Início » Organizando » Como acabar com cupim? Entenda como identificar e prevenir o surgimento dessa praga

Como acabar com cupim? Entenda como identificar e prevenir o surgimento dessa praga

Saber como acabar com cupim é fundamental, afinal esse insetinho pode causar uma grande dor de cabeça em casa, pois podem tomar o controle muito rápido.

Como se alimentam justamente da madeira, qualquer suspeita da presença do cupim deve ser levada a sério para que o problema seja resolvido o quanto antes.

Acompanhe o texto abaixo para saber como ter certeza de que seu lar está infestado de cupins, além de métodos de prevenção e combate.

Como identificar se sua casa tem cupim?

cupins em madeira

Identificar uma infestação pode não ser simples, pois pode ser que você nem enxergue os cupins deslizando pela madeira.

Veja também:
Como limpar piso de madeira?

Por isso, a sugestão é que você comece fazendo verificações nas rachaduras da casa e nas juntas das paredes, por exemplo. 

Para ajudar, você pode analisar alguns sinais de que há a presença de cupins:

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Madeira está fraca, com muitos buracos e oca

Em geral, um dos principais sinais de que há cupins atacando seu lar é batendo na madeira e percebendo que há um baque suave ou um som oco.

Para testar e ter certeza disso, sugerimos que pegue uma chave de fenda e pressione a ferramenta contra a madeira. Se ela ceder com facilidade, a resposta é clara: os insetinhos estão ali.

Sons estranhos vindo da parede

Está ouvindo sons como se fosse de cliques? Pode ser cupim. 

Isso acontece porque os cupins soldados batem a cabeça contra a parede e sacodem o corpo quando detectam algum perigo, sinalizando assim para os outros essa ameaça.

Evidência de enxame

Você pode encontrar pilhas de asas dos cupins subterrâneos – esse monte de asas espalhadas sinaliza que eles partiram para criar uma nova colônia.

Excrementos

Nos rodapés, peitoris das janelas e nas molduras das portas apareceram algumas pelotas pequenas, ovais e granulares?

Elas podem ser excremento de cupim. Sim, fezes desses insetinhos.

Tinta descascando

Os cupins, ao danificarem o drywall, podem deixar umidade entrar no espaço entre a superfície e a pintura.

Dessa forma, a tinta pode borbulhar ou descascar. 

Esse e outros sinais, como ladrilhos soltos, amontoados de poeira de cupim, e umidade em regiões incomuns, indicam uma infestação de cupins.

Como evitar o surgimento do cupim?

casa com cupins

É possível fazer com que sua casa não seja mais um oásis para cupins com alguns métodos de prevenção. Esses são os principais:

Verifique a presença de vazamentos

A umidade é um fator essencial para a sobrevivência dos cupins subterrâneos. 

Por conta disso, uma dica para evitar o aparecimento dessas pragas é manter a casa seca, principalmente o ar-condicionado e o telhado!

Faça a limpeza regular de calhas e canos

Os cupins são insetos que adoram lugares quentes, úmidos e escuros.

Logo, calhas e canos são espaços que podem servir de esconderijos para eles. Para evitar que eles se instalem, limpe-os com frequência.

Tenha cuidados com a madeira

Como o cupim é atraído pela celulose da madeira, uma dica crucial é não empilhar lenha contra sua casa ou mesmo deixar tocos de árvores no quintal.

Na hora de construir sua casa, se for o caso, a recomendação é que você deixe, pelo menos, uns 15 centímetros entre sua varanda, pátio ou deck e o chão.

E claro: use uma madeira resistente.

Fora esses pontos de atenção, tente fazer inspeções regulares de cupins. Você pode pedir auxílio de uma empresa profissional de controle de pragas, ainda mais se já há insetos em sua casa.

Como repelir os cupins?

madeira comida por cupins

Juntamente com as precauções acima, você pode criar barreiras para cupins com asas utilizando telas nas janelas e nas portas durante o período do verão, já que é nessa época em que tais insetos saem para se reproduzir.

Outra sugestão é utilizar armadilhas luminosas porque elas dificultam o acesso do cupim e outros insetos noturnos.

Mesmo que haja a recomendação de “veneno” e até óleo de laranja para afastar os insetos, a única coisa que esses produtos podem fazer é atingir os que voam, o que é somente uma parcela pequena da colônia.

Portanto, você pode tentar outras alternativas, como pó antipulgas, piolhos e carrapatos, colocando-o na terra. O extrato de manjericão pode ser aplicado na grama em casos de pequenas infestações.

A mistura de vinagre com água é excelente para áreas pequenas e fechadas. Já no concreto, use ácido bórico (ingrediente que há na maioria dos inseticidas de cupins).

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Editora do Homeit.com.br, Bellezamoderna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

    Deixe seu comentário