Modelos de Varanda – Inspire-se

Algumas casas ou apartamentos contam com varandas e, para muitas famílias, esse ambiente se tornou o grande favorito para passar grandes e importantes momentos de lazer, de comemoração ou de relaxamento.

A varanda precisa ser decorada de acordo com o perfil e gosto dos moradores, afinal nada melhor do que expor beleza, conforto, aconchego e resistência em móveis para esse determinado espaço muito querido para colocar a conversa em dia e ter ótimas horas junto das pessoas que gostamos!

Varandas

Confira quais são os modelos de varanda, como decorá-los e muitas dicas interessantes!

Varanda, sacada e terraço são sinônimos?

Quando se pensa na palavra varanda, logo há uma confusão entre mais dois outros termos: sacada e terraço.

Para acabar com essa dúvida, é melhor entender o significado de cada nomenclatura (esses três itens não significam a mesma coisa!):

  • Varanda:

A varanda é classificada como um espaço “livre” e aberto, isto é, um ambiente que normalmente fica situado na frente das casas ou, quando em apartamentos, está ligado a um dos cômodos de entrada, como a sala ou cozinha.

Basicamente, a varanda é uma extensão desses cômodos e é parecida com a sacada.

  • Sacada:

A sacada, por sua vez, traz aquele visual tridimensional ao ambiente, pois salta do alinhamento da parede. Dessa forma, uma sacada vai estar ligada, em grande parte dos casos, a uma porta ou janela. Por isso, quando você observa um apartamento, notará que a sacada está para fora do imóvel.

  • Terraço:

O terraço é aquele elemento que fica na parte superior de uma construção, podendo ser um espaço de convivência e, dependendo do tamanho, conter até mesmo uma piscina, pois irá ter uma vista mais bonita dos arredores.

Portanto, é possível afirmar que os três termos se referem a área externa, mas os métodos de construção são distintos.

Quais os modelos de varanda?

Existem diferentes modelos de varanda, sendo que cada um deles depende da área da casa ou do apartamento. Um lar com varanda proporciona muita valorização ao imóvel, principalmente quando há acréscimo personalidade e charme.

De toda forma, pode-se identificar esses modelos de varanda muito atuais e populares:

  1. Varanda aberta;
  2. Varanda fechada;
  3. Varanda gourmet.

Os tamanhos das varandas irão variar das pequenas às grandes. O que irá determinar a forma de decoração é justamente o espaço delimitado para essa área!

Como decorar os modelos de varanda:

É importantíssimo utilizar a varanda de maneira correta para que se tire o máximo proveito do local. Então, para que isso aconteça descubra como decorar uma varanda conforme os modelos existentes e do tamanho que ela possui!

Por exemplo, no caso de apartamentos pequenos, é possível que você utilize o lugar como uma extensão da planta, de forma a ganhar mais um “cômodo”.

Vamos lá?

  • Varanda aberta:

Varandas abertas são aquelas que não possui cobertura (tanto sobre o teto ou na lateral), ou seja, ficam expostas às condições climáticas. A decoração desse modelo de varanda já se inicia pela escolha de móveis que sejam resistentes ao sol e à água. Um exemplo são os móveis de madeira que não estragam com a chuva.

Varandas abertas

Para ganhar espaço – especialmente se for varandas pequenas – coloque poucos móveis: redes e puffs são dicas que ainda trazem sensação de acolhimento.

Plantas são itens essenciais em qualquer varanda, mas verifique a quantidade de iluminação natural que elas receberiam todos os dias para definir as melhores espécies e o posicionamento mais apropriado.

Se for do seu interesse, você pode criar um tipo de sala de jantar ao ar livre na varanda. Para tanto, decore a varanda com mesa e cadeiras de tamanhos suficientes para não atrapalhar o espaço disponível.

O tipo de decoração mais utilizado em varandas abertas é o rústico, com piso e móveis de madeira, lembrando do cuidado com eles com as intempéries da natureza.

  • Varanda fechada:

A varanda fechada se torna um ambiente mais íntimo por estar com proteção, como, por exemplo, de vidro temperado. Isso isola o espaço do barulho externo, além de proporcionar maior controle sobre a temperatura. Caso os moradores queiram mais privacidade, pode-se adicionar cortinas ou persianas.

Uma varanda fechada pode ser um ambiente conveniente para reunião de familiares e amigos, também podendo servir na colocação de mesa e cadeiras (foco na circulação). Se a varanda for grande, pode-se instalar um sofá e mesa de centro. Se há limitação de espaço (varandas pequenas), opte por sofá de canto.

Varandas fechadas

Na decoração com plantas é necessário cuidado: se a varanda é toda fechada de vidro, a falta de circulação de ar pode não ser saudável para o desenvolvimento de determinadas espécies. Para evitar descontentamento, que tal plantas artificiais?

O tipo de decoração para a varanda fechada pode ir do gosto dos moradores, desde o rústico ao moderno. Nada impede do uso da criatividade, podendo até mesmo ser totalmente diferente do restante da casa já que este cômodo estará “separado” pela cobertura de vidro (ou outro material).

  • Varanda gourmet:

Esse tipo de ambiente é voltado para confraternizações entre amigos e parentes, designado como uma mistura de cozinha e área externa.

A varanda gourmet tem a decoração de móveis planejados a melhor recomendação, porque como tudo é feito sob medida há o aproveitamento do espaço disponível.

Varanda Gourmet

O ideal é que exista uma bancada para churrasqueira e armário para organizar itens de cozinha. Caso a varanda seja grande, coloque espaço para a pia, geladeira e fogão também para dar ainda mais funcionalidade!

Para decorar, opte por revestimentos nas paredes que tenham fácil limpeza e manutenção por causa da fumaça e sujeira.

Em relação ao restante dos móveis, saiba que eles podem ser basicamente aqueles que você usaria em uma sala de estar ou de jantar. Existe também aqueles móveis simples, como sofás, poltronas, bancos e espreguiçadeiras que dão um toque extra ao lugar.

Plantas são bem-vindas, desde que a varanda gourmet seja aberta. Fechadas, como dito anteriormente, podem ser prejudiciais à saúde das espécies e seu desenvolvimento.

O tipo de decoração para varandas gourmet é variável, prezando pela harmonia com o restante da casa (caso for integrada a ela) ou no uso de toda a criatividade dos membros da família para fazer com que ela se transforme o lugar favorito de todos.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply