Aprenda aqui como cultivar morango em vaso. Passo a passo completo

Confira, aqui, como plantar morango em vaso, com um passo a passo completo e dicas para aumentar suas chances de sucesso!

O morango é uma das frutas favoritas de muitos, seja para comer in natura, em sobremesas ou bebidas. Trata-se de uma fruta com sabor ácido e doce, além de muito utilizada para decoração de doces e bebidas.

Quer ter morango com facilidade e sem pagar uma pequena fortuna na fruta? Uma solução é plantar morango no vaso, tarefa que é mais simples do que muitos pensam.

A seguir, indicamos como cultivar morango em vaso, com dicas para aumentar sua chance de sucesso! Continue a leitura e descubra!

Passo a passo para plantar morango em vaso

Aprenda aqui como cultivar morango em vaso. Passo a passo completo

O processo de cultivar morango em vaso pode ser feito em cinco etapas principais. Abaixo, indicamos quais são e o que fazer em cada uma delas:

Escolha do vaso

A escolha do vaso correto é essencial para aumentar a chance de sucesso de sua plantação. Tenha em mente que a planta precisa de uma quantidade boa de terra para desenvolvimento de raízes, portanto, o indicado é que tenha 30 centímetros de profundidade, no mínimo.

Também se atente à dimensão do vaso! O morango tende a se adaptar melhor como uma planta pendente, por isso não dá para plantá-lo em um vaso muito pequeno. Prefira os amplos e plante as sementes próximas da beirada do recipiente. Dessa forma, a planta terá mais espaço para crescer e mais chance de vingar.

Prepare a terra

Também se indica que tenha a terra bem-preparada para plantio do morango. Compre uma rica em nutrientes ou utilize adubo para ter um ótimo resultado. Outra opção é utilizar fertilizantes.

Tais produtos são fáceis de serem encontrados em lojas especializadas e com eles dá para deixar a terra com todos os nutrientes necessários para os morangos crescerem mais fortes.

Eleja o local perfeito para deixar o vaso

Manter o vaso no local perfeito também é essencial para aumentar a chance de a planta vingar. Neste caso, recomenda-se plantar morango em vaso e deixar o recipiente em um local de clima ameno. A planta precisa de quatro horas de sol direto diariamente.

Para que ela cresça sempre verde e dê frutos bonitos e saudáveis, escolha mantê-la no sol do começo da manhã ou do fim da tarde. Fora desses horários, a intensidade dos raios solares é maior e pode prejudicar o desenvolvimento da planta, bem como o crescimento dos frutos.

Plante as sementes de morango

Depois de cuidar de todos esses detalhes, é importante saber como plantar as sementes de morango no vaso. Recomenda-se que sejam enterradas a cerca de 10 centímetros de profundidade, com espaço de aproximadamente 15 centímetros em cada uma.

Regue a planta corretamente

O cuidado com a rega é muito importante para o desenvolvimento, principalmente nos primeiros dias, que é quando ocorre a germinação e quando a planta está mais frágil. Por isso, dê uma atenção especial a ela.

Indica-se que as regas sejam frequentes e diárias se o clima estiver quente. Caso esteja frio, deixe a terra úmida, sem encharcar, e faça a rega a cada dois dias. Quando a planta atingir cerca de quinze centímetros, faça o processo de manutenção.

Como é a manutenção da planta?

Deve-se adotar cuidados de manutenção para ter morangos de qualidade. Curiosamente, esse processo não é tão complicado como muitos pensam. A dica é manter a terra úmida sempre que notar que está ficando seca.

Além disso, faça podas regularmente, removendo folhas que estejam queimadas ou fracas. Adote um calendário para adubar a planta, contribuindo para que cresça saudável.

O que mais você precisa saber sobre plantar morango em vaso?

Existem alguns pontos que é importante saber sobre plantar morango em vaso. A seguir, listamos quais são os principais e que podem lhe ajudar nessa tarefa:

  • A colheita do morango normalmente ocorre na estação de inverno, entre os meses de maio e agosto;
  • O morango cresce saudável se não encostar na terra. Portanto, plante as sementes na beirada do vaso ou use suportes para evitar que as frutas entrem em contato com a terra;
  • A planta é perene e sobrevive o ano todo. Depois da colheita, basta cuidar para que fique verde e gere novos frutos no próximo inverno;
  • De maneira geral, os morangos adaptam-se melhor a climas amenos.

Agora que você já sabe informações essenciais sobre esse processo, aproveite para colocar a mão na massa e plantar morango em vaso!

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário