Início » Dicas » 5 causas de incêndios domésticos: entenda as principais situações e como evitar que aconteçam

5 causas de incêndios domésticos: entenda as principais situações e como evitar que aconteçam

Toda casa está sujeita a sofrer com incêndios domésticos, especialmente quando há desatenção dos moradores e até algum problema na própria moradia.

De toda forma, ninguém quer passar por essa situação que não abala somente a estrutura da casa, como também o psicológico de quem está presente no momento.

Por isso, separamos aqui as principais causas dos incêndios domésticos para você entender como se prevenir delas!

Panelas esquecidas

panela com fogo

A cozinha é uma das áreas da casa que apresenta inúmeros fatores inflamáveis que não podem ser deixados sem vigilância ou supervisão, ainda mais no fogão ou forno.

Veja também:
Como evitar insetos em sua cozinha?

E uma das causas de incêndios domésticos, obviamente, vem das panelas esquecidas. Você já pode ter até feito algo assim: ter colocado a panela no fogão e saído para outro cômodo para fazer outra atividade.

Então, pense duas vezes antes de fazer isso de novo, ainda mais se for uma panela de fritura, pois essa é do tipo que mais provoca esse tipo de acidente.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Isso porque o óleo quente tende a queimar com mais rapidez e provocar a formação de chamas de imediato. Nunca jogue água para conter as chamas, se você passar por essa situação, pois ela pode fazer com que elas aumentem.

A panela de pressão é outro utensílio perigoso, pois ela pode provocar intensa explosão.

De modo geral, todos os aparelhos de cozinha que produzem calor, incluindo os portáteis, não devem ser deixados sem vigilância durante o uso. 

Para guardá-los, espere que esfriem completamente. Mantenha-os limpos de migalhas e acúmulos de gordura (tanto dentro quanto fora do aparelho). Quando não estiver usando um eletrodoméstico, deixe-o sempre desligado e desconectado da tomada. 

Eletricidade

adaptador em chamas

Um clássico dos incêndios domésticos, não é? Os curtos-circuitos podem facilmente causar uma situação sem controle – e isso a partir de instalações malfeitas, sobrecarga e até fiações antigas.

Inclusive, equipamentos superaquecidos podem causar incêndios, pois o aumento de temperatura ocorre até que ela atinja o nível de ignição.

Aparelhos elétricos que ficam muito tempo ligados sem uma ventilação apropriada também podem provocar incêndios. O mesmo vale para a utilização de adaptadores (quando você liga vários aparelhos ao mesmo tempo).

Para diminuir os riscos com eletricidade, verifique a parte elétrica de sua casa e se há alguma fiação exposta que precise de reparo.

Cigarro

cigarro

Os itens para fumo em geral também fazem parte da lista de motivadores de incêndios domésticos. E, em alguns casos, pode ser fatal, já que o morador pode estar dormindo se estiver na cama ou no sofá.

Uma única cinza pode incendiar não somente o cobertor, como o colchão, roupas, carpetes e qualquer outro tecido que encontrar. E o resultado é imaginável: devastador. 

A recomendação é nunca fumar depois de tomar remédios que lhe deixem cansado, não fumar na cama para não correr risco de adormecer com um cigarro aceso e sempre apagar os cigarros até o fim – se for possível, coloque água nas cinzas e nas pontas para só depois descartar no lixo.

Vazamento de gás

botijão de gás

Em sua cozinha, outro item que precisa de extremo cuidado para não provocar incêndios domésticos é o botijão de gás.

Quando não está instalado corretamente, ele pode causar incêndios e explosões! E claro, como se sabe, o gás presente nele é muito inflamável e, caso entre em contato com uma fonte de eletricidade, uma combustão irá acontecer.

Assim, para evitar tais problemas, não deixe o botijão perto de correntes elétricas, nem em compartimentos fechados. 

Outro detalhe é não permitir o vazamento de gás, tanto pela boca do fogão quanto pela mangueira. 

Inflamáveis diversos

fósforo

Fósforos, isqueiros, velas e outros inflamáveis diversos podem também ser a causa de um incêndio em sua casa. Aliás, até a chama do fogão que você pode esquecer aberta pode ser só o começo de uma grande complicação.

Logo, é necessário se precaver de algumas formas: não deixe tais produtos perto de crianças e cuide na hora de preparar os alimentos na cozinha.

Sabe aquela famosa frase que ouvíamos quando crianças? Não se deve brincar com fogo. Pois é, ela permanecerá válida para o resto da vida.

Os líquidos inflamáveis entram também nessa categoria, ainda mais por estarem presentes em grande quantidade na garagem e na cozinha, não é?

Como são perigosos, confira tais produtos expostos e os fatores potenciais para o risco de incêndio. 

Do mesmo modo, a má utilização desses líquidos e o acondicionamento inadequado pode provocar faíscas se entrarem em contato um com o outro, caso sejam incompatíveis.

Garrafas vazias continuam sendo perigosas também, então evite deixá-las perto de chamas e jamais permita que as crianças brinquem com elas (sejam elas cheias ou vazias, claro).

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

1 comentário

  • What’s up to all, how is everything, I think
    every one is getting more from this web site, and your views are pleasant in favor of new users.

Deixe seu comentário