Início » Plantando » SIGA A TENDÊNCIA: Saiba Cultivar Plantas Aquáticas em Vasos com Sucesso

SIGA A TENDÊNCIA: Saiba Cultivar Plantas Aquáticas em Vasos com Sucesso

Cultivar plantas aquáticas em vasos dentro de casa é uma tendência que vem ganhando cada vez mais adeptos, pois além de trazer beleza e vida ao ambiente, há benefícios para a saúde e o bem-estar.

Por conta disso, que tal aprender como fazer a escolha de plantas, o cultivo certo e os cuidados adequados? Acompanhe!

Como Cultivar Plantas Aquáticas em Vasos?

conjunto de plantas aquáticas em vaso

Então, para fazer o cultivo das plantas aquáticas em vasos, você precisa seguir alguns passos simples:

1. Escolha o recipiente adequado

Você pode usar desde potes de vidro até vasos de cerâmica, desde que sejam transparentes ou translúcidos, para permitir a entrada de luz.

Aliás, o tamanho do vaso deve ser proporcional ao da planta, e o ideal é que tenha uma boca larga, para facilitar a oxigenação da água.

planta aguapé em vaso

2. Escolha o substrato

O substrato é a camada de material que vai no fundo do vaso, onde as raízes das plantas vão se fixar.

Você pode usar areia, cascalho, argila expandida ou pedras decorativas, desde que sejam limpos e esterilizados.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

O substrato deve ocupar cerca de um quarto do vaso, e você pode colocar uma camada de carvão ativado por cima, para filtrar a água e evitar o mau cheiro.

3. Escolha as plantas aquáticas

Existem diversas espécies que se adaptam bem ao cultivo em vasos, e você pode escolher conforme o seu gosto e o estilo que você quer dar ao seu jardim aquático.

lótus em vaso

A seguir, vamos apresentar algumas das plantas aquáticas mais populares e suas características.

  • Samambaia-d’água: é uma planta flutuante, que não precisa de substrato, e que tem folhas verdes e delicadas. Ela gosta de luz indireta e água limpa, e pode ser usada para criar um efeito de cascata no vaso.
  • Lótus: é uma planta que tem raízes fixas no substrato, e que produz flores grandes e coloridas, que podem ser brancas, rosas, vermelhas ou azuis. Ela gosta de sol pleno e água morna, e precisa de um vaso grande e profundo, pois cresce bastante.
  • Ninfeia: é uma planta que tem raízes fixas no substrato, e que produz flores pequenas e delicadas, que podem ser brancas, rosas, amarelas ou roxas. Ela gosta de sol pleno ou meia-sombra e água fresca, e precisa de um vaso médio e raso, pois não gosta de profundidade.
  • Elódea: é uma planta submersa, que fica totalmente dentro da água, e que tem folhas verdes e finas. Ela gosta de luz indireta e água limpa, e seu uso é interessante para oxigenar a água e evitar a proliferação de algas.
  • Musgo-de-java: é uma planta submersa, que fica totalmente dentro da água, e que tem folhas verdes e peludas. Ela gosta de luz indireta e água limpa, e pode ser usada para criar um efeito de tapete no fundo do vaso.

Quais os Cuidados Necessários?

plantas em vasos com apenas água

Para manter as suas plantas aquáticas em vasos saudáveis e bonitas, você precisa ter alguns cuidados básicos, como:

  • Trocar a água do vaso a cada 15 dias, ou sempre que notar que está suja ou turva.
  • Adicionar um fertilizante específico para plantas aquáticas a cada dois meses, seguindo as instruções do fabricante. Isso vai ajudar a nutrir as plantas e estimular o seu crescimento e floração.
  • Podar as plantas aquáticas sempre que necessário, para remover as folhas e flores murchas, secas ou danificadas. Isso vai evitar o acúmulo de matéria orgânica na água e melhorar a aparência das plantas.
  • Controlar a incidência de luz sobre as plantas aquáticas, evitando expô-las ao sol direto ou à sombra excessiva. Você pode usar cortinas, persianas ou filtros solares para regular a luminosidade do ambiente.
  • Proteger as plantas aquáticas de pragas e doenças, observando se há sinais de insetos, fungos ou bactérias nas folhas, caules ou raízes.

Seguindo essas dicas, você vai conseguir cultivar plantas aquáticas em vasos com sucesso, e ter um jardim aquático lindo e saudável na sua casa.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Editora do Homeit.com.br, Bellezamoderna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

Deixe seu comentário