Início » Plantando » Como cultivar cravina? Veja os principais cuidados e dicas para ter essa planta linda e saudável

Como cultivar cravina? Veja os principais cuidados e dicas para ter essa planta linda e saudável

Descubra, aqui, como cultivar cravina de forma correta, garantindo uma planta incrível em seu jardim ou decoração interna

A cravina é uma planta que dá flores delicadas e coloridas. Elas possuem bordas serrilhadas que ajudam a criar um efeito bonito em arranjos florais. Além disso, são comestíveis!

Quer cultivar cravina, mas não sabe como? Então, você está no lugar certo! Aqui, você descobre como plantar essa espécie, inclusive como cuidar da cravina. Acompanhe e coloque nossas dicas em prática!

Principais características da cravina

Como cultivar cravina? Veja os principais cuidados e dicas para ter essa planta linda e saudável

Trata-se de uma planta de pequeno porte, que chega a ter 50 centímetros de altura, no máximo. Ela dá flores de uma só cor ou com mescla de duas tonalidades. Curiosamente, floresce o ano todo e possui um odor agradável.

Aproveite para ler:
Como cultivar lavanda?

A flor da cravina é comestível, mas apenas se a parte branca da planta for retirada. Seu sabor é sutilmente azedo, por isso a flor normalmente é utilizada como complemento de saladas ou elemento decorativo de biscoitos e bolos.

Como plantar cravina

muda de cravina

A cravina possui plantio simples, feito em poucas etapas. O ideal é que a terra seja fértil, para aumentar a chance de sucesso do cultivo. A planta pode ser propagada por mudas ou sementes. Veja, a seguir, um passo a passo que vai te ajudar a cultivar:

  1. Defina se fará o plantio em vaso ou solo do jardim, se usará sementes ou muda. Caso opte pelo vaso, ele deve ter furos na parte inferior, para escoamento da água da rega. Além disso, faça uma camada de drenagem no fundo, colocando brita ou argila expandida;
  2. Prepare o solo para plantio da cravina. Indica-se que misture terra vegetal, areia de construção (lavada) e terra comum, sempre em partes iguais;
  3. Faça o plantio colocando a muda no solo ou sementes (devem ser postas a uma profundidade de meio centímetro). Caso queira plantar mais de uma muda ou local com semente, indica-se adotar um espaçamento de três centímetros;
  4. Regue a terra, tendo o cuidado de não a encharcar, apenas de deixá-la úmida.

Caso opte pelo cultivo usando sementes, elas germinam entre dez e quatorze dias. Depois de um mês é possível fazer o transplante para um vaso definitivo, caso tenha interesse.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

A cravina deve receber luz solar?

cravinas em jardim

Sim, mas por somente quatro horas por dia, preferencialmente o sol do começo da manhã ou fim da tarde, que é mais suave. Se optar pelo cultivo em áreas internas, o local deve ser bastante iluminado.

Dessa forma, a planta recebe a quantidade de luz necessária para que consiga se desenvolver e florescer com maior facilidade e saúde.

Como regar a cravina

cravinas rosas

Recomenda-se que faça a rega uma vez ao dia na fase inicial do plantio. É preciso manter a terra úmida, para que a planta consiga crescer. Depois da primeira semana é possível espaçar as regas, realizando-as quando identificar que a terra está ficando seca.

Um detalhe importante: não exagere na quantidade de água. A terra deve ficar úmida e não encharcada! O excesso de água prejudica a planta, pois aumenta o risco de apodrecimento das raízes e do surgimento de doenças e pragas.

Devo podar a planta?

cravinas

Somente se identificar que possui partes amareladas ou amarronzadas. Assim, conseguirá remover partes que estão mortas, evitando que a planta gaste energia tentando recuperá-las.

Esse processo deve ser feito com uma tesoura de poda, que reduz o risco de danos à planta. Tire as partes que estão comprometidas, sempre tendo cuidado de não machucar a cravina, pois ela é bem delicada.

Algumas flores podem ficar desbotadas com o passar do tempo e você também pode aproveitar para tirá-las. Isso ajudará a estimular novas florações, principalmente na época de inverno.

Quando a cravina dá flor?

cravinas em jardim

A cravina se caracteriza por ser uma planta perene que, se receber os cuidados necessários, floresce o ano todo, principalmente se cultivada em um local com temperaturas altas.

Em áreas de cultivo com clima ameno, a floração acontece normalmente no fim da primavera. Quando se faz podas regulares na planta, é possível estimular a floração, que acontece de maneira abundante.

Posso usar a cravina para arranjos?

flores de cravina

Sim, as flores da cravina são perfeitas para fazer arranjos para usar na sua sala de estar e na mesa de jantar. Se quiser um arranjo colorido, aposte na flor que tem mescla de cores, garantindo um resultado incrível para o espaço.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

Deixe seu comentário