que há muitas flores plantadas juntas – o que previne que um derrube o outro.

Por isso, se precisar podar, faça isso apenas duas vezes por ano. É recomendável que se realize no final da primavera ou no começo do verão.

Exposição ao sol e temperatura ideal para o girassol

Por sua característica mais marcante – de acompanhar o movimento do sol –, fica claro que o girassol gosta de muita iluminação

Quando plantados no jardim, isso não será problema. Agora, se você optou por ter essa flor dentro de casa, saiba que é fundamental garantir pelo menos 6 horas de luz solar direta para que o girassol se desenvolva e permaneça saudável sempre.

Já em questão da temperatura mais apropriada para o girassol, a planta prefere climas mais quentes. 

Uma curiosidade é que tais flores são capazes de suportar calor próximo aos 40ºC, então evite para que a planta não fique exposta ao frio.

Quando plantar o girassol? Quando floresce?

Você pode plantar o seu girassol durante o ano inteiro! 

O período de floração pode acontecer mais rápido se você optar pelo plantio durante as estações quentes (primavera e verão).

Independentemente da escolha da época, as flores irão aparecer justamente nos períodos quentes, entretanto dependendo do momento em que os girassóis foram plantados e da própria temperatura, elas podem aparecer em outras épocas do ano.

A temperatura ideal para a floração é entre 18ºC e 30ºC.

Como proteger o girassol de pragas?

Enfim, os girassóis que estão plantados no jardim estão propensos a sofrer com pragas, embora seja uma planta resistente. Retire outras plantas e ervas daninhas ainda no início do plantio para que elas não lutem com o girassol pelos nutrientes do solo.

Um animal que costuma surgir é a mariposa, que pode depositar os ovos no meio da flor. Nesses casos, você precisará remover os ovinhos um a um.

Se aparecer mofo e ferrugem (por causa dos fungos), aplique um pouco de fungicida.

Além disso, se quiser evitar que os pássaros se alimentem dos seus girassóis, coloque telas sobre eles.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Deixe seu comentário